Mudar a cor das madeixas é uma das primeiras opções de quem deseja alterar a aparência. Há quem opte por luzes ou coloração completa. Há também aquelas que desejam ter cabelos com mechas.

As mechas são uma excelente maneira de iluminar o visual sem pintar todo o cabelo. Mas engana-se quem acredita que, para aderir aos cabelos com mechas, basta ir ao salão e está pronto.

Há algumas medidas que devem ser tomadas tanto antes quanto depois do procedimento, de modo a garantir a saúde das madeixas e fazer com que seus novos cabelos com mechas fiquem radiantes por mais tempo.

Característica dos cabelos com mechas

Quando fazemos mechas em nossos cabelos, muitas vezes temos que descolorir antes de colocar a cor desejada. O processo de descoloração contribui para um alto teor de ressecamento das madeixas.

Isso porque, para que a descoloração tenha o efeito desejado e a cor permaneça no cabelo, eleva-se o PH do fio de 5,5 para 10. Ao fazer isso, as cutículas da fibra capilar abrem-se por completo. Desse modo, o fio perde muito de sua hidratação.

É por isso que, sempre que passamos por procedimentos que envolvem mudar a cor das madeixas, percebemos quase que instantaneamente que o cabelo se torna mais ressecado e sem brilho. Mas há modos de evitar que isso aconteça. Se suas madeixas estiverem já sem vida e opacas, há também maneiras de reparar.

Cuidados que você deve ter com o seu cabelo com mechas

Não se preocupe. É possível cuidar dos seus cabelos com mechas em casa, de modo a fazer com que a cor e o brilho permaneçam por mais tempo. Basta seguir as 7 dicas simples que apresentaremos abaixo.

  • Use shampoo tonalizante

Além de manter distância dos shampoos antirresíduos, que promovem uma limpeza profunda que remove, além das impurezas, os pigmentos de cor da fibra capilar, usar um shampoo tonalizante também pode ser interessante.

Esse shampoo deve ser utilizado de 15 em 15 dias, e contribuirá para conferir um aspecto mais natural para seus cabelos com mechas. São produtos específicos para cabelos clareados que neutralizarão o amarelado mais forte das madeixas.

  • Não negligencie na hidratação

Hidratar os cabelos é sempre muito importante, mas essencial para aquelas que fizeram mechas. O ideal é fazer uma rotina de tratamentos conhecida como cronograma capilar tanto antes quanto depois do procedimento.

Essa rotina será responsável por hidratar, nutrir e reconstruir a fibra capilar. Dessa forma, ela recuperará a umidade, nutrientes, vitaminas e proteínas que perdemos naturalmente no dia a dia e ainda mais intensamente quando submetemos os cabelos a procedimentos químicos.

  • Use protetor solar

Os cabelos com mechas são especialmente sensíveis à ação dos raios UVA e UVB. Por isso, é essencial inserir na sua rotina de cuidados produtos que contém com fator de proteção solar.

Esse produto protegerá suas madeixas da ação do sol, minimizando os danos causados por ele, como o ressecamento, as pontas duplas e o desbotamento da cor. O resultado serão cabelos com mechas mais vivas por mais tempo.

  • Não abuse da chapinha e do secador

Cabelos com mechas perdem muita umidade durante o processo de coloração, tornam-se mais ressecados. Quando se soma a isso o uso excessivo de ferramentas de calor como o secador e a chapinha, tem-se cabelos ainda mais secos e sem brilho.

Por isso, procure outras formas de finalizar o cabelo que não incluam o secador e a chapinha diariamente e, sempre que utilizá-los, lembre-se de aplicar antes um protetor térmico, que irá amenizar a ação do calor na fibra capilar.

  • Use produtos específicos para cabelos com mechas

Os produtos específicos para cabelos coloridos não existem à toa. Eles contém em sua fórmula os ingredientes necessários para prolongar a durabilidade da cor, e oferecem as propriedades que os cabelos com mechas costumam perder durante a descoloração.

Invista em produtos que tenham propriedades matizantes ou tonalizantes para que a cor permaneça como aquela do salão por mais tempo.

  • Cuidado com o cloro da piscina

Quando chega o verão, queremos passar mais tempo na piscina ou na praia. Mas mulheres que possuem cabelos com mechas devem ter atenção especial com o cloro da piscina, pois ele costumam dar um tom esverdeado para as madeixas.

Por isso, sempre que for nadar, faça um coque bem justo ou, para aquelas que costumam praticar natação, opte por uma touca impermeável. Isso minimizará o contato do cloro com o seu cabelo. Ao sair da piscina, enxague o cabelo com água corrente para remover o cloro.

  • Não retoque as mechas em casa

A não ser que você tenha experiência fazendo mechas por conta própria, opte sempre por volta ao salão para fazer os retoques. Isso porque é comum que mulheres queiram retocar seus cabelos com mechas utilizando, por exemplo, água oxigenada.

Isso apenas servirá para conferir um aspecto de queimado e enfraquecer suas madeixas. Embora haja cada vez mais tratamentos que possam ser feitos no conforto de nossas casas, opte sempre por uma visita ao salão na hora de retocar a cor das suas mechas.

Se você deseja garantir que sua transformação permaneça por mais tempo e prolongar o brilho e vitalidade dos seus cabelos com mechas, considere adicionar à sua rotina de cuidados capilares produtos como o óleo de argan, queridinho na hora de nutrir as madeixas.

cabelos com mechas