Cabelos com luzes: veja como recuperar os fios após a descoloração

Cabelos com luzes: veja como recuperar os fios após a descoloração

Uma das primeiras opções que pensamos quando queremos mudar de visual é recorrer a procedimentos químicos para alterar a estrutura do fio ou mudar a cor do cabelo. Então começa uma intensa pesquisa por todos os tipos de cores e técnicas: platinados, avermelhados, cabelos pretos, ombré e os eternos e populares cabelos com luzes.

Fazer luzes é uma excelente opção para quem deseja iluminar o rosto e mudar o visual sem alterar toda a cor do cabelo. Entretanto, manter saudável o cabelo que passa pelo processo de descoloração exige cuidado e dedicação.

É normal que mulheres com cabelos com luzes reclamem de ressecamento e falta de brilho, e então, o procedimento que tinha como intenção mudar nosso visual rapidamente se torna fonte de estresse e dor de cabeça. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudá-la com isso.

Características do cabelo descolorido

Para entender porque nosso cabelo fica tão ressecado quando passamos pelo processo de descoloração é preciso, antes de mais nada, entender como funciona esse processo.

Para que o procedimento químico surta efeito e a cor fique no cabelo, é necessário elevar o ph do fio, que vai de 5,5 para 10. Quando isso ocorre, as cutículas da fibra capilar ficam abertas, facilitando a perda da hidratação e tornando o cabelo ressecado e sem brilho.

O processo de descoloração típico dos cabelos com luzes é sempre agressivo às nossas madeixas por oxigenar as moléculas de melanina responsáveis pela pigmentação do cabelo.

Como recuperar a saúde dos cabelos com luzes

Agora que você já entendeu melhor como funciona o processo de descoloração e porque ele é tão agressivo para as nossas madeixas, está na hora de saber como recuperar a vitalidade dos cabelos com luzes.

Outro problema do clareamento é que ele exige manutenção frequente e, cada vez que realizamos a manutenção dos cabelos com luzes, submetemos nossas madeixas novamente a um tratamento agressivo. Por isso, as mulheres que fazem clareamento no cabelo devem fazer hidratação uma vez por semana. Isso, no entanto, não significa ir ao salão uma vez por semana, já que o processo de hidratação caseira será eficiente para tratar dos cabelos com luzes.

Tome apenas o cuidado de escolher os cremes certos para o seu tipo de cabelo, dando preferência para aqueles indicados para madeixas com luzes ou coloração. Existem, inclusive, cremes específicos para o cabelo descolorido, que fornecerão os nutrientes necessários para devolver o brilho às suas madeixas.

As ampolas de tratamento também são muito indicadas por seu poder de penetração e regeneração da forma dos fios nos cabelos com luzes. Dessa forma, seu cabelo quebrará menos e as pontas duplas surgirão com menos frequência ou desaparecerão.

Também vale a pena maneirar no uso da chapinha e do secador, fontes de calor que acabam por ressecar o fio. Sempre que for necessário usar esses utensílios, recorra ao protetor térmico para criar uma camada protetora em volta do fio.

Seu aliado, o cronograma capilar

Você muito provavelmente já ouviu falar do cronograma capilar, rotina de cuidados que visam a hidratação, nutrição e reconstrução da fibra capilar. Existem diversos tipos de cronogramas capilares diferentes, de acordo com o tipo de cabelo e a necessidade mais iminente.

A retirada de pigmentos que ocorre durante a descoloração dos cabelos com luzes enfraquece a fibra capilar e rouba muitas de suas vitaminas e proteínas e, nesses casos, apenas a hidratação semanal não será suficiente para recuperar a vitalidade das madeixas.

Analise seus cabelos com luzes para verificar quais são as necessidades mais imediatas e monte um cronograma capilar baseado no que suas madeixas precisam. Você conseguirá perceber como elas se tornarão mais brilhantes, fortes e saudáveis em algumas semanas.

O processo de reconstrução é especialmente importante para quem passou pelo procedimento químico. A reconstrução capilar com queratina é especialmente indicada para repor a massa capilar e a queratina que é perdida durante a descoloração.

Invista também em produtos como o óleo de coco, que pode ser aplicado em todo o cabelo e tem alto poder de nutrição e hidratação.

O que fazer antes de descolorir as madeixas

Antes de investir nos cabelos com luzes, há alguns procedimentos que podem ser seguidos para tratar o cabelo de modo a amenizar a ação danificadora da descoloração.

Profissionais indicam recorrer a tratamentos que alternam a hidratação, nutrição e reconstrução da fibra capilar cerca de um mês antes de realizar a transformação. O resultado desse tratamento será sentido no momento de descolorir o cabelo, visto que ele estará mais forte e saudável e, dessa forma, os danos da tintura serão minimizados.

Não se esqueça também de proteger os cabelos com luzes contra a ação de agentes externos como o sol, o vento e a poluição. Para isso, existem protetores uv específicos para o cabelo que podem ser aplicados diariamente. Vale a pena investir nesses produtos durante todo o ano, não somente no verão, para manter a saúde das suas madeixas.

Agora que você já sabe como tratar os seus cabelos com luzes, que tal se informar mais sobre os 7 hábitos mais comuns que podem prejudicar o nosso cabelo no dia-a-dia?

 

cabelos com luzes

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
2 Comentários
  1. Avatar
    Rosilene 14/03/2019

    ola boa tarde eu fiz uma compra pelo site de vocês ja tem dias que fiz o pagamento do boleto e nada ainda ,não consigo nem rastrear meu pedido .

    Reply
    • Avatar
      Yenzah 02/04/2019

      Olá Rosilene, tudo bem?

      Para auxiliá-la da melhor forma possível, por favor envie e-mail para o SAC com o número do seu pedido. E-mail: sac@yenzah.com.br

      Reply

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra