CacheadosTipos de Cabelo

Cabelos cacheados longos: saiba os cuidados valiosos para esses cachos

cabelos cacheados longos

Os famosos cachinhos são lindos em todos os formatos e comprimentos. Se você é dona de madeixas cacheadas e quer fazer com que seus cabelos cresçam, provavelmente deve ter muito interesse em saber mais sobre cabelos cacheados longos.

É comum que donas de cabelos cacheados e crespos reclamem da lentidão do crescimento de seus fios. Devido ao fator encolhimento, que faz com que fios desse tipo pareçam mais curtos do que são, pode ser difícil conseguir enxergar o crescimento dos fios.

Cabelos cacheados longos e curtos sofrem com o ressecamento dos fios exatamente por seu formato espiralado, que faz com que a hidratação da raiz tenha maiores dificuldades de chegar nas pontas.

Mas não se preocupe, porque com os cuidados certos é possível chegar naquele cabelo longo cheio dos lindos caracóis que você tanto sonha.

Como cuidar dos cabelos longos e cacheados

Todo cabelo precisa de hidratação, sabemos disso. Mas alguns tipos de cabelo sofrem ainda mais com o ressecamento, fazendo com que fiquem mais quebradiços e opacos.

Já expliquei que o formato dos cachinhos faz com que muita da oleosidade natural da raiz não consiga chegar até as pontas. É de se imaginar que, quanto mais comprido for seu cabelo, mais ressecado ele ficará se não tiver cuidados.

A hidratação é o cuidado básico com qualquer tipo de fio, mas no caso dos cabelos cacheados longos existem outros tratamentos que podem garantir mais vitalidade aos seus fios.

A umectação capilar, por exemplo, é feita com óleos e promove uma maior nutrição dos cabelos, fazendo com que eles fiquem mais fortes e menos propensos à formação de pontas duplas e o aparecimento dos indesejados frizz.

cabelos cacheados longos
Instagram: @alyssarxs

Procure sempre por produtos adequados para o seu tipo de fio e não se esqueça de que cabelos cacheados longos e curtos não devem ser penteados secos. Desembarace-os durante o banho e faça a finalização com a ajuda dos dedos.

Além disso, é importante lembrar de não tomar banho com água quente, já que isso promove o ressecamento dos fios.

Como manter cabelos longos saudáveis

A melhor forma de manter seus cabelos cacheados longos saudáveis por mais tempo é aderindo ao cronograma capilar. Quase toda cacheada já ouviu falar dessa rotina de cuidados, e não é à toa.

Ela alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar e, dessa forma, é extremamente eficiente em fornecer aos fios a água, os nutrientes, vitaminas e proteínas perdidos diariamente pela ação de agentes externos como o sol, vento e poluição.

Escolha os produtos mais adequados para o seu tipo de fio e monte o seu cronograma capilar baseado nas principais necessidades dos seus cabelos cacheados longos.cabelos cacheados longos

Como estimular o crescimento do cabelo

Tá, mas nem todo mundo que está lendo esse artigo tem cabelos longos. Algumas pessoas podem ter vindo aqui exatamente para saber como fazer os cabelos crescerem. Se esse é o seu caso, trago aqui algumas técnicas para fazer com que seus fios cresçam mais e de forma saudável.

É claro que você deve imaginar que os cuidados com os fios são essenciais para que eles cresçam, não é mesmo?

A umectação é especialmente importante, já que para fazê-la é necessário massagear o couro cabeludo, de modo a ativar a circulação sanguínea na área e permitir que o produto penetre melhor.

Estimula o crescimento e ainda relaxa ????

Essa prática também é muito importante para o crescimento dos fios, e, dessa forma, eles crescem mais rápido e mais hidratados.

Cortar as pontas também é importante para se livrar das pontas duplas, que atrapalham o crescimento capilar por tornar seus cabelos mais fracos e fazer com que quebrem mais.

Para aquelas que são adeptas do difusor, é essencial se lembrar de utilizar um protetor térmico para minimizar o impacto negativo do calor emitido pelo secador nos fios.

Esse calor faz com que seus fios fiquem ressecados e, assim, diminui a velocidade de crescimento dos cabelos. O ideal é recorrer ao difusor com menos frequência.

Qual o melhor corte para cabelos cacheados longos?

Se você tem cabelos cacheados longos, pode ter dúvidas de quais são os melhores cortes para potencializar a beleza das suas madeixas.

O corte ideal irá depender do seu tipo de fio, mas, de forma geral, recomenda-se o corte em camadas de forma a fazer com que o volume seja distribuído mais igualitariamente.

cabelos cacheados longos
Antes e depois. Instagram: @brunodantte

O corte repicado também pode ser uma boa alternativa para aquelas que desejam dar mais movimento aos cabelos cacheados longos sem perder o comprimento dos fios.

O ideal é que você realize uma análise dos seus fios e do seu formato de rosto de modo a entender qual tipo de corte mais se adequa de acordo com o que você quer dos seus cabelos.

Algumas cacheadas preferem mais definição e menos volume, outras optam por menos definição e mais volume e há quem queira os dois. De qualquer modo, lembre-se de cuidar sempre dos seus cabelos cacheados longos e manter a hidratação em dia. Há ótimas receitas de hidratações caseiras pensadas especialmente para esse tipo de cabelo.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>