Quem já passou pelo famoso período de transição capilar e está com os cabelos cacheados de volta, deve cultivar hábitos para deixá-lo bonito e saudável. Nesse período, é normal ter dúvidas sobre como cuidar dos cachos após anos com os fios alisados ou relaxados.

Não importa se você teve que lidar com duas texturas por incontáveis meses ou encarou logo o big chop: agora seus cachos estão de volta e você quer conviver com eles da melhor forma possível, certo? Pensando nisso, reunimos nesse artigo 5 cuidados essenciais para seu cabelo após a transição capilar. Confira!

1. Lavar os cabelos da maneira certa

Depois da transição capilar você precisa cuidar bem dos seus cabelos cacheados. E nada melhor do que começar pelo momento da lavagem. A temperatura da água deve ser morna, já que a água quente pode ressecar os fios e ainda aumentar a oleosidade na raiz.

Escolher o shampoo certo também é prioridade. Aqui a dica é optar por um produto sem sulfato, que faz a função de limpeza mantendo a oleosidade natural do fio e diminuindo o ressecamento. Aplique o shampoo somente no couro cabeludo e massageie delicadamente com as pontas dos dedos. Depois de enxaguar o shampoo, é hora de aplicar o condicionador para fechar as cutículas, prevenindo assim a desidratação e desnutrição dos fios.

Na hora de secar as madeixas, não use a tolha de banho comum, que aumenta as chances de deixar o cabelo com frizz depois de seco (porque produz mais atrito em contato com os fios). Prefira uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão.

2. Finalizar seus cachos após cada lavagem

A etapa de finalização é fundamental para que seus cachos continuem definidos e sem frizz depois de secos. Então, nada de preguiça nessa hora. O primeiro passo para ter sucesso nessa etapa é encontrar o produto certo, um finalizador que proporcione hidratação e ajude a modelar os fios sem deixar um aspecto pesado ou gorduroso.

O passo seguinte é escolher uma técnica de finalização. A fitagem simples é um dos métodos mais utilizados por quem tem os cabelos cacheados:

  • Após lavar e condicionar o cabelo, desembarace e divida-o em mechas médias.
  • Pegue uma mecha e passe o finalizador. Distribua-o pelos fios como se estivesse penteando-as com os dedos, como se fossem fitas. Comece pela parte inferior do cabelo.
  • Repita o processo no cabelo todo.
  • O passo final é amassar as fitas delicadamente com as mãos, de baixo para cima. Pronto!

3. Manter seu cabelo sempre hidratado e nutrido

Os cabelos cacheados apresentam uma tendência natural ao ressecamento. Isso ocorre porque a oleosidade produzida no couro cabeludo, que forma uma barreira natural de proteção, não consegue cobrir todo o comprimento dos fios. Sem essa camada protetora, as escamas do cabelo se abrem, levando à perda de água e nutrientes nos fios. Resultado: mais volume, frizz, aspereza e menor definição dos cachos. É preciso recorrer aos produtos capilares que repõem água, nutrientes e formam um filme protetor sobre os fios.

As máscaras de tratamento são grandes aliadas para manter os cachos definidos, macios e brilhantes. É aconselhável fazer semanalmente uma hidratação (para repor água) e uma umectação (para devolver nutrientes). Uma vez por mês é aconselhável utilizar uma máscara reconstrutora, que recupera a estrutura do fio de forma profunda. Vale lembrar que é importante aplicar o condicionador depois da máscara, para selar as cutículas. Não podemos esquecer dos óleos, que podem ser misturados às máscaras para potencializar seu efeito ou aplicados diretamente sobre os cabelos úmidos ou secos (especialmente o de coco), para hidratar e controlar o frizz.

4. Inovar com penteados para cabelos cacheados

Durante a transição, os penteados são uma forma estilosa de disfarçar a diferença entre a raiz cacheada e a parte lisa. Agora é hora de utilizá-los para valorizar seus cachos. Os penteados ajudam a valorizar a beleza natural do cabelo cacheado e evitam que você “enjoe” do próprio visual.

Entre as opções mais práticas temos o coque alto e o rabo de cavalo alto (também chamado de coque abacaxi), que funciona para cabelos de qualquer comprimento. São penteados que permitem inovar e ao mesmo tempo economizar tempo, por serem rápidos e fáceis de fazer. Quem tem um pouquinho mais de habilidade e paciência pode investir nas tranças, sejam elas soltas ou embutidas.

5. Apostar nos acessórios

Apostar em acessórios também é uma forma descomplicada de valorizar os cachos. Escolha tiaras, lenços, faixas e presilhas que combinem com seu estilo e utilize-os para incrementar o visual. Uma simples presilha colorida pode fazer toda a diferença naqueles dias em que você não está com tempo ou paciência para pensar em looks mais elaborados.

As tiaras são encontradas em diversas cores, estilos e materiais, podendo ser usadas no dia a dia ou em eventos importantes. Os modelos com dentinhos são especialmente úteis para cabelos curtos.

Já as faixas podem ser usadas do mesmo modo que as tiaras ou para complementar o penteado (em volta da base do rabo de cavalo, por exemplo).

cabelos cacheados