praia-spray

É só começar a esquentar que muitas mulheres já correm para o salão deixar o pescoço de fora! Mas, embora superprático e fresquinho, existem aquelas que passam longe da tesoura e que não abrem mão das madeixas longas, mesmo na época mais quente do ano. E não é para menos, um cabelo sereia, bem cuidado e cheio de vida, chama atenção por onde passa!

O cabelo sereia é aquele com os fios longos, cheio de ondas e que têm aquele ar de praia, com um efeito bem dourado. Mas, para conseguir esse visual nada de submeter as madeixas à agressões do sol, viu? Esse efeito se consegue com produtos profissionais e a ajuda de um bom cabeleireiro.

E post de hoje é dedicado exclusivamente a ele, que fez a cabeça da mulherada no verão passado e dá sinais de que continua mais forte do que nunca. Saiba tudo agora sobre o cabelo sereia!

Como conseguir cabelos longos e saudáveis?

Você também é daquelas pessoas que vê o cabelo de todo mundo crescendo e o seu… nada? Existe um detalhe que pode estar dando esta impressão: as pontas ressecadas tendem a quebrar e, com isso, anulam o efeito do crescimento da raiz, uma vez que a mesma medida que ele cresce, ele quebra.

Então, se você quer começar a cultivar um cabelão, a primeira dica pode parecer contraditória, mas é bom dar um “oi” para a tesoura a cada três meses! Algumas outras medidas também podem ser tomadas para dar uma forcinha no crescimento do cabelo, como a massagem do couro cabeludo durante a lavagem e também levar uma dieta balanceada ―  a alimentação influencia muito na saúde dos cabelos, pele e unhas!

E como fazer aquelas ondas naturais lindas do cabelo sereia?

O segredo para conseguir o ondulado perfeito está em dois tipos de produtos: o mousse e o spray texturizador. Por terem uma textura mais leve, eles não pesam nos fios e modelam com facilidade (também fixando o visual por mais tempo). Para modelar, você pode experimentar:

Coque alto

O ideal é que você durma com o cabelo preso no coque ou, se não puder, deixe-o preso por pelo menos 3h. Passe o mousse ou o texturizador, faça o coque e, quando soltar, desembarace os fios com os dedos e pronto: diga oi para as suas ondas!

Dedinho

Também conhecida como dedoliss, essa técnica já é bastante utilizada pelas cacheadas pelo seu poder de definição das mechas. E ele também pode ajudar quem tem cabelos lisos e bem fininhos a conseguir ondas perfeitas!

Para isso, basta utilizar um truque bem simples: use o mousse ou o texturizador no cabelo seco, separe o cabelo em mechas, enrole-as nos dedos e prenda cada uma delas com um grampo. Pronto! Agora, é só esperar, mais ou menos, 2h para soltar!

Tranças

Não precisa nem explicar o passo a passo, não é? A dica que podemos dar aqui é: use o texturizador ou mousse e faça a trança antes de dormir. No dia seguinte, é só soltar e reaplicar o produto, amassando o cabelo e potencializando as ondas.

O cabelo sereia é prejudicial à saúde dos fios?

Se não forem tomados os cuidados certos, sim. E o principal deles diz respeito à coloração, caso você queira aderir também à cor e não apenas à textura do cabelo sereia. A combinação água oxigenada + pó descolorante causa bastante estrago no fio, forçando-o a abrir as escamas para que os produtos cheguem até o córtex para retirarem a melanina. Por isso, busque ajuda profissional e certifique-se da qualidade dos produtos que serão utilizados!

Mas, o pós-coloração também precisa de atenção. Como o procedimento é agressivo, o fio perde muito das suas propriedades naturais, como água, lipídios e a famosa queratina, conhecida como “massa capilar”. E ainda se juntarmos o fator verão a todo esse dano, você já deve imaginar que ele precise de cuidados extras, não é mesmo? Mas, não tem nenhum mistério: investir em um cronograma capilar vai garantir que seu cabelo tenha tudo o que precisa para continuar lindo, forte e brilhoso!

Ah! E tem ainda um outro detalhe, mas agora em relação às ondas: evite sempre usar elásticos de cabelo muito apertados, isso “esgana” os fios e os deixa muito mais fáceis de quebrar. E sempre prenda os cabelos secos, pois quando molhados, logo após o banho, eles estão esticados ao máximo e supersensíveis.

Dormir com os cabelos molhados traz ainda outros problemas: como os fios não secam, eles acabam tendo seus poros capilares entupidos, O que pode trazer consequências desagradáveis como falta de brilho, oleosidade excessiva e até mesmo o apodrecimento da raiz.

Então, preparada para exibir um cabelo sereia impecável neste verão? Com os cuidados certos para manter a saúde dos fios, manter os fios mais longos não é nenhum bicho de sete cabeças!

E já que você chegou até aqui, merece uma dica bônus: mantenha os fios alinhados e sem frizz com um leave-in! Ele é prático de carregar na bolsa e ainda protege os fios dos danos dos raios UVA e UVB. Neste post, contamos todos os segredos a respeito desse produto coringa para o dia a dia, confira!

cabelo sereia