Cabelo ruim no dia seguinte? Aprenda 5 dicas para fazer o day after e salvar os seus fios no dia seguinte a lavagem
Quem tem fios cacheados ou crespos provavelmente já ouviu falar na expressão “day after”, usada cada vez mais no universo das cacheadas e crespas, seja em salões, na internet ou mesmo em conversas entre amigas. O tal cabelo ruim no dia seguinte incomoda muitas donas de caracóis, mas é fácil combater com alguns passos simples. Esse probleminha acontece no dia seguinte à lavagem e finalização dos fios, mas pode ser contornado de acordo com a forma que você texturiza os seus fios e com os cuidados tomados.
Existem truques bem simples e rápidos para que isso não ocorra. Mas, antes de aprender esses truques, é necessário entender direitinho o que é o “day after”. Vamos lá?
O que é cabelo ruim no dia seguinte?
A expressão “day after” é muito utilizada no universo capilar, sobretudo pelas donas de madeixas cacheadas. Ela se refere aos dias posteriores àquele em que lavamos os nossos fios. Basicamente, então, ela inclui todo o período entre uma lavagem e a outra, o que significa que varia de acordo com a quantidade de dias que mantemos o cabelo sem a necessidade de lavá-lo novamente.
Há muitas instruções sobre como manter o day after por mais tempo, como fazer para não perder nem a definição nem o volume dos fios e conseguir manter a beleza das madeixas em dia.
Veja se você reconhece esse cenário: passou um bom tempo finalizando os fios, dando todo aquele volume e definição que você tanto ama. Cabelo lindo, brilhoso e finalizado prontinho para arrasar. Então, você vai dormir. No dia seguinte, os fios tão amassadinhos, quase grudados na cabeça, os cachinhos mais amuados que cachorrinho quando tá fazendo manha e pronto, toda aquela potência dos seus cabelos foi embora.
O que acontece é que, geralmente, no dia depois da lavagem de cabelos cacheados e cabelos crespos acontece o que alguns chamam de “cabelo ruim no dia seguinte”, que é caracterizado por fios mais desalinhados, sem brilho e sem definição e mais amassadinhos.
Vale citar, que existem alguns truques que você pode adotar para que o cabelo ruim não apareça no dia seguinte das lavagens. São dicas bem simples e que vão fazer toda a diferença nos seus fios nos dias seguintes da lavagem. Veja a seguir que truques são esses!
Como fazer o day after
Agora que já aprendemos o que é o “day after”, está na hora de irmos para os truques para aprender a cuidar dos fios e fazer com que esses cabelos amassadinhos passem bem longe.
Vamos apostar em 5 truques infalíveis para as suas madeixas ficarem sempre lindas!
1 – Mude a fronha do seu travesseiro
A hora de dormir é um momento que deve ter um pouco mais de atenção das cacheadas e crespas. Evite presilhas que marquem o cabelo e aposte em uma fronha ou touca de cetim, que não causa atrito entre os fios e, consequentemente, evita o frizz.
2 – O coque abacaxi pode te salvar do cabelo ruim
Outra dica é jogar o cabelo para frente e prendê-lo em um coque abacaxi, aquele bem frouxinho, sabe? Faça isso na hora de dormir, pois vai ajudar ao cabelo a ficar com menos frizz e também menos amassado.
3- Fitagem: Aposte nessa técnica!
Uma das técnicas de finalização mais amadas pelas cacheadas e crespas, a fitagem pode ajudar a prolongar o seu day after. Ela serve para moldar os cachos sem a necessidade de secar os fios com secador ou difusor.
Ela também irá ajudar a equilibrar o volume e o frizz dos cachinhos.
Passo a Passo da Fitagem:
1º Passo: Com o cabelo úmido, divida-o em 3 ou 4 seções;
2º Passo: Aplique um pouco de creme de pentear nas mechas da parte de baixo do cabelo e vá penteando com os dedos;
3º Passo: Distribua o creme em toda a mecha e usando os dedos como pente, faça movimentos firmes;
4º Passo: Amasse as mechas com as mãos em direção à raiz, para que os cachos sejam moldados.
5º Passo: Repita o procedimento em todas as seções do cabelo e deixe secar naturalmente.
4- Não exagere nas lavagens
A quantidade de lavagens feitas nos fios por semana também influencia diretamente no cabelo ruim durante o day after. Fios cacheados e crespos tem maior tendência em serem ressecados e secos e, por isso, devem ser lavados de acordo com a classificação do cabelo. Para se ter uma idéia melhor, cachos do tipo 4ABC devem ser lavados somente uma vez por semana. É claro que cada cabelo é único e, por isso, o ideal é que você teste o que funciona melhor no seu.
5 – Reidratar as partes danificadas
É normal que algumas partes do nosso cabelo não fiquem como a gente quer no day after, mas nem sempre a lavagem é o único caminho para se livrar do cabelo ruim. Para arrumar essas partes dos fios, misture água filtrada, creme de pentear de textura leve e um pouco de óleo, e borrife nas partes do cabelo que estão desalinhadas e com frizz. Outra opção é utilizar produtos específicos para esse momento desenvolvidos para ajudar na revitalização dos cachos. Depois, repita a técnica da fitagem e os seus cachos ficarão mais moldados.