Ad
CacheadosFrizzTipos de Cabelo

Cabelo ruim no dia seguinte? Aprenda 5 dicas para fazer o day after e salvar os seus fios no dia seguinte a lavagem

cabelo ruim e day after @hermela

Quem tem fios cacheados ou crespos provavelmente já ouviu falar na expressão “day after”, usada cada vez mais no universo das cacheadas e crespas, seja em salões, na internet ou mesmo em conversas entre amigas. O tal cabelo ruim no dia seguinte incomoda muitas donas de caracóis, mas é fácil combater com alguns passos simples. Esse probleminha acontece no dia seguinte à lavagem e finalização dos fios, mas pode ser contornado de acordo com a forma que você texturiza os seus fios e com os cuidados tomados.

Existem truques bem simples e rápidos para que isso não ocorra. Mas, antes de aprender esses truques, é necessário entender direitinho o que é o “day after”. Vamos lá?

O que é cabelo ruim no dia seguinte?

A expressão “day after” é muito utilizada no universo capilar, sobretudo pelas donas de madeixas cacheadas. Ela se refere aos dias posteriores àquele em que lavamos os nossos fios. Basicamente, então, ela inclui todo o período entre uma lavagem e a outra, o que significa que varia de acordo com a quantidade de dias que mantemos o cabelo sem a necessidade de lavá-lo novamente.

Há muitas instruções sobre como manter o day after por mais tempo, como fazer para não perder nem a definição nem o volume dos fios e conseguir manter a beleza das madeixas em dia.

Veja se você reconhece esse cenário: passou um bom tempo finalizando os fios, dando todo aquele volume e definição que você tanto ama. Cabelo lindo, brilhoso e finalizado prontinho para arrasar. Então, você vai dormir. No dia seguinte, os fios tão amassadinhos, quase grudados na cabeça, os cachinhos mais amuados que cachorrinho quando tá fazendo manha e pronto, toda aquela potência dos seus cabelos foi embora.

O que acontece é que, geralmente, no dia depois da lavagem de cabelos cacheados e cabelos crespos acontece o que alguns chamam de “cabelo ruim no dia seguinte”, que é caracterizado por fios mais desalinhados, sem brilho e sem definição e mais amassadinhos.

Vale citar, que existem alguns truques que você pode adotar para que o cabelo ruim não apareça no dia seguinte das lavagens. São dicas bem simples e que vão fazer toda a diferença nos seus fios nos dias seguintes da lavagem. Veja a seguir que truques são esses!

Como fazer o day after    

Agora que já aprendemos o que é o “day after”, está na hora de irmos para os truques para aprender a cuidar dos fios e fazer com que esses cabelos amassadinhos passem bem longe.

Vamos apostar em 5 truques infalíveis para as suas madeixas ficarem sempre lindas!

1 – Mude a fronha do seu travesseiro

A hora de dormir é um momento que deve ter um pouco mais de atenção das cacheadas e crespas. Evite presilhas que marquem o cabelo e aposte em uma fronha ou touca de cetim, que não causa atrito entre os fios e, consequentemente, evita o frizz.

Cabelo ruim cuidados
Instagram: @thecurlybella

2 – O coque abacaxi pode te salvar do cabelo ruim

Outra dica é jogar o cabelo para frente e prendê-lo em um coque abacaxi, aquele bem frouxinho, sabe? Faça isso na hora de dormir, pois vai ajudar ao cabelo a ficar com menos frizz e também menos amassado.

cabelo ruim penteado
Instagram: @majusilva

3- Fitagem: Aposte nessa técnica!

Uma das técnicas de finalização mais amadas pelas cacheadas e crespas, a fitagem pode ajudar a prolongar o seu day after. Ela serve para moldar os cachos sem a necessidade de secar os fios com secador ou difusor.

Ela também irá ajudar a equilibrar o volume e o frizz dos cachinhos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Evelynn Sou ???? (@gataimpecavel) em

Passo a Passo da Fitagem:

1º Passo: Com o cabelo úmido, divida-o em 3 ou 4 seções;

2º Passo: Aplique um pouco de creme de pentear nas mechas da parte de baixo do cabelo e vá penteando com os dedos;

3º Passo: Distribua o creme em toda a mecha e usando os dedos como pente, faça movimentos firmes;

4º Passo: Amasse as mechas com as mãos em direção à raiz, para que os cachos sejam moldados.

5º Passo: Repita o procedimento em todas as seções do cabelo e deixe secar naturalmente.

4- Não exagere nas lavagens

A quantidade de lavagens feitas nos fios por semana também influencia diretamente no cabelo ruim durante o day after. Fios cacheados e crespos tem maior tendência em serem ressecados e secos e, por isso, devem ser lavados de acordo com a classificação do cabelo.  Para se ter uma idéia melhor, cachos do tipo 4ABC devem ser lavados somente uma vez por semana. É claro que cada cabelo é único e, por isso, o ideal é que você teste o que funciona melhor no seu.

5 – Reidratar as partes danificadas

É normal que algumas partes do nosso cabelo não fiquem como a gente quer no day after, mas nem sempre a lavagem é o único caminho para se livrar do cabelo ruim. Para arrumar essas partes dos fios, misture água filtrada, creme de pentear de textura leve e um pouco de óleo, e borrife nas partes do cabelo que estão desalinhadas e com frizz. Outra opção é utilizar produtos específicos para esse momento desenvolvidos para ajudar na revitalização dos cachos.  Depois, repita a técnica da fitagem e os seus cachos ficarão mais moldados.cabelo ruim dica

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>