Cabelo ressecado pós-praia? Saiba como devolver a hidratação ao fios
O verão chegou, trazendo com ele as viagens e mergulhos na água do mar ou da piscina. E, claro, o cabelo ressecado pós-praia. Alguma vez você já mergulhou no mar e, quando saiu, sentiu que os fios do seu cabelo estavam mais enrolados do que o fio do fone de ouvido fica quando o deixamos na bolsa? Bem-vinda ao clube.
Após curtir um dia delicioso com família e amigos na piscina ou na praia, é normal sentirmos uma pontada de frustração ao pensar no trabalho que dará para desembaraçar e hidratar o cabelo novamente. Mas saiba que esse transtorno pode ser facilmente evitado com os cuidados certos. Siga nossas dicas para ter fios saudáveis e brilhosos mesmo após aquele delicioso mergulho. Vamos iniciar nosso projeto verão capilar?
Como identificar o cabelo ressecado pós-praia?
Essa não é uma tarefa muito complicada, certo? O cabelo ressecado pós-praia é facilmente identificável por seu toque áspero, dificuldade de desembaraçar e perda do brilho.
Também é possível identificar o desbotamento da cor em madeixas com coloração e nas naturais. Já teve a sensação de que seus fios estão mais claros após um período de férias na praia? Esse é um sinal de cabelo ressecado pós-praia.
É mais comum identificar o ressecamento próximo à região das pontas que da raiz, pois esta é a primeira parte do cabelo a sofrer com os efeitos do fio ressecado.
Qual a causa do cabelo ressecado pós-praia?
São muitos os agentes externos que causam o ressecamento do cabelo na praia. Podemos citar os três S como principais agentes que contribuem para a intensificação do processo de perda de água: sol, suor e sal.
Os raios de sol, chamados raios ultravioletas, são responsáveis por alterar a estrutura do fio de cabelo, tornando-os quebradiços. O sal encontrado na água do mar e o suor, normal quando estamos na praia e está um dia quente, intensificam a perda de água do nosso corpo, colaborando, desse modo, para a desidratação do cabelo. Mas há modos de evitar que esses agentes externos ajam com intensidade, preservando, assim, a saúde do fio de cabelo!
Como prevenir o ressecamento antes da praia?
Imagine que você vai passar um dia na praia ou na piscina. Qual item não pode faltar na sua bolsa? A sua resposta para essa pergunta provavelmente foi protetor solar. As diversas reportagens sobre o efeito do sol na nossa pele fazem com que as pessoas coloquem esse item como prioridade número um quando sabemos que teremos exposição prolongada ao sol.
E o protetor solar é, de fato, muito importante para a saúde da pele. Então, por que seria diferente para o nosso cabelo? O cabelo ressecado pós-praia ocorre, muitas vezes, por falta de prevenção.
Você sabia que existe protetor solar
Opte por produtos a prova d’água, que realizarão uma blindagem mais eficiente. Aplique esse produto no comprimento e principalmente nas pontas, área que corre maior risco de ressecamento. Você também pode preparar o cabelo em casa, antes de sair. Aplique uma máscara capilar sem enxague e algum produto capilar com proteção solar, em pequenas quantidades para que o fio não fique pesado.
Outra dica importante é enxaguar o cabelo com água doce sempre que saímos do mar. Isso ajudará a remover o sal acumulado na fibra capilar, que pode prejudicar a saúde do cabelo se não for retirado rapidamente.
Como recuperar os fios após os danos?
Para recuperar o cabelo ressecado pós-praia e se livrar do toque áspero e aspecto opaco, deve-se utilizar produtos que irão agir na fibra capilar para hidratá-la, nutri-la e reconstruí-la. Ao retornar da praia ou piscina, lave as madeixas com um shampoo anti-resíduos, que ajudará a remover as impurezas cuja ação prejudica a vitalidade do cabelo. Então, recorra a processos de reconstrução e hidratação capilar.
Entretanto, o shampoo anti-resíduos deve ser usado somente ao retornar da praia, sem que se recorra a ele diariamente. Após iniciar o processo de hidratação, opte por shampoos mais suaves, que serão menos agressivos ao couro cabeludo.
Lembre-se também de beber muita água e comer alimentos hidratantes, porque necessitamos hidratar também nosso corpo para que o couro cabeludo recupere sua saúde.
Durante esse período, evite o uso de secador e chapinha, pois o calor emitido por esses utensílios é especialmente agressivo para o cabelo ressecado pós-praia. Caso você tenha que recorrer a um desses dois acessórios, lembre-se sempre de aplicar o protetor térmico para amenizar o efeito causado pelo calor.
Uma boa forma de devolver a vida ao cabelo ressecado pós-praia é recorrendo ao cronograma capilar, rotina de cuidados que, em etapas específicas, será responsável por hidratar, nutrir e reconstruir a fibra capilar danificada. Boa praia e boa hidratação!