EstiloTransformação

Cabelo raspado: veja como escolher um estilo ideal para o seu rosto e como fazer em casa

cabelo raspadocabelo raspado

Moderno e ousado, o cabelo raspado é uma tendência  que vai desde as passarelas até as ruas, literalmente fazendo a cabeça da mulherada.

Esse estilo de cabelo é um grande representante do empoderamento feminino e, além disso, contribui para moldar o rosto, ressaltando o seu formato e deixando-o em evidência.

Não é à toa que um número cada vez maior de mulheres tem aderido a esse visual, como a modelo Cara Delevigne ou a cantora Katy Perry. Esses são alguns dos muitos nomes procurados para servir de inspiração para quem deseja ter o cabelo raspado.

Sabemos que o cabelo sempre esteve fortemente ligado no passado, na nossa cultura, com a ideia de feminilidade. Hoje, no entanto, esse conceito foi fortemente revisto e atualizado. Ainda bem, não é mesmo?

cabelo raspado
Kristen Stewart – Pinterest

Isso quer dizer que a liberdade capilar é um conceito cada vez mais presente quando falamos das madeixas femininas, passando desde a liberdade de voltar aos cabelos naturais por meio da transição capilar até a oportunidade de deixar os seus fios no tamanho que você quiser sem medo.

Mais curto ou mais comprido, crespo ou liso, na cor natural ou tingido, o cabelo é seu e você deve se sentir livre para fazer o que quiser com ele. Não há nada mais empoderador do que a sensação de liberdade e de fazer o que queremos fazer.

Se você deseja aderir ao cabelo raspado, seja para ter uma mudança completa de visual ou para acelerar o seu processo de transição capilar por meio do big chop, pode ser que tenha algumas dúvidas em relação a como fazer e qual estilo escolher.

Melhor estilo de cabelo raspado para o seu tipo de rosto

Uma das primeiras coisas que pensamos quando decidimos mudar o nosso visual é em pesquisar os diferentes estilos de cabelos que existem. E, claro, são muitos. Tantos que pode ser confuso entender exatamente qual é o mais indicado.

Faça o exercício de digitar cabelo raspado feminino no Google e você com certeza perceberá o que estamos falando. Com tantas opções de estilos diferentes, como saber qual é aquela que ficará melhor em você?

cabelo raspado
Instagram: @misslkarina

Como já sabemos, existem diversos estudos sobre formatos de rosto e também quais cortes combinam mais com cada um deles. É claro que isso são apenas dicas, ok? O importante é se sentir bem! Conheça abaixo alguns tipos de cabelo raspado e em quais formatos de rosto eles combinam mais!

Se você não sabe como analisar o seu tipo de rosto, aqui vai uma dica rápida: prenda o cabelo e tire uma foto do seu rosto, de frente. Então, trace uma linha vertical dividindo o seu rosto ao meio.

Essa é a linha do comprimento. Trace outra linha horizontal dividindo o rosto ao meio. Essa é a linha da largura.

Essas linhas irão ajudar a entender o formato do seu rosto, já que tornam mais fáceis de visualizar as características de cada lado do rosto.

Verifique o formato do seu queixo, da região das bochechas, da testa. Assim, você conseguirá entender qual é o seu formato de rosto com maior precisão.

Essa informação pode ser útil na hora de cortar os cabelos, escolher estilos de maquiagem, comprar óculos, entre outros.

Rosto redondo

No rosto redondo, o undercut, aquele em que a parte da nunca é raspada, é o mais indicado.

rosto redondo
Tudo Ela – Google

Rosto Quadrado

O formato de rosto quadrado, ou levemente quadrado, é o que combina mais com o corte sidercut, em que é raspada apenas uma ou ambas as laterais da cabeça. Esse corte faz muito sucesso entre as mulheres mais descoladas!

rosto quadrado
All Things Hair – Google

Rosto triangular

O rosto triangular é aquele em que a testa é mais larga e o queixo mais fino e comprido, formando um triângulo invertido. Nesse tipo de rosto, raspar o cabelo por completo fica bem interessante. Caso não queira radicalizar de forma tão rápida, que tal ir cortando de pouco em pouco para ir se acostumando?

rosto triangular
Gabriela Ganem – Google

Por último, temos o rosto oval

 Nele, o corte undercut , aquele corte em que parte da nuca é raspada, cai super bem. Se você quiser, ainda é possível fazer com a própria máquina um desenho na parte raspada. O resultado fica leve, delicado e bem feminino!

rosto oval
Dicas de Mulher – Google

Como raspar o cabelo em casa

Agora que você já entendeu o formato do seu rosto e quais as melhores formas de escolher o tipo de corte para os seus fios, está na hora de falarmos das técnicas para raspar o cabelo.

Muitas das mudanças capilares que fazemos dependem de uma ida ao salão, ou ao menos era assim que acontecia antes. Hoje em dia, muitos tratamentos, cortes e procedimentos químicos podem ser feitos em casa, tomando-se os devidos cuidados e entendendo-se a técnica necessária.

Se você já decidiu que quer ter o cabelo raspado, é importante que saiba que é possível fazer em casa, com nível de dificuldade fácil. Porém, na primeira vez que você for raspar o cabelo é indicado que o corte seja feito em um salão, até mesmo para ter uma ajuda sobre qual corte será feito, se será raspado por completo, undercut, sidecut, ou outras opções. Para raspar o cabelo em casa, siga o passo a passo abaixo!

Para raspar o cabelo em casa, você vai precisar de:

– 1 máquina de barbear;
– 1 tesoura;

Passo a Passo:

1º Passo: Caso o seu cabelo seja muito grande, comece aparando um pouco com a tesoura;

2º Passo: Lave a cabeça;

3º Passo: Escolha o pente que vai usar na máquina. É importante saber que quanto menor o número do pente, mais próximo da raiz ele raspa, ok? Então escolha o que mais se adapta ao resultado desejado;

4º Passo: Raspe os fios no sentido do crescimento deles. Não se esqueça de fazer de forma delicada e sem pressa. Prontinho!

Cuidados após raspar o cabelo

Engana-se quem acha que o cabelo raspado não precisa de cuidados especiais! Mesmo curtinho, os fios precisam de atenção.

Afinal de conta, não só o seu couro cabeludo precisa ser bem tratado, mas também é necessário cuidar dos fios que começarão a nascer, para que eles venham fortes e saudáveis.

É claro que o cabelo raspado desprende muito menos cuidados do que cabelos compridos, por exemplo, mas ainda assim é necessário dar atenção para ele, está bem?

Mas não se preocupe, porque irei explicar direitinho tudo o que você tem que fazer para cuidar do seu cabelo raspado da melhor forma possível. A primeira dica para quem tem cabelo raspado é utilizar um shampoo neutro e balanceado, não sendo necessário que ele seja de tratamento. Já a segunda dica é ainda mais importante: evite condicionador. O condicionador é um produto que não é indicado para o couro cabeludo, podendo desencadear acúmulo de resíduos.

Agora se o seu cabelo não é raspado por completo ou muito curtinho, não deixe de experimentar usar cera, leave-in ou outros finalizadores nos fios. Eles são ótimos produtos para ajeitar as pontas e também para moldar os fios. Além disso, não se esqueça de usar também protetor solar para fios!

Para terminar, não pense que o cabelo raspado é menos feminino ou que não há como fazer penteados, alguns cortes, como o undercut ou sidercut, podem ficar ainda mais estilosos com presilhas e grampos.

Além disso, você pode incrementar o seu cabelo raspado com acessórios incríveis, como brincos e tiaras. Use e abuse da criatividade para tornar seu visual ainda mais lindo!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>