Cabelo quebrado: como fazer para recuperar?

Cabelo quebrado: como fazer para recuperar?

Cabelo quebrado é um pesadelo para a nossa autoestima. É muito desanimador olhar no espelho e perceber que nossas madeixas estão falhadas devido à quebra. Igualmente frustrante é passar as mãos pelos cabelos e perceber que os pequenos tufos que saem poderiam construir uma peruca nova.

Cabelos saudáveis, fortes e brilhantes: é isso que todo mundo deseja. Pontas duplas, frizz e quebra são os inimigos a serem combatidos para que esse objetivo seja alcançado. Entender o motivo do cabelo quebrado é essencial para poder combatê-lo.

Como identificar um cabelo quebrado

É possível identificar o cabelo quebrado de diversas formas, principalmente quando o corte do seu cabelo é reto e não em camadas.

Se você pegar uma mecha de cabelo, levantá-la e balançá-la suavemente, provavelmente alguns fios vão se soltar da mecha, caso essa quantidade seja muito grande, significa que você possui um cabelo altamente quebradiço.

Outro modo muito eficaz de verificar se seus fios estão quebrados é torcer uma mecha e verificar se muitas pontas ficaram apontadas para fora. Se sim, essas pontas são dos fios quebrados.

Novamente, é importante ressaltar que esses dois métodos funcionam mais quando se tem um corte reto, pois caso seu cabelo seja cortado em camadas, ele naturalmente possui fios de tamanhos diferentes.

Mas a verdade é que o modo mais fácil de verificarmos possuímos cabelo quebrado é quando, ao pentearmos as madeixas, percebemos que muitos fios caem ou ficam agarrados na escovaSe isso também ocorre com você, seu cabelo está fragilizado e serão necessários tratamentos a fim de fazer com que eles recuperem a saúde.

O cabelo quebrado também costuma apresentar muito ressecamento, o que significa que é possível identificá-lo pelo aspecto seco e áspero ao toque. Analise seus fios para verificar se suas madeixas estão quebradas. Mas não se desespere, porque é possível contornar essa situação.

Quais podem ser as causas para a quebra

O cabelo quebrado normalmente ocorre porque o fio já foi muito agredido, seja pela ação de agentes naturais como o sol, vento, poluição etc., seja pelo uso de ferramentas de calor como o secador e a chapinha.

Procedimentos químicos como a progressiva ou colorações também contribuem para a quebra dos fios, uma vez que tais técnicas abrem a escama do fio para que o produto possa penetrar. Quando isso ocorre, o cabelo perde muitos nutrientes, hidratação e proteínas, ficando quebrado.

cabelo quebrado

Como recuperar o cabelo quebrado

Algumas dicas podem ser seguidas para recuperar o cabelo quebrado, devolvendo seu brilho e elasticidade e fazendo com que as madeixas fiquem mais fortes.

  • Faça uma pausa nos procedimentos químicos

A manutenção é importante ao realizarmos procedimentos químicos, sob o risco de perdemos o efeito. No entanto, é preciso sempre priorizar a saúde capilar. Isso significa que de nada adianta refazer o alisamento ou coloração no cabelo quebrado.

O resultado será madeixas ainda mais frágeis e propensas ao aparecimento de frizz e até mesmo queda. Dê um tempinho nos tratamentos químicos para que seu cabelo possa se recuperar.

  • Faça a reconstrução capilar

O ideal seria seguir todo o cronograma capilar, rotina de cuidados que visa devolver a saúde do cabelo por meio da hidratação, nutrição e reconstrução capilar. No entanto, o cabelo quebrado necessita acima de tudo da reconstrução capilar.

Isso porque uma das características desse cabelo é a perda de queratina, proteína responsável por dar elasticidade e força ao fio. Quando a fibra capilar perde muita queratina, fica com pequenos buracos que causam seu enfraquecimento. Dessa forma, está mais propensa à quebra.

Por isso, é importante realizar a reconstrução capilar, que visa literalmente reconstruir a fibra, repondo a massa perdida e deixando os fios mais fortes.

  • Fuja das ferramentas de calor

O secador e a chapinha não fazem bem para as madeixas. Sabemos disso, mas continuamos a utilizá-los. Se o seu cabelo está muito quebrado, o ideal é evitar ao máximo a utilização desses instrumentos.

Passe a usá-los esporadicamente e procure outras formas de finalizar suas madeixas. Lembre-se também de utilizar sempre um protetor térmico quando for usar essas ferramentas.

  • Suplementos

Por vezes ignoramos a importância dos suplementos. No entanto, esses produtos são especialmente importantes para quem está sofrendo com cabelo quebrado.

Para além de prestar atenção na alimentação e evitar consumir alimentos gordurosos ou altamente processados, busque complementar o fornecimento de nutrientes e vitaminas do seu corpo por meio da suplementação.

Suplementos alimentares que têm como base a vitamina E podem ser importantes aliados para fortalecer o cabelo quebrado, devolvendo sua elasticidade e fazendo com que fiquem mais saudáveis.

  • Óleos são amigos

Falar de óleos capilares é sempre um assunto polêmico. Isso porque muitas pessoas acreditam que a utilização desses ativos irá contribuir para tornar o cabelo mais oleoso.

Óleos como o de argan ou de coco podem ser grandes aliados da saúde capilar quando usados corretamente. Adicione esses produtos na sua rotina de cuidados capilares para fazer a umectação.

Eles são especialmente importantes para a saúde das pontas, uma vez que ajudarão a refazer a camada de gordura que protege o cabelo da ação de agentes externos.

  • Nada de água quente!

A água quente é uma grande vilã para a saúde capilar. Ela age na fibra capilar, abrindo-a e fazendo com que os nutrientes que estão ali dentro fujam. Prefira sempre lavar o cabelo com água morna ou fria. Dessa forma você irá selar as escamas do cabelo, o que fará com que ele quebre menos.

Recuperar o cabelo quebrado é uma tarefa menos difícil do que parece. Bastam os cuidados certos para perceber como a vitalidade das madeixas retornará. Há também medidas específicas para controlar os frizz que podem ajudar a recuperar a aparência saudável de seus fios.


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?