Você também passa pelo problema de ter o cabelo quebrado na frente? Aqueles, bem pertinho da testa e que levantam assim que secam? Se esse é o seu caso, nós estamos aqui para ajudá-la a resolver!

Um erro muito comum quando falamos de cabelo quebrado na frente é confundi-lo com o chamado baby hair. Este é o cabelo “recém-nascido” que tem, sim, uma textura mais fina, mas não tem força suficiente para arrepiar. O cabelo quebrado na frente é resultado de agressões como as que veremos a seguir.

O que pode estar causando o cabelo quebrado na frente

A resposta para essa pergunta não tem mistério: ressecamento. Mas é importante lembrar que os sinais que o cabelo nos dá nunca são o problema, mas sim, um sintoma. Então, o que está provocando o ressecamento? Basicamente, ferramentas de calor e tratamentos químicos.

É normal pensarmos que essa dupla é a vilã dos fios, mas nem sempre isso é verdade. É possível, sim, alisar os fios com chapinha ou progressiva sem fazê-los sofrer tanto com os processos, basta ficar atenta aos cuidados que devem ser tomados antes e depois dos tratamentos. No caso dos químicos, alguns erros na hora dos cuidados podem estar agravando o problema e ressecando ainda mais os fios!

Tanto as ferramentas de calor (secador, chapinha e babyliss) quanto as químicas, abrem as escamas do cabelo, que retém os nutrientes e a umidade natural dentro do fio, causando a perda da queratina, o que deixa o fio com uma série de pequenos “buracos”, muito mais propenso à quebra.

Ah! O jeito que você prende os cabelos também pode estar fazendo com que eles quebrem na frente, onde já são naturalmente mais sensíveis. Evite penteados muito apertados e que estique muito o fio, pois essa é uma outra grande causadora desse mal.

5 dicas para recuperar o cabelo quebrado na frente

É claro que existem algumas medidas de emergência como usar fixador nos cabelinhos rebeldes, prendê-los com tic-tacs e há também quem prefira cortá-los. Mas, nosso objetivo é ensinar você a cuidar o seu cabelo da melhor forma, por isso, selecionamos 5 dicas que vão ajudar você a tratar e recuperar de verdade o cabelo quebrado na frente. Vamos lá?

1.Hidratação

Hidratação é palavra de ordem para quem quer recuperar os cabelos quebrados na frente. Lembra que falamos logo acima sobre a perda da queratina provocar a perda da umidade natural do fio? É justamente aí que entra a hidratação, na reposição dessa água! E os efeitos são imediatos: mais brilho, maciez e, consequentemente, fios mais alinhados.

E fazer a hidratação não é nenhum bicho de sete cabeças! Você pode fazer uma hidratação caseira superpotente com resultados de salão que vai garantir todos esses benefícios para os seus fios.

2. Queratina

Mas, de nada adianta repor a umidade se as escamas não estiverem reconstruídas para mantê-la dentro do fio, certo? Por isso, a queratina é fundamental para a reconstrução do fio. Procure por produtos que contenham essa proteína em sua composição, eles irão repor a massa capilar perdida e reconstruir as escamas, mantendo todos os nutrientes no centro do fio.

3. Leave-in

Quer efeito imediato no controle dos cabelos quebrados na frente? Então, o leave-in vai ser o seu novo melhor amigo! A principal função dele é disciplinar os fios, criando uma capa protetora em torno do fio que, além de deixá-lo mais pesado e alinhado, protege contra as agressões do sol, evitando piorar o ressecamento.

4. Temperatura da água

Essa é uma dica que damos sempre aqui no blog, independente do tipo de cabelo. Isso porque ela é uma vilã para todos eles. Estamos falando da água quente.

O calor da água, assim como das ferramentas de calor, também abre as escamas do cabelo, mandando embora nutrientes importantes e a hidratação do fio. E isso é um prato cheio para o aparecimento do frizz em todo o cabelo!

Por isso, preste mais atenção na temperatura da água e finalize a lavagem com um jato frio! Esse cuidado sela as escamas do cabelo e faz com que eles não levantem.

5. Cauterização

Se a queratina presente nos seu shampoo não está dando conta do recado, talvez seja a hora de partir para um tratamento mais potente no combate aos cabelos quebrados na frente: a cauterização capilar. Ela é um tratamento que proporciona a reposição de queratina e é fácil de fazer em casa.

Mas nem todo cabelo deve receber a cauterização! Ela é indicada para danos graves, uma vez que a colocação de queratina sem necessidade pode deixar os fios duros e sem maleabilidade.

Que o cabelo quebrado na frente é um grande incômodo a gente não tem dúvidas! Mas a boa notícia é que com as nossas dicas, esse problema está prestes a acabar!

E, se você sente que não é apenas na frente que o cabelo precisa de um help, dê uma olhadinha neste artigo que escrevemos sobre a Reconstrução Capilar e conheça os detalhes dessa etapa do cronograma capilar. Boa leitura!

cabelo quebrado na frente