Uma das reclamações mais comuns entre as mulheres é o cabelo que não cresce, em que os meses passam e parece que os fios não cresceram nem um pouquinho.
Mas calma, existem alguns motivos pelos quais realmente o seu cabelo pode não estar crescendo mesmo. Confira abaixo quais são esses motivos e também se realmente é verdade que o seu cabelo não está crescendo!
Será que seu cabelo não está crescendo?
Sabia que muitas vezes você acha que o seu cabelo não está crescendo, mas na realidade ele está? É verdade, é comum que se tenha expectativa que o cabelo cresça rápido, o que pode acabar em frustração, já que existe um limite do quanto os fios crescem por mês.
A calma e a paciência são realmente necessárias, tá? Não existe receita mágica e o cabelo realmente cresce aos poucos, cerca de 1cm a 1,5cm por mês. Como a diferença de um mês para o outro pode ser imperceptível, é necessário alguns meses para que o crescimento realmente pode ser visto.
Existem alguns fatores também que podem esconder o crescimento do cabelo, como o formato dos fios. Cabelos cacheados e crespos podem parecer que demoram mais para crescer, mas é justamente porque eles precisam fazer a curva inteira e não crescem para baixo, ou seja, acontece o encurtamento natural e fica mais difícil perceber o crescimento dos fios.
Uma boa dica para acompanhar o crescimento dos seus fios é tirar uma foto dele por mês, já que assim você vai conseguir perceber mais a diferença. Se for fazer isso, não se esqueça da nossa dica anterior, ok? Se ligue na forma dos seus cabelos e para crespos e cacheados, tire a foto com os fios molhados.
Motivos pelos quais o cabelo pode não estar crescendo
Se você está percebendo que o seu cabelo realmente não está crescendo, existem alguns motivos que podem estar influenciando isso. Porém, é sempre importante bom senso, ok? Como falamos anteriormente o limite que o cabelo cresce por mês é de 1,5cm e isso não é uma regra, podendo variar um pouco de pessoa para pessoa.
Abaixo, segue alguns motivos que podem estar influenciando o cabelo que não cresce de jeito nenhum!
Excesso de quebra e pontas duplas
Os cabelos com pontas duplas não param de crescer, mas como ficam fracos, acabam quebrando com muita facilidade, impedindo assim que os fios consigam ganhar comprimento.
Além disso, cabelos ressecados, seja por diversos motivos, como colorações e alisamento, acabam tendo mais tendência para a quebra. O resultado então são fios que conseguem crescer, mas logo acabam quebrando.
Por este motivo, a dica para o cabelo que não cresce é cuidado. É necessário que os fios estejam bem hidratados e saudáveis para que consigam crescer fortes e resistentes. Na rotina de cuidados, não se esqueça também de usar produtos que sejam específicos para o seu tipo de fio, ok? Eles vão ajudar a suprir as necessidades do seu cabelo.
Má Alimentação
A falta de nutrientes, como zinco, cobre e ferro, podem influenciar o crescimento capilar, afinando os fios e contribuindo para a queda do cabelo. Por isso, para o cabelo que não cresce, a dica é ter uma alimentação balanceada, que seja rica em proteínas e nutrientes, como vitamina A e C.
Problemas no couro cabeludo
Outro quesito que pode influenciar o crescimento capilar são os problemas no couro cabeludo. Por exemplo, oleosidade excessiva, ressecamento da pele da região ou outras irritações. Isso acontece porque é exatamente no couro cabeludo que estão os folículos capilares, onde o cabelo começa a se desenvolver e crescer.
Portanto, para o cabelo que não cresce, uma boa dica é realizar massagens no couro cabeludo de forma periódica. Esse procedimento ativa a circulação sanguínea e ajuda no crescimento capilar.
Estresse
O estresse também pode influenciar de forma direta o crescimento capilar, causando danos ao couro cabeludo e aos folículos capilares. Por isso, procure realizar exercícios de forma periódica e também ter uma boa rotina de sono, de cerca de 7 ou 8 horas diárias.
Cabelo que não cresce realmente? Procure um especialista
Se você perceber que realmente o seu cabelo não está crescendo, não deixe de procurar por um médico especialista. É possível que o crescimento capilar não esteja ocorrendo por razões genéticas ou por falta de nutrientes, que precisam ser repostos. É o médico que vai conseguir te indicar o melhor tratamento.
Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3