ColoraçãoEstiloTransformação

Cabelo preto: um guia completo para você apostar nessa cor

cabelo preto

Elegante e atemporal, o cabelo preto é super lindo e um dos preferidos de quem deseja mudar de visual e causar impacto. Além de tudo, é uma coloração extremamente versátil, que combina com todos os tons de pele e tipos de cabelo. E como adoramos coisas versáteis, não é mesmo? Com um belo banho de brilho, é possível manter a cor viva e linda por mais tempo.

Ainda que o cabelo preto não envolva a descoloração dos fios, é necessário manter os cuidados em dia antes de mudar a cor das suas madeixas, para que elas fiquem lindas e hidratadas e com o brilho em dia.

É comum que as pessoas acreditem que existe apenas um tom de cabelo preto, mas a verdade é que há muitas tonalidades diferentes, e escolher aquela que melhor combina com você é uma tarefa simples e empolgante.

Quais são os tons de preto

Você vai se sentir uma estrela de cinema!

Sabemos então que cabelo preto não é tudo igual, certo? Mas como se faz para diferenciar as diferentes tonalidades desse cabelo? Você provavelmente já reparou que o cabelo preto pode ter um fundo diferente, o chamado subtom.

Sabe quando você olha para alguém que tem cabelo preto e pensa que ele é quase azul, ou quase vermelho? Esse é o subtom do cabelo.

O cabelo preto azulado é uma das tonalidades favoritas de quem opta por mudar as madeixas para essa cor. É um subtom frio que colabora para o rejuvenescimento dos fios.

O cabelo preto com subtom vermelho é mais quente, o que faz com que suas madeixas acabem mudando levemente de cor a depender da exposição à luz.

O cabelo preto mais clássico é aquele com um tom neutro, sem reflexos. Essa opção também é linda e extremamente versátil.

cabelo preto
Instagram: @kristin_ess

A tonalidade preta ainda pode apresentar outros reflexos como cinza ou violeta. Escolha aquela que mais te agrada, pesquise referências, veja qual combina melhor com você e com certeza você irá arrasar.

Cabelo preto combina com luzes?

O cabelo preto não precisa ter uma única tonalidade para ser lindo. Uma grande moda que faz sucesso entre as brasileiras é o chamado cabelo preto iluminado, que seria uma tonalidade de preto com técnicas tipo luzes ou ombré.

Um cabelo preto com luzes fica a coisa mais linda desse mundo, pode ter certeza. Mas lembre-se que esse processo vai envolver a descoloração dos seus fios e, portanto, você precisa dar muita atenção para a saúde deles.

A coloração é sempre um processo agressivo para as nossas madeixas, então não negligencie nos cuidados e você irá manter aquele brilho de propaganda de shampoo por mais tempo.

Uma boa técnica é fazer um cronograma capilar específico para cabelos tingidos, que geralmente tem foco maior na reconstrução capilar, já que o processo de tingir os fios acaba retirando grande parte das proteínas presentes na fibra capilar e fazendo com que ela fique mais fraca.

cabelo preto
Instagram: @kristin_ess

Benefícios de pintar o cabelo preto

Já reparou que cabelo escuro geralmente parece mais hidratado? Isso é porque o cabelo preto reflete mais brilho do que as demais cores de cabelo. A luminosidade externa é refletida quase que em sua totalidade e, por isso, quando seus cabelos estiverem com os cuidados em dia, ficarão com um brilho sem igual.

O banho de brilho será o maior aliado das suas madeixas, então não economize nesse cuidado, tá bem?

Como cuidar da cor

Um grande mito que envolve o cabelo preto é que ele não desbota. Isso não é verdade. A exposição solar e uso de instrumentos de calor podem colaborar para desbotar a cor dos seus fios.

Por isso, use sempre um protetor térmico e dê preferência para produtos com fator de proteção solar para proteger o seu cabelo preto.

Lembre-se também que é necessário fazer retoques na raiz, principalmente se a sua cor natural for muito mais clara. Os retoques podem ser feitos a cada 20 dias em casos de mulheres cujo cabelo natural seja castanho claro ou loiro. Se a sua cor natural for castanha escura, faça o retoque entre 30 a 45 dias.

Entre um retoque e outro, reforce os cuidados com as suas madeixas para que ela não perca a vivacidade. Quando está muito fraco, o cabelo preto tem tendência a ficar muito opaco, o que se reflete fortemente em sua aparência.

Manter os cuidados em dia também ajudará a evitar a aparição de frizz e de pontas duplas, que são comuns após a realização de procedimentos químicos nos fios. Utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo e para a sua nova cor para obter resultados ainda melhores.

O cabelo preto é lindo e extremamente versátil. Se você cansar dessa cor e desejar mudar para uma nova tonalidade, provavelmente terá que descolorir seus fios, processo que exige uma série de cuidados específicos visando a saúde das suas madeixas.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>