Cabelo poroso: como identificar e tratar

Cabelo poroso: como identificar e tratar

São muitos os procedimentos que costumamos fazer em busca das madeixas perfeitas. Hidratamos, colorimos, alisamos, relaxamos, hidratamos novamente, tomamos vitaminas, colorimos de novo. E o resultado final é, em vez de madeixas dignas de propaganda de shampoo, o tal cabelo poroso.

Se você se identificou com o cenário acima, saiba que não é a única. Em busca do cabelo que tanto sonhamos, absorvemos um número cada vez maior de informações acerca de tratamentos e técnicas para conseguir aquele cabelo de propaganda. No entanto, nós nos esquecemos de prestar atenção à saúde das madeixas para percebemos o que, exatamente, elas precisam no momento.

 Se você geralmente associa a palavra porosidade apenas à saúde da pele, saiba que o cabelo poroso também existe e é uma frustração para um número cada vez maior de pessoas. Mas não se preocupe, porque explicaremos direitinho o que é, como identificar e como tratar o cabelo poroso.

O que é o cabelo poroso?

A porosidade é a responsável pelo aspecto áspero, sem elasticidade e quebradiço das nossas madeixas. O cabelo poroso ocorre quando as escamas do fio de cabelo abrem-se de forma permanente.

Quando isso acontece, a absorção de nutrientes torna-se mais difícil e, em alguns casos, praticamente deixa de ocorrer, o que torna as madeixas mais vulneráveis à ação dos chamados agentes externos, como o vento, o sol, a poluição, o sal etc., além de fazer com que produtos não sejam absorvidos.

Se você sente que faz diversos tratamentos e seu cabelo continua com aspecto ressecado, pode ser que você esteja sofrendo com a porosidade nas madeixas.  Costuma-se dividir o cabelo poroso em níveis, de acordo com o grau de porosidade.

Quais são os graus de porosidade do cabelo?

Conforme dissemos, costuma-se dividir o cabelo poroso em níveis, de acordo com seu grau de porosidade. Esses níveis são o baixo, médio e alto.

Baixa porosidade

Quando o grau de porosidade é baixo, a cutícula está bem fechada, o que dificulta a penetração dos cremes e óleos. Com isso, o cabelo tem dificuldade em absorver tratamentos e também a água. O fio de cabelo poroso que sofre com baixo grau de porosidade não costuma ter aspecto elástico.

Média Porosidade

Os fios de cabelo com média porosidade tem as cutículas meio abertas. Nesse caso, eles têm maior facilidade em absorver e manter tanto a água quanto os nutrientes ou químicas de produtos capilares diversos.

Alta porosidade

O cabelo poroso com alto grau de porosidade tem as cutículas muito abertas, o que confere o aspecto ressecado e favorece o aparecimento de frizz. Esse cabelo absorve a água com tanta facilidade quanto a perde. Costumam ser opacos e embaraçar com muita facilidade.

Como fazer o teste de porosidade?

Por sorte, há um teste para identificar o cabelo poroso que pode ser feito facilmente. O teste deve ser feito com o cabelo limpo, ou seja, recém-lavado, mas já seco.

Separe alguns fios limpos de cabelo. Como sabemos, o próprio ato de escovação é responsável por soltar alguns fios de cabelo, então escove as madeixas e pegue alguns dos fios que permanecem na escova.

Coloque-os dentro de um copo com água filtrada. Deixe os fios ali durante dez minutos. Após os dez minutos, analise o comportamento do fio dentro da água.

Se o fio afundar completamente no copo, significa que seu cabelo está com alto nível de porosidade. Se o fio ficar no meio do copo, sem afundar completamente mas sem boiar, a porosidade do seu cabelo é média. E, por fim, se o fio boiar, significa que o seu cabelo tem porosidade baixa.

cabelo poroso

Como tratar o cabelo poroso?

O tratamento para o cabelo poroso dependerá do nível de porosidade do mesmo e, portanto, deve-se realizar o teste para, então, decidir qual é o tratamento adequado.

Entretanto, dentre as principais causas do cabelo poroso estão o uso excessivo de químicas. A ação de agentes externos. Por isso, lembre-se sempre de cuidar do seu cabelo, especialmente no verão, quando a ação do sol, da água do mar e da água da piscina tem o poder de intensificar o ressecamento das madeixas.

Vejamos alguns tratamentos para o cabelo poroso de acordo com seu grau de porosidade.

Tratamento para cabelo com baixa porosidade

Para tratar esse tipo de cabelo poroso deve-se focar na hidratação. Uma vez que as cutículas estão muito fechadas, o que pode impedir a penetração do produto, uma dica é molhar o cabelo com água morna para fazer com que as escama se abram um pouco e o tratamento possa ser melhor absorvido pelas madeixas.

Tratamento para cabelo com média porosidade

Embora a porosidade média indique que seu cabelo está saudável, isso não significa que os tratamentos devam sem ignorados. Para mantê-los saudáveis, é indicado fazer a nutrição capilar, com máscaras indicadas ou óleo vegetal.

Tratamento para cabelo com alta porosidade

O cabelo poroso com alta porosidade é o que mais necessita de tratamento. Nesse caso, a forma ideal de cuidar das madeixas é através da reconstrução capilar, utilizando máscaras concentradas ou a queratina líquida.

Se você deseja manter o tratamento das madeixas sempre em dia e evitar o cabelo poroso, o mais indicado é aderir ao cronograma capilar, rotina de tratamentos que irá hidratar, nutrir e reconstruir suas madeixas. Não deixe de se informar sobre esse poderoso programa e bom tratamento!

 

cabelo poroso

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra