PorosoProblemas e Cuidados

Cabelo poroso: como cuidar, evitar e recuperar os fios.

cabelo poroso @annnagap

Saber identificar quando o cabelo poroso é importante para poder tomar os cuidados relacionados à saúde dos nossos fios. Um dos métodos mais eficientes para cuidar desse problema é a reconstrução capilar, mas ele não é o único.

No entanto, antes de realizar o tratamento, você precisa perceber o que está causando a porosidade das suas madeixas a fim de corrigir o problema e inibir que ele aconteça futuramente.

A grande maioria das soluções para problemas capilares requerem uma análise dos fios para entender o que está afetando sua saúde e causando efeitos como o ressecamento.

Você sabe o que é o cabelo poroso e como identificar esse problema?

O que é o cabelo poroso

“O que é isso?”

Existem três tipos de porosidade dos fios: porosidade baixa, média ou alta. É essencial identificar o nível de porosidade de seus fios para poder fazer o tratamento que irá devolver a saúde das suas madeixas.

Um cabelo poroso tem fios danificados, com a cutícula muito aberta, tornando-se frágil e quebradiço.

Se o seu cabelo estiver poroso, ele com certeza irá apresentar sinais desse problema, e identificá-los o quanto antes é essencial para poder realizar o tratamento que irá devolver o brilho e a vitalidade dos seus fios.

Como saber se o seu cabelo está poroso

É fácil identificar o cabelo poroso. Se suas madeixas estão fragilizadas, quebradiças e ressecadas, pode ser que elas estejam sofrendo com a alta porosidade. Quando esse problema ocorre, o cabelo se torna áspero ao toque.

Para verificar se seus fios estão porosos, basta fazer um simples teste:

Coloque um fio de cabelo em um copo de água filtrada e aguarde 10 minutos.

Se o fio de cabelo boiar no copo, significa que seu nível de porosidade está baixo. Se ele afundar parcialmente, significa que a porosidade é média. Caso ele afunde totalmente, seu nível de porosidade é alto.

cabelo poroso
Teste de porosidade

O ideal é que o nível de porosidade seja médio, já que a baixa porosidade demonstra que o fio não absorve água e outros compostos líquidos com facilidade.

O que causa o cabelo poroso

Diversos fatores podem causar a alta porosidade capilar. Ela pode ser também uma condição inerente aos fios, mas, ainda assim, fatores externos podem acentuar esse problema.

Geralmente o cabelo poroso passa por agressões causadas por procedimentos como alisamentos, colorações e descolorações e também fatores como a ação de agentes externos como o sol, o vento e a água do mar e da piscina.

Saber identificar o nível de porosidade dos fios é importante para escolher o tratamento mais adequado, de acordo com a necessidade dos cabelos.

Como evitar o cabelo poroso

Para evitar o cabelo poroso, é importante manter os cuidados capilares em dia, prevenindo possíveis danos nas suas madeixas. Essa dica é especialmente válida para quem deseja fazer tratamentos químicos que são agressivos aos fios.

Antes de fazer uma escova progressiva ou mudar a cor dos seus cabelos, faça um tratamento como a selagem capilar, que pode ser realizada em casa com a dica de produto, para proteger seus fios.cabelo poroso dica

Outro processo que também pode ser uma forma importante de manter os fios livres de ressecamentos que possam causar a sua porosidade é a nutrição capilar.

Procure por produtos adequados para o seu tipo de cabelo e dê atenção para as instruções de aplicação existentes nas embalagens, que foram desenvolvidas de modo a potencializar a ação dos produtos e trazer o melhor para os nossos fios.

Como cuidar e recuperar o cabelo poroso

Se seu cabelo está poroso, não se preocupe, porque é possível recuperar a saúde dos fios e deixá-los novamente brilhantes e sedosos. Para tal, a maior recomendação é aderir à rotina de cuidados capilares chamada cronograma capilar.

A vantagem dessa rotina é aliar e alternar três dos principais tratamentos para a manutenção da saúde capilar, que são a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

Nossos fios de cabelo são compostos por uma série de vitaminas, nutrientes, proteínas e elementos que são perdidos quando as cutículas do fio estão abertas. O cronograma capilar irá devolver esses elementos perdidos e auxiliar a selar as cutículas, fazendo com que eles se mantenham na fibra capilar.

Cabelo poroso @hello.thalita
Instagram: @hello.thalita

É importante prestar atenção também nos produtos utilizados. Compre sempre produtos desenvolvidos para o seu tipo de fio e pensados para cada etapa do cronograma capilar.

Além disso, outros cuidados como utilizar produtos com fator de proteção solar e aplicar protetor térmico nos fios sempre que optar por utilizar ferramentas de calor como o secador e a chapinha podem ajudar a manter os fios saudáveis por mais tempo.

Nada de preguiça na hora de cuidar dos fios, hein?!

Existe um cronograma capilar para cada tipo de cabelo, de acordo com as principais necessidades dos fios. Faça uma análise das suas madeixas a fim de perceber qual item do cronograma capilar é o mais essencial para auxiliar a salvar seu cabelo poroso e mãos à obra!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>