ColoraçãoLoiro

Cabelo platinado: posso descolorir o cabelo todo em 1 dia?

cabelo platinado

O sonho de muitas, mas o terror da manutenção de outras. Estamos falando do cabelo platinado! Se você está pensando em fazer o seu loiro virar um platinado, vem cá que a gente te explica tudinho.

O cabelo platinado entra e sai de moda com muita frequência, mas a verdade é que ele sempre faz a cabeça, com o perdão do trocadilho, da maioria das mulheres e homens, e não é à toa.

É uma forma diferente de mudar o visual, e a cor loira de forma geral sempre atrai muito aqueles que desejam uma mudança. No entanto, é preciso entender que essa mudança necessita de muitos cuidados.

Todo tipo de cabelo precisa de cuidados, na verdade. Nós sabemos muito bem disso. No entanto, alguns estilos precisam de mais atenção do que outros, principalmente aqueles que envolvem um procedimento químico como a coloração.

Os procedimentos químicos tornam nossos fios mais frágeis e suscetíveis à queda e quebra e, por isso, se você tem vontade de platinar os seus fios, é importante saber quais são os cuidados que envolvem essa técnica, bem como saber escolher os produtos adequados para cuidar dos seus fios e fornecer o que ele necessita para se recuperar de forma mais rápida e eficiente.

O que é cabelo platinado?

Existem diversos tipos de cabelos loiros e, o querido loiro platinado, está entre eles. Ele é a versão mais clara dos tons de loiro, e pode ser puxado para diferentes tipos de cor, como o cinza, gelo ou loiro claríssimo, podendo ser um tom frio ou quente.

O cabelo platinado é muito democrático e combina com todos os tons de pele e tipos de cabelo. Para conseguir esse visual, é possível visitar um salão ou fazer a mudança em casa.

No entanto, se engana quem pensa que só existe um tom de cabelo platinado disponível no mercado. Como disse, há uma grande variedade de tons, de acordo com o subtom para o qual ele tende mais.

E é claro que, com tantas escolhas diferentes, pode ser difícil saber qual é o mais adequado para você.

Cabelo platinado – @beautydesignsbyjuliaswartz

Como achar o melhor tom de cabelo platinado?

Já que existem vários tipos de tom, você deve escolher um para platinar os seus fios, mas você sabe como escolher?

O cabelo platinado não tem restrições, qualquer pessoa pode fazer, independente do tom de pele. A diferença está no tom platinado escolhido.

Se você tem o tom de pele moreno ou negro, escolha por nuances quentes do tom platinado, voltados para o dourado, dessa forma você dá um destaque a mais no seu tom de pele.

@mobhair

Para as pessoas que tem o tom de pele claro, o loiro platinado cinza, voltado para uma nuance fria, ficam bem. Ele valoriza o rosto e deixa um toque super autêntico ao estilo.

@valentinapahde

Lembre-se, na hora de escolher o tom, tenha consciência da saúde dos seus fios. O loiro platinado só é feito depois de descoloração e, quanto mais escuro for o seu cabelo, pode ser que você tenha que fazer mais de uma sessão de descoloração e, assim, ficar o fio fica mais danificado.

Procure sempre a ajuda de um profissional para, dessa forma, atestar a saúde dos seus fios e se pode passar pelo processo de loiro platinado.

Como deixar o cabelo platinado?

Como foi dito acima, o processo para platinar o cabelo envolve, principalmente, descolorir os fios.

Processo de descoloração – @alunosonline.uol

Isso deixa muita gente assustada, afinal, se você nunca descoloriu e quer ir direto para o platinado, os resultados vão depender do profissional que está cuidando do seu cabelo. Mas, para você saber exatamente o que vai acontecer, nós te damos umas dicas. 

É preciso, antes de mais nada, entender que todo procedimento químico traz consequências para a saúde dos nossos fios e, portanto, você deverá dedicar um tempo para fazer com que eles se recuperem, o que significa hidratar, nutrir e reconstruir os fios por meio de tratamentos indicados para esse fim.

A parte boa é que muitos desses tratamentos podem ser feitos em casa, inclusos na sua rotina de cuidados capilares e utilizando ingredientes caseiros em conjunto com máscaras adequadas para o seu tipo de fio.

A variedade de produtos hoje em dia é bem grande, então com certeza é possível encontrar máscaras indicadas para o seu cabelo, o que será de grande auxílio para mantê-los ainda mais lindos com a nova cor.

1 – Preparação para descoloração

Antes de pensar em descolorir os fios, pense bem. Veja se eles estão saudável o suficiente e se aguentaram todo o processo de descoloração. Além disso, lembre-se que o cabelo platinado requer cuidados constantes, pois ele pode perder nutrientes no processo. Um dica de ouro é fazer um cronograma capilar antes da descoloração.

Se o seu cabelo estiver bem de saúde, pode passar para a segunda fase.

2 – Descoloração

Essa parte pode parecer um bicho de sete cabeças, mas tudo vai depender do seu cabelo. Quando mais escuro mais difícil pode ser o processo de descoloração, podendo levar mais de um dia de salão em alguns casos.

Se no seu caso, seu cabelo já tem um tom claro, como loiro ou castanha claro, a descoloração pode ser bem rápida. Nesse processo o produto age direto na fibra capilar, tirando sua tonalidade natural e fazendo com que o tom de loiro apareça.

Cabelo platinado – @beautydesignsbyjuliaswartz

Você pode conhecer um pouco mais sobre a descoloração no nosso guia completo para loiras!

Bônus: posso descolorir o cabelo todo em 1 dia?

Posso??

Muita gente não tem tanta paciência e quer descolorir todo o cabelo em um único dia, mas será que dá? Isso vai depender muito! Principalmente do seu tipo de cabelo. Não há uma resposta padrão quando se trata de cuidados capilares. Há sempre aquela resposta que é mais adequada para o seu tipo de fio.

Como já foi falado anteriormente, alguns processos de descoloração podem levar semanas, entre uma e outra, já que nesse caso, o cabelo tem a tonalidade muito escura ou quente (ruivos escuros), esse tipo de cabelo demora mais a abrir para o loiro e consequentemente para o loiro platinado.

No caso do cabelo já ser loiro e fino, é possível que o loiro platinado seja alcançado em um dia. Mas tudo isso deve envolver uma conversa com o profissional que você escolheu para cuidar dos seu cabelos. Ele irá fazer uma análise do seu fio e dizer qual será a melhor maneira para descolorir.

Como recuperar o cabelo após a descoloração?

Quando você faz uma descoloração, o cabelo perde muitos nutrientes, entre eles a queratina, seus óleos naturais e sua umidade. Todos eles fazem com que o cabelo tenha uma aparência quebradiça, seca e sem forma.

Se o cabelo for cacheado ou crespo, os problemas podem ser ainda maiores, já que os fios podem perder as curvinhas maravilhosas dos cachos, isso também acontece no processo de descoloração, então, esteja preparada.

Para recuperar os fios de início, já saia do salão fazendo uma hidratação para cabelo loiro, bem reforçada. Além disso, não se esqueça do cronograma capilar, é um ótimo aliado para manter os fios saudáveis.

cabelo platinado

Dicas para cuidar do platinado em casa

Além das dicas anteriores, existem outros cuidados que você pode manter em casa para deixar o loiro platinado sempre impecável. Aplique sempre um protetor térmico antes de usar qualquer utensílio quente, como: chapinha, secador ou babyliss.

matizador
Efeito da máscara matizadora

Sempre tenha na bolsa um reparador de pontas. Use um matizador desamarelador em forma de máscara, shampoo ou condicionador, assim você evita que o tom do seu platinado fique amarelado.

 

Gostou das dicas? Tá pensando em platinar? Conta pra gente suas experiências e resultados, assim podemos aprender juntas!

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
>