Cabelo orgânico: O que é? Quais são as vantagens? Como cuidar?

Cabelo orgânico: O que é? Quais são as vantagens? Como cuidar?

Tem uma tendência fazendo a cabeça de quem gosta de mudar o visual: o cabelo orgânico. Seja apenas para alguma data especial ou para mudar o estilo por um período, essa é uma possibilidade de grande versatilidade.

No entanto, principalmente pela denominação, o cabelo orgânico gera muitas dúvidas e confusão. Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a compreender melhor o que é, os benefícios e diferenças do fio orgânico em relação ao sintético comum. Vamos lá? 

O que é o cabelo orgânico?

O cabelo orgânico, diferentemente do que o nome sugere, não é o mesmo que cabelo natural. Na verdade, esse tipo de extensão é feito com uma fibra biovegetal orgânica, por isso tal denominação.

Esse tipo de fio é utilizado em perucas, apliques, entrelace e extensões presas a grampos, a fim de dar mais volume, comprimento ou densidade ao visual dos cabelos naturais, sendo que sua aparência e textura são bem próximas àquelas do cabelo humano.

Orgânico x sintético: quais são as diferenças?

O cabelo orgânico tem como grande vantagem sua estética, seu toque e sua maleabilidade mais naturais. Por tudo isso, ele é muito mais versátil do que o cabelo sintético, apresentando possibilidades de uso bem mais variadas – incluindo mudanças de cor, penteados, etc. Isso porque ele conta com uma película protetora, diferentemente do sintético comum.

Apesar dos benefícios, esse tipo de cabelo não costuma custar muito mais do que os apliques sintéticos – já as perucas completas podem ter um valor bem mais elevado. 

Principais benefícios do cabelo orgânico

Entre os diferenciais desses fios, podemos citar:

  1. Facilidade de cuidados

Cuidar desse tipo de aplique é prático, já que os cuidados são semelhantes aos que temos com nosso cabelo natural – incluindo desembaraçá-lo com paciência. A indicação geral é fazer a higienização com shampoo e condicionador, no mínimo, uma vez por semana, dando preferência a produtos que não sejam à base de álcool, a fim de não estimular o ressecamento da fibra orgânica. Nesse momento, também é possível utilizar uma máscara de hidratação de qualidade para manter a boa aparência e o brilho dos fios. 

  1. Você pode utilizar nele ferramentas de calor e mudanças de cor

Se você quer um look ainda mais diferente para uma festa, você poderá utilizar no seu cabelo orgânico a chapinha, o secador ou o babyliss. No entanto, é recomendado que a temperatura máxima do procedimento não ultrapasse os 200º C.

Esse tipo de aplique também pode ser submetido a mudanças de cor – porém o mais indicado é que elas sejam feitas somente com tonalizante ou banho de brilho, já que essas opções são menos agressivas e esses fios não têm as escamas para absorção da tintura. Vale ressaltar que os detalhes relativos à temperatura e aos procedimentos possíveis devem sempre seguir as recomendações do fabricante dos cabelos, ok?

cabelo organico

  1. Durabilidade

Os apliques de cabelo sintético comum, sobretudo se submetidos a alguma mudança, costumam apresentar uma durabilidade bem curta. Já o orgânico, em função da película protetora que o envolve, deve durar mais se bem cuidado.

  1. Pode ser utilizado em sua transição capilar

Para quem está iniciando ou pensa em fazer sua transição capilar e quer testar possibilidades de resultados com as texturas e o cumprimento dos cabelos, os apliques orgânicos podem ajudar.

  1. Aspecto mais natural a um valor acessível

Alguns dos tipos de cabelos sintéticos acabam se assemelhando aos cabelos de bonecas, com brilho excessivo, textura artificial e pouca maleabilidade. Por isso, muita gente acaba procurando opções com fios humanos, porém essas apresentam um custo bem mais elevado. 

O cabelo orgânico surge como uma alternativa de bom custo-benefício. Ele gera um visual mais harmonioso e natural, mas com um valor bem mais acessível do que o dos apliques e das perucas de cabelos humanos.

Dicas extras para a manutenção do cabelo orgânico

Além das recomendações que já vimos, para os casos de sentir que os fios estão mais porosos ou pesados, uma boa dica é utilizar um pouco de glicerina ou óleo capilar nos cabelos – apenas duas gotinhas já podem ser suficientes. Para finalizar, basta selar os fios com a chapinha se as madeixas forem lisas. 

Outro cuidado importante é dormir com o cabelo preso – exceto para quem utiliza os apliques de tic-tac, que devem ser retirados nesse momento do dia. O coque é o mais indicado para que os cabelos não embaracem excessivamente.

Você já conhecia o cabelo orgânico? Já utilizou esse ou outros apliques sintéticos? Participe dessa discussão, compartilhe sua experiência com a gente aqui nos comentários!


 

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?