OnduladoProblemas e Cuidados

Cabelo ondulado masculino: segredos sobre definição, cuidados e corte

cabelo ondulado masculino

O cabelo ondulado masculino tem o dom de deixar o visual mais jovem. Com o corte de cabelo certo, é possível ressaltar ainda mais as ondas e deixar os cabelos lindos. E, é claro, também é necessário tomar os cuidados indicados para potencializar a beleza dos seus fios.

Muito cobiçado por homens e mulheres, o cabelo ondulado tem aquela carinha de quem acabou de sair da praia, considerada tão despojada e trendy. Mas até pouco tempo atrás, não era bem assim que as pessoas com esse tipo de fio se sentiam.

cuidados para cabelo ondulado masculino
Foto/Reprodução: Pinterest

Quando os tipos de produtos eram mais escassos, era mais difícil entender como lidar com o cabelo ondulado masculino. A definição mais comum era que esse tipo de cabelo não era “nem liso, nem cacheado”.

De fato, ele não é nenhum dos dois, mas esse tipo de cabelo vai muito além disso. Existem tipos de ondas diferentes, que vão das mais suaves até aquelas mais marcadas.

Para saber como potencializar a beleza do seu cabelo ondulado masculino, se liga nas dicas que vamos passar.

Quais são as características do cabelo ondulado?

Se existem tipos de cabelos diferentes, quer dizer que o cabelo ondulado possui características diversas e, portanto, é importante entender tais características. Assim, você pode direcionar os seus cuidados para que os seus fios fiquem mais lindos do que nunca.

Uma das principais características do cabelo ondulado masculino é o fato de que as suas curvas possuem movimento. Esse movimento pode ser mais ou menos acentuado de acordo com a curvatura dos fios.

Os diferentes tipos de cabelo ondulado são subclassificados de acordo com o tipo de curvatura que os seus fios apresentam. Isso porque existe uma classificação universal dos fios que visa facilitar os cuidados.

cabelo ondulado masculino curto
Instagram: @allthingshair

Exatamente devido a essa curvatura, esse tipo de cabelo costuma ser mais ressecado do que os fios de cabelo liso, já que o formato dos fios faz com que a oleosidade natural produzida na raiz tenha maior dificuldade de chegar até as pontas.

Isso faz com que o cabelo ondulado masculino tenha problemas de frizz em excesso também. No entanto, quando está bem tratado, o cabelo ondulado masculino apresenta o volume controlado, maior definição e um brilho maravilhoso.

Como cuidar do cabelo ondulado masculino?

Tão importante quanto aprender as principais características dos seus cabelos é saber como cuidar direitinho dos fios.

Está na hora de aprender como cuidar do seu cabelo ondulado masculino para deixar os fios ainda mais bonitos. O primeiro cuidado que deve ser tomado é o de comprar produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

Lembre-se de adicionar o condicionador nos seus cuidados capilares, já que ele será o responsável por fechar a camada mais externa do seu cabelo, a cutícula, fazendo com que eles fiquem mais maleáveis.

cabelo ondulado masculino longo
Foto/Reprodução: Pinterest

Procure fazer hidratação uma vez por semana para evitar que os seus fios fiquem ressecados. Você pode incluir a hidratação na sua rotina de banho de forma muito fácil.

Basta lavar os fios, aplicar a máscara de hidratação, aguardar os minutos indicados na embalagem, enxaguar e aplicar o condicionador. Tudo isso pode ser feito enquanto você está no chuveiro, então não venha com a desculpa de que dá trabalho, hein?

Invista também em produtos que ajudam a cuidar da saúde dos fios no dia a dia, como leave-in, reparadores de pontas e cremes de pentear.

Como pentear e definir o cabelo ondulado masculino?

A melhor forma de pentear o cabelo cacheado masculino é ainda no banho. Assim, fica mais fácil desembaraçar sem quebrar os fios e sem alterar a definição das ondas.

Para conseguir ondas mais definidas, invista em produtos específicos para cabelos ondulados, que irão ativar a formação dessas desejadas curvaturas. Você também pode amassar levemente os cabelos após aplicar o produto, com a ajuda das mãos.

A técnica de fitagem também é muito fácil de ser feita, e consiste em passar os dedos entre os fios, como se estivesse penteando, para separá-los em pequenas fitas. Essas fitas formarão as ondas.

Em qual corte investir?

Para além dos cuidados e dos produtos indicados para o seu tipo de fio, é importante prestar atenção na hora de cortar os cabelos. O corte certo irá ajudar a definir as suas ondas do jeitinho que você quer.

Para o cabelo ondulado masculino, um dos cortes mais indicados é aquele com as laterais mais longas que o topo da cabeça, também chamado de corte desconexo. Ele dará um ar mais bagunçadinho para o visual e realçará as ondas largas.

corte masculino ondulado
Foto/Reprodução: Pinterest

Outro corte muito indicado é aquele em camadas, que dará mais caimento para o cabelo, deixando as ondas mais soltas.

O cabelo ondulado masculino é lindo e, com os cuidados certos, ficará ainda mais bonito. Invista nos produtos certos para o seu tipo de fio para potencializar a beleza dos seus cabelos ondulados e nada de preguiça, hein?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>