DicasOndulado

Cabelo ondulado: confira 5 dicas para o ondulado perfeito

cabelo onduladocabelo ondulado

O cabelo ondulado, aquele que parece que acabamos de sair da praia, é um dos mais desejados pelas mulheres e uma das celebridades que representam super bem esse tipo de fio é a top model brasileira Gisele Bundchen.

Mas engana-se quem pensa só existe uma textura de cabelo ondulado, sabia? É realmente muito importante saber identificar qual é o seu tipo de cabelo ondulado para seguir os cuidados certinhos para que as ondas fiquem definidas e saudáveis.

cabelo ondulado sem definição
Instagram: @luiiizamaia

Neste artigo, nós vamos te ajudar a identificar qual é o seu tipo de ondulado e também 5 cuidados que você precisa seguir de acordo com as características das suas ondas. Vamos nessa?

Qual a importância de saber o seu tipo de cabelo?

Como falamos anteriormente, saber identificar o tipo do seu cabelo é algo que faz toda a diferença, pois vai te ajudar a saber qual é a rotina de cuidados que os seus fios precisam para que fiquem saudáveis, brilhantes e macios. Ao saber o seu tipo de fio, você consegue, por exemplo, usar apenas produtos que foram desenvolvidos pensando na necessidade deles. Bem bacana, né? Descubra abaixo quais são as características do cabelo ondulado e qual é o seu tipo!

Características do cabelo ondulado

Uma das características desse tipo de cabelo são as suas curvas com movimento. Há quem acredite que a diferença dos formatos dos fios torne impossível a criação de looks variados, mas, na verdade, é exatamente o oposto. 

Quando não está bem tratado, o cabelo ondulado pode apresentar excesso de volume e frizz, o que pode fazer com que a sensação de falta de definição se acentue ainda mais.

Além disso, é importante dizer que o cabelo ondulado tem tendência ao ressecamento nas pontas, já que a oleosidade tem dificuldade em chegar as pontas devido a curvatura dos fios.

cabelo ondulado

Tipos de cabelo ondulado

Como falamos anteriormente, existem diferentes tipos de cabelo ondulado e cada um deles é classificado de acordo com a curvatura que os fios apresentam e identificar qual é o seu tipo te ajuda na escolha dos produtos certos e também na rotina de cuidados que o seu cabelo necessita.

Para que você entenda melhor:  a  classificação dos fios de cabelo vai do número 1 até o 4. O cabelo de tipo 1 é o cabelo liso, enquanto o 4 é o cabelo crespo. Além dos números, usam-se também letras para tornar ainda mais específico o grau de curvatura dentro da classificação inicial.

O cabelo ondulado entra na classificação de número 2, podendo ser subdividido em três letras: 2A, 2B E 2C.

cabelo ondulado
Instagram: @larissascanavini

2A

As ondas formadas nesse tipo de fio são superleves, concentrando-se geralmente do fim do comprimento até as pontas. Esse tipo de cabelo ondulado é comumente confundido com o cabelo liso.

2B:

As ondas do cabelo ondulado tipo 2B são mais marcadas, e costumam surgir do meio do comprimento até as pontas. Isso significa dizer que a raiz do cabelo é lisa, mas o comprimento apresenta ondas mais definidas.

2C:

O cabelo ondulado 2C é por muitas vezes confundido com o cabelo cacheado. Isso porque, dependendo da finalização, pode-se obter cachos mais abertos. Mas, no geral, as ondas desse tipo de cabelo costumam começar na raiz e são bem marcadas desde todo o comprimento até as pontas.

5 dicas para o ondulado perfeito

Agora que você já entendeu que existem diferentes tipo de cabelo ondulado, é importante também saber alguns truques e dicas para que os fios ondulados fiquem sempre saudáveis. Não precisa se preocupar, ok? Essa rotina de cuidados com o cabelo ondulado não é algo difícil de ser seguido e faz toda a diferença na saúde e definição das suas ondas, que ficam realmente mais bonitas.

Advertisement

Confira abaixo nossas 5 dicas essenciais para o cabelo ondulado e comece já a testar! Logo nas primeiras vezes seguindo esses nossos truques você já vai perceber os seus fios ondulados mais saudáveis e definidos!

  • Finalize com fitagem e difusor

Um dos segredos para conseguir as ondas perfeitas está na finalização. Você provavelmente já ouviu falar de fitagem, mas pode ser que a associe apenas com cabelos cacheados ou crespos. Mas saiba que o cabelo ondulado também pode se beneficiar dessa excelente técnica de finalização.

Basta dividir o cabelo em mechas e aplicar um creme finalizador, tomando o cuidado de aplica-lo somente no comprimento até as pontas. Então, use o difusor na temperatura média para secar os fios. Isso ajudará a manter a definição. Mas lembre-se sempre de usar um protetor térmico antes, ok?cabelo ondulado

  • Não se esqueça de hidratar

A hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados de todas as pessoas, mas é especialmente importante para mulheres que buscam mais definição para suas ondas. Isso porque é por meio da hidratação que você garantirá a umidade necessária para que o cabelo ondulado arme com menos frequência, e também se livrará do indesejado frizz.

  • Faça um coque para definir as ondas

Quer ondas definidas mas não quer ter que utilizar o secador? Basta lavar seu cabelo e aplicar um creme de pentear indicado para o cabelo ondulado. Então, deixe os fios secarem naturalmente. Quando estiverem mais úmidos do que molhados, faça um coque de cada lado da cabeça.

Deixe o coque até que o cabelo seque completamente e então solte-o. Você verá como conseguirá, com essa simples técnica, um ondulado dos sonhos.

  • Pare de mexer no cabelo!

Um dos problemas do cabelo ondulado é que, para ressaltar a definição, as mulheres têm a mania de passar o dia amassando as madeixas. Embora isso pareça ser uma grande ajuda, na verdade, só contribui para aumentar o frizz.

Isso porque a constante fricção fará com que as escamas da fibra capilar fiquem machucadas, o que causará o aparecimento dos indesejados frizz. Evite escovar seu cabelo muitas vezes e pare de passar a mão nele o tempo todo.

cabelo ondulado curto
Instagram: @agridocecereja
  • Não corte o cabelo molhado

Nada de sair do banho e ficar encarando a tesoura com ideia de tornar seus fios mais curtos ou se dar de presente uma franjinha nova, viu? Eu sei, é tentador, mas você precisa resistir!

O formato do cabelo ondulado muda completamente quando ele está seco ou molhado. Já percebeu que seu cabelo parece mais comprido quando está úmido? Isso porque, com o peso da água, os cachos perdem sua definição e volume.

Por isso, corte o cabelo sempre seco, quando ele está com o comprimento e volume definidos, para evitar surpresas desagradáveis.

Seguindo as dicas acima, você garantirá que seu cabelo ondulado tenha a melhor definição possível. Afinal, quem é que não quer ter cabelo de sereia, não é mesmo?

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe com as amigas! <3

Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • Para quem quer sair por ai desfilando com um cabelo digno de celebridade, o Guia da Semana te ensina truques para conseguir o ondulado perfeito. Confira: 

  • to com progressiva no cabelo, porém quero voltar pro meu ondulado, que que eu faço? já começo, ou devo esperar?

  • Tenho cabelo ondulado do tipo 2b (com muito frizz), porém gosto dele com um aspecto mais para o lizo, sem muito volume, teriam algumas dicas de como posso deixar ele mais para o lizo?
    Gostei muito da matéria!

  • Meu cabelo é 2a e há 4 anos fazia escova inteligente 2x por ano, parei há quase 1 ano. Meu cabelo está com a raiz está “fofa” e cheio de frizz. Queira dicas de como passar por essa Transição sem pirar.

  • >