Cabelo ondulado: confira 5 dicas para o ondulado perfeito

Cabelo ondulado: confira 5 dicas para o ondulado perfeito

Se quando você pensa no cabelo ondulado perfeito a primeira imagem que vem à sua cabeça são as madeixas da Gisele Bündchen, saiba que não está sozinha. A modelo foi a grande responsável por popularizar essa textura de cabelo no Brasil e no mundo.

A melhor forma de explicar o cabelo ondulado é dizer que ele não é nem liso nem cacheado. Esse fato incomoda muitas mulheres, que acreditam que esse tipo de cabelo seja sem forma. Mas a definição das suas ondas dependerá da forma como você trata suas madeixas.

Características do cabelo ondulado

Esse tipo de cabelo tem como característica suas curvas com movimento. Há quem acredite que a diferença entre os fios impeça criar looks variados, mas é exatamente o oposto.

Quando não está bem tratado, o cabelo ondulado pode apresentar excesso de volume e frizz, o que pode fazer com que a sensação de falta de definição se acentue ainda mais.

cabelo ondulado

Tipos de cabelo ondulado

É importante ressaltar que não existe um único tipo de cabelo ondulado. As madeixas que têm essa característica são classificadas de acordo com o tipo de curvatura que o fio apresenta.

A classificação dos fios de cabelo vai do número 1 até o 4. O cabelo de tipo 1 é o cabelo liso, enquanto o 4 é o cabelo crespo. Além dos números, usam-se também letras para tornar ainda mais específico o grau de curvatura dentro da classificação inicial.

O cabelo ondulado entra na classificação de número 2, podendo ser subdividido em três letras: 2A, 2B E 2C.

  • 2A: as ondas formadas nesse tipo de fio são superleves, concentrando-se geralmente do fim do comprimento até as pontas. Esse tipo de cabelo ondulado é comumente confundido com o cabelo liso.
  • 2B: as ondas do cabelo ondulado tipo 2B são mais marcadas, e costumam surgir do meio do comprimento até as pontas. Isso significa dizer que a raiz do cabelo é lisa, mas o comprimento apresenta ondas mais definidas.
  • 2C: o cabelo ondulado 2C é por muitas vezes confundido com o cabelo cacheado. Isso porque, dependendo da finalização, pode-se obter cachos mais abertos. Mas, no geral, as ondas desse tipo de cabelo costumam começar na raiz e são bem marcadas desde todo o comprimento até as pontas.

5 dicas para o ondulado perfeito

O grau de definição das ondas dependerá dos cuidados feitos com as madeixas. Por isso, trazemos aqui 5 dicas para conseguir o ondulado perfeito.

  • Finalize com fitagem e difusor

Um dos segredos para conseguir as ondas perfeitas está na finalização. Você provavelmente já ouviu falar de fitagem, mas pode ser que a associe apenas com cabelos cacheados ou crespos. Mas saiba que o cabelo ondulado também pode se beneficiar dessa excelente técnica de finalização.

Basta dividir o cabelo em mechas e aplicar um creme finalizador, tomando o cuidado de aplica-lo somente no comprimento até as pontas. Então, use o difusor na temperatura média para secar os fios. Isso ajudará a manter a definição. Mas lembre-se sempre de usar um protetor térmico antes, ok?

  • Não se esqueça de hidratar

A hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados de todas as pessoas, mas é especialmente importante para mulheres que buscam mais definição para suas ondas. Isso porque é por meio da hidratação que você garantirá a umidade necessária para que o cabelo ondulado arme com menos frequência, e também se livrará do indesejado frizz.

  • Faça um coque para definir as ondas

Quer ondas definidas mas não quer ter que utilizar o secador? Basta lavar seu cabelo e aplicar um creme de pentear indicado para o cabelo ondulado. Então, deixe os fios secarem naturalmente. Quando estiverem mais úmidos do que molhados, faça um coque de cada lado da cabeça.

Deixe o coque até que o cabelo seque completamente e então solte-o. Você verá como conseguirá, com essa simples técnica, um ondulado dos sonhos.

  • Pare de mexer no cabelo!

Um dos problemas do cabelo ondulado é que, para ressaltar a definição, as mulheres têm a mania de passar o dia amassando as madeixas. Embora isso pareça ser uma grande ajuda, na verdade, só contribui para aumentar o frizz.

Isso porque a constante fricção fará com que as escamas da fibra capilar fiquem machucadas, o que causará o aparecimento dos indesejados frizz. Evite escovar seu cabelo muitas vezes e pare de passar a mão nele o tempo todo.

  • Não corte o cabelo molhado

O formato do cabelo ondulado muda completamente quando ele está seco ou molhado. Já percebeu que seu cabelo parece mais comprido quando está úmido? Isso porque, com o peso da água, os cachos perdem sua definição e volume.

Por isso, corte o cabelo sempre seco, quando ele está com o comprimento e volume definidos, para evitar surpresas desagradáveis.

Seguindo as dicas acima, você garantirá que seu cabelo ondulado tenha a melhor definição possível. Afinal, quem é que não quer ter cabelo de sereia, não é mesmo?

cabelo ondulado

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
2 Comentários
  1. Avatar
    Mass Follows 24/05/2019

    Para quem quer sair por ai desfilando com um cabelo digno de celebridade, o Guia da Semana te ensina truques para conseguir o ondulado perfeito. Confira: 

    Reply
    • Avatar
      Yenzah 28/05/2019

      Amamos saber que gostou da matéria, Mass Follows.

      Reply

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra