Ad
DicasOleosos ou Mistos

Cabelo oleoso: veja 5 erros que aumentam a oleosidade dos fios

cabelo oleosocabelo oleoso

A sensação de ter cabelo oleoso não é nada agradável. Só quem já viveu sabe como é péssimo ter a impressão de que há óleo suficiente nas nossas madeixas para fritar um daqueles pastéis especiais, cheios de recheio.

Se você sofre com esse problema, já deve ter passado por alguns momentos como ver os penteados de efeito molhado que está tão na moda e rir pensando que aquele é, basicamente, o penteado que você usa todo santo dia.

uma série de informações que circulam por aí sobre a maneira certa de cuidar do cabelo oleoso e fazer com que ele não fique com a aparência de que está sujo.

Mas o problema é que, muitas vezes, estamos acostumadas a cuidar dos nossos fios de certo modo há tanto tempo que nos sentimos menos propensas a abrir a mente e entender métodos diferentes de dar atenção para as madeixas.

Se você considera que manter seus cabelos com aparência “normal” é um verdadeiro desafio, então vamos aprender juntas como cuidar do seu cabelo oleoso e fazer com que ele fique lindo.

cabelo oleoso tratado
Instagram: @10k_de_cabelos

Temos que entender quais são os hábitos e ações diárias que podem diminuir e até mesmo acabar com a oleosidade dos nossos fios.

Vamos abordar desde a lavagem até a finalização, da rotina alimentar até os produtos utilizados nos seus fios. Além de perceber quais são os fatores que influenciam na oleosidade do seu cabelo. Está pronta para dizer adeus ao cabelo oleoso?

Por que os cabelos ficam oleosos?

O primeiro passo antes de entender quais são os erros que tornam o seu cabelo oleoso é, como era de esperar, entender direitinho o que é esse tipo de cabelo e o que causa a oleosidade dos fios de forma geral.

A oleosidade capilar em si não é uma coisa ruim. Ela é causada pela produção de gordura das glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo.

O objetivo dessa produção de gordura é proteger os nossos fios contra a ação de agentes externos como o sol, o vento, a poluição etc.. Esse agentes danificam a fibra capilar e desgastam o nosso fio.

motivo do cabelo oleoso
Instagram: @thehairroutine_

Quem tem cabelo oleoso geralmente tem uma produção em excesso desse sebo. Esse problema pode ter dois grandes motivos principais que o causam: a genética e o estresse.

O fator genético é aquele que corre dentro da sua família, o que significa dizer que você herdou essa característica (bem que poderia ter sido um milhão de reais, né).

Já o segundo fator é relacionado a problemas como o estresse, distúrbios hormonais, sobretudo durante a puberdade ou a gravidez, e a má alimentação.

Os 5 erros mais comuns de quem tem o cabelo oleoso

Independente da predisposição genética para a oleosidade capilar ou dos problemas hormonais ou aqueles causados pelo estresse, tenho boas notícias.

É possível sim minimizar o aspecto oleoso dos seus fios com alguns passos simples. Abaixo, mostro 5 hábitos que causam a oleosidade excessiva nos cabelos e, assim, você vai saber direitinho como se prevenir.

1. Lavar os fios com água muito quente

A água quente é uma das principais vilãs de quem tem o cabelo oleoso. Ela gera  ressecamento no couro cabelo, causando o temível efeito rebote. Esse efeito ocorre quando o seu organismo passa a produzir mais sebo para suprir uma necessidade do seu couro cabeludo. Isso faz com que seus fios fiquem mais oleosos do que já estavam.

Por isso, recomenda-se tomar banho com água morna a fria, evitando assim a produção extra de oleosidade nos fios.

2. Aplicar produtos na raiz

É claro que isso não se refere a todos os produtos, mas um grande erro de quem tem cabelos oleosos é aplicar o condicionador, máscara e óleos de forma geral muito próximos ao couro cabeludo. Isso acaba obstruindo os poros, causando a produção de mais sebo.

O ideal é que você aplique esses produtos ao longo do comprimento e nunca na raiz. Mas não negligencie o uso deles, porque mesmo cabelos oleosos precisam de hidratação, está bem?

Vale salientar que é muito importante enxaguar bem os fios depois da lavagem para não deixar nenhum resto de produto nos cabelos. E, além disso, na hora de enxaguar, ressalto que a água deve ser fria ou morna. Vamos abandonar a água quente, tá?

aplicar produtos na raiz do cabelo oleoso
Instagram: @hairshop4you_

3. Alimentação irregular

Sabe aquela famosa frase “você é o que você come”? Pois bem, é a mais pura verdade, principalmente para quem tem cabelo oleoso. Por isso, evite alimentos como gorduras, frituras e açúcares. Além de prejudicarem sua saúde, também danificam seus fios. Eles alteram o metabolismo do corpo e o funcionamento dos folículos capilares, aumentando a produção de sebo.

O consumo exagerado de alimentos com açúcar provocam uma redução da vitamina E no organismo, nutriente essencial para o crescimento dos fios. Já o consumo de alimentos como frituras, queijos e salgadinhos industrializados, ricos  em gordura, influenciam diretamente na maior produção de oleosidade no couro cabeludo.

Portanto fique mais atenta a sua alimentação. Sua saúde e seus cabelos agradecem!

4. Uso de produtos não apropriados para cabelo oleoso

Se você usa produtos específicos para hidratação ou que são indicados para cabelos ressecados, pare agora! Esses tipos de produto são ricos em óleos e o uso excessivo desses ingredientes na raiz pode deixá-las com aspecto oleoso, pesados e sem volume

O ideal é escolher produtos adequados para o cabelo oleoso, principalmente aqueles que aumentam o volume ou a densidade dos fios, pois eles permitem uma limpeza profunda na raiz do cabelo, eliminando eficientemente todos os resíduos de gordura dos poros. E só faça uso de máscaras hidratantes regularmente se os seus cabelos estiverem realmente precisando.

cabelo oleoso

5. Mexer demais no cabelo

Tira essa mãozinha do cabelo, menina! Sim, a tentação de ficar passando a mão regularmente no cabelo é bem grande. Quando estamos com tédio, quando eles estão macios demais, quando acabamos de lavar.

Mas é preciso entender que esse é um comportamento que estimula a produção de sebo. Por isso, acaba fazendo com que o problema da oleosidade se agrave ainda mais.

Isso também vale para aquela mania de ficar jogando os cabelos de um lado para o outro e enrolando pequenas mechas com os dedos. Imagina a quantidade de coisas que suas mãos tocam. Por mais que você lave constantemente, ela acaba ficando um pouquinho engordurada ao longo do dia.

A cada vez que você tocar nos seus cabelos, estará passando um pouquinho dessa gordura para seus lindos fios, que logo assumem o aspecto de sujo e oleoso.

Por isso, opte por usar uma piranha ou grampo para prender a franja, ou escolha usar o cabelo amarrado quando ele estiver te incomodando.

Se você possui alguns destes hábitos e sofre com oleosidade, é hora de parar! São hábitos comuns e muitas vezes nem percebemos, mas estamos o tempo todo prejudicando a boa saúde do nosso cabelo. Quem sabe você não consegue resolver o seu problema de oleosidade com algumas atitudes simples?!

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

  • >