Problemas e Cuidados

Seu tipo de cabelo é normal? Descubra como cuidar dele

cabelo normal

Há um tempo na vida em que tudo que queremos é ser normal. Depois, tudo que queremos é ser únicos, diferentes. Normal parece até mesmo uma palavra estranha. Mas e quando essa palavra é aplicada para seu cabelo? O que é um cabelo normal? Calma que este artigo irá explicar tudo.

Existem muitos tipos de cabelos diferentes, sabemos disso. Mas, geralmente, vemos dicas para cuidar do cabelo oleoso, do cabelo liso, do cabelo quimicamente tratado e nada do normal. Se você tem cabelo normal, provavelmente deve se perguntar qual a melhor forma de cuidar dos seus fios.

Os cuidados com as nossas madeixas dependem primariamente de entendermos que tipo de fio temos. Pode ser complicado entender qual é o cabelo normal e quais são suas principais características.

cabelo nornal
@weheartit

Características do cabelo normal

O cabelo normal é o que muitas mulheres querem ter, já que ele apresenta um brilho próprio sem que seja necessário utilizar produtos. Ele não é nem seco nem oleoso, nem ressecado nem nenhuma das outras características que tanto nos irritam.

Suas pontas não costumam ser espigadas e os fios são geralmente fortes, não sendo quebradiços. O couro cabeludo de quem tem cabelo normal costuma ser saudável, sem a presença de caspas.

Isso quer dizer que o cabelo normal é uma fada sensata que não precisa de cuidados? Não. Todo cabelo, independente de seu tipo, necessita de cuidados, já que estamos diariamente expostas à ação de agentes externos como o sol e a poluição.

cabelo normal
@luizasahd

Existe um jeito específico de lavar cabelo normal?

Se você tem cabelo normal, preste atenção aos cuidados para mantê-los saudáveis e brilhosos. Escolher a linha de cuidados certos é importante para fornecer às suas madeixas o que elas precisam para manter o ótimo trabalho.

Como o cabelo normal não resseca com facilidade e nem tem oleosidade em excesso, não há necessidade de lavá-lo com frequência, pois as glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo produzem a gordura necessária para alimentar adequadamente os fios.

Na hora de lavar, opte por um shampoo suave e lembre-se de aplicar o produto somente no couro cabeludo, deixando que a espuma que escorre para o comprimento faça o trabalho de lavá-lo.

Também é importante lavar os fios com água morna ou fria, nunca água quente. Isso irá ressecar os fios e abrir a fibra capilar, deixando com que a hidratação e os nutrientes ali presentes fujam.

O condicionador, ao contrário do shampoo, deve ser aplicado no comprimento e nunca na raiz. Por fim, resista àquela famosa tentação de esfregar o couro cabeludo, optando por fazer massagens suaves na região para ativar a ação do shampoo.

Cuidados diários com o cabelo normal

O cabelo normal não costuma exigir cuidados em excesso, mas isso não quer dizer que você poderá negligenciar atenção para os seus fios. A hidratação é necessária em qualquer tipo de cabelo, ainda que ele não seja naturalmente ressecado ou oleoso.

Os fios do cabelo normal recebem alimento do couro cabeludo em quantidade suficiente para se manter saudáveis, mas uma ajuda externa é sempre eficiente. Faça hidratação a cada 15 dias com produtos adequados para o seu tipo de fio. Isso ajudará a manter a vitalidade e o brilho das suas madeixas.

Cabelo normal

Além disso, lembre-se sempre de proteger seus fios da ação de agentes externos como o sol, o vento, a poluição, o cloro da piscina e o sal do mar. Use produtos que tenham fator de proteção solar e opte por chapéus em dias de sol muito intenso. Ao sair do mar ou da piscina, tome uma ducha de água doce para remover os componentes mais nocivos à saúde dos fios.

O uso de ferramentas de calor como o secador e a chapinha também são prejudiciais à saúde do cabelo normal e, portanto, deve-se evitar utilizá-los. Se esse uso for necessário, não se esqueça de proteger os seus fios utilizando um protetor térmico, que formará uma camada protetora em volta da fibra capilar que servirá para minimizar a ação dessas ferramentas.

Os óleos capilares e produtos leave-in são importantes para proteger os fios, e devem ser utilizados ao longo do dia para selar a fibra capilar. Procure por produtos específicos para o seu tipo de fio e procure não carregar a mão ao usar o óleo, pois isso deixará o aspecto do fio pesado.

Quem tem o cabelo normal também pode optar pelo cronograma capilar na hora de cuidar dos fios. Essa rotina de cuidados alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar, fornecendo aos fios os itens necessários para mantê-los saudáveis e protegidos.

cabelo normal

Se for recorrer a procedimentos químicos como a escova progressiva ou colorações, lembre-se de intensificar os tratamentos a fim de proteger os fios e minimizar os danos que esses procedimentos tem em suas madeixas.

A babosa pode ser muito eficiente para cuidar do seu cabelo normal. Veja algumas receitas para utilizar essa poderosa planta em seus cuidados capilares.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>