DicasMitos e Verdades

Cabelo no inverno: 7 mitos e verdades sobre os cabelos na época mais fria do ano

cabelo no inverno

Como você cuida dos seus cabelos? Os cuidados com as nossas madeixas devem ser adaptados de acordo com o nosso tipo de fio, mas também com a época do ano. O modo como cuidar do cabelo no inverno é diferente daquele do verão. É importante prestar atenção nesses detalhes para diminuir problemas como a queda de cabelo.

O inverno é uma estação fria e seca, e a queda nas temperaturas pode fazer com que os nossos fios fiquem mais ressecados. Quando compramos produtos para os cabelos, é preciso prestar atenção na fórmula para perceber se ela será potente para cuidar das suas madeixas no inverno.

É muito comum que as pessoas não saibam como cuidar do cabelo no inverno e mantenham a mesma rotina de cuidados em todas as estações do ano. No entanto, as dicas para dar atenção para as suas madeixas são bem simples e não envolvem grandes mudanças.

Como cuidar do cabelo no inverno: 7 mitos e verdades

Se você sente que ocorrem mudanças nos seus fios quando chegamos na estação mais fria do ano, então saiba que sua intuição está correta. Os fios ficam mais fragilizados quando o tempo está mais frio e seco e, por isso, é preciso ter cuidados focados para as suas madeixas.

As técnicas de como cuidar do cabelo no inverno são simples. É importante lembrar que em caso de queda acentuada dos fios, é necessário consultar um dermatologista.

Vejamos 7 mitos e verdades sobre como cuidar do cabelo no inverno.

O cabelo cai mais

Verdade. Em algumas épocas do ano, nossos fios ficam mais fragilizados e, dessa forma, mais propensos à queda dos fios. Isso também pode ocorrer porque o cabelo demora mais para secar em tempos mais frios, podendo fazer com que as madeixas caiam mais.

Para evitar esse problema, é importante se lembrar sempre de não dormir com os cabelos molhados e tomar cuidado com o excesso de produtos tanto na hora de lavar quanto de hidratar.

cabelo no inverno
Instagram: @cuidandodocabeloemcasa

Não é necessário proteção solar

Mito. Ainda que as temperaturas estejam mais baixas, a incidência solar continua a existir, e a ação do sol nos nossos fios continua danificando a saúde das nossas madeixas.

Por isso, é necessário utilizar produtos que tenham fator de proteção solar para garantir que, na hora de como cuidar do cabelo no inverno, seus fios continuarão protegidos da ação do sol.

Muitos produtos de uso diário, como leave-ins, contam já com fator de proteção solar, sendo uma excelente alternativa para proteger e cuidar dos fios ao mesmo tempo.

O cabelo fica mais ressecado

Verdade. Na hora de aprender como cuidar do cabelo no inverno, é importante saber que a temperatura mais seca faz com que os fios fiquem naturalmente mais ressecados.

Além disso, é preciso aprender como lavar o cabelo, já que temos o hábito de tomar banhos mais quentes em épocas mais frias.

cabelo no inverno
Instagram: @matiamubysofia

A raiz fica mais oleosa

Verdade. Para além da tendência de lavar os fios com água quente, é comum lavarmos as madeixas com menos frequência durante o inverno. Com isso, a raiz tende a acumular mais oleosidade.

Não preciso cortar os fios durante o inverno

Mito. As pontas dos fios precisam ser aparadas para eliminar pontas duplas. O clima seco invernal intensifica o aparecimento dessas indesejadas pontas divididas, comprometendo a saúde dos nossos fios e deixando-os com aspecto opaco.

Lembre-se de aparar as pontinhas para contribuir para a saúde do seu cabelo. Cortes regulares são necessários para que as extremidades ressecadas sejam removidas.

cabelo no inverno
Instagram: @stephannielacerda

Nossos cuidados capilares devem ser adaptados de acordo com o clima em que vivemos, para garantir que nossos fios recebam os nutrientes, proteínas, vitaminas e água necessários para sua saúde.

É preciso hidratar mais

Verdade. A hidratação será a responsável por distribuir mais igualmente a oleosidade natural dos fios, fazendo com que ela alcance todo o comprimento das suas madeixas. Além desse tratamento, você também pode investir na nutrição, para garantir fios brilhosos e sedosos.

Se você já faz hidratações com frequência, talvez seja importante ajustar para tratamentos mais potentes e focados nos principais problemas capilares do inverno.

Se você não costuma hidratar os seus fios com frequência, então está na hora de desenvolver uma rotina de cuidados focada sobretudo nesse tratamento para garantir que seus fios não fiquem ressecados.

cabelo no inverno

Posso lavar menos o cabelo

Mito. Você pode lavar os cabelos com a mesma frequência que lava, mas deve tomar cuidado tanto na hora de lavar quanto de secar.

Procure não lavar os fios durante a noite para não dormir com os cabelos molhados e, além disso, preste atenção na temperatura da água. Entender como cuidar do cabelo no inverno significa também saber que os cabelos nunca devem ser lavados com água quente, sempre morna ou fria.

cabelo no inverno
Instagram: @mermaidcurlz

Na hora de dar atenção para as nossas madeixas, é importante entender que a forma de como cuidar do cabelo no inverno é diferente das outras estações. Você também deve levar em consideração qual o seu tipo de fio. Você sabe como cuidar do cabelo cacheado no inverno?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>