Flores, sol, passarinhos cantando e cheiro de paixão no ar. Essas são as características geralmente associadas com aquela que é considerada a estação mais romântica do ano. Mas é importante estar atenta aos cuidados com o cabelo na primavera.

Embora essa não seja uma estação com temperaturas tão altas quanto o verão, é natural que haja um aumento do calor em relação ao inverno e, por isso, não podemos negligenciar a saúde capilar.

O cabelo tende a ficar mais seco e desidratado durante essa estação devido à alta influência dos raios UV, além de outros fatores externos como a água do mar e o cloro das piscinas. Manter a saúde do cabelo na primavera dependerá da atenção que dedicarmos a ele. Veja abaixo algumas dicas para ter madeixas lindas durante toda a estação.

1. Não esqueça de hidratar o cabelo na primavera!

A hidratação capilar é importante para a saúde das madeixas durante todo o ano, mas é nas estações mais quentes que ela se torna vital. Utilizar máscaras e ampolas hidratantes é fundamental para preparar o cabelo, dando condições para que ele possa enfrentar melhor as agressões de agentes externos.

Além disso, não se esqueça também de beber muita água, porque a hidratação também deve vir de dentro para fora, ok? Hidratar e nutrir seu corpo e suas madeixas irá manter os fios mais fortes e menos vulneráveis, evitando pontas duplas ou quebra.

2. É chegada a hora de valorizar as vitaminas!

Se você perceber um volume maior de queda do cabelo na primavera, não se desespere! É normal que seus fios caiam com mais frequência nessa estação. A chave para combater este problema está na alimentação.

Além de manter uma dieta equilibrada que garanta o fornecimento dos nutrientes necessários para a saúde do cabelo, talvez possa ser interessante consultar um médico especializado que possa indicar um complexo vitamínico que ofereça as vitaminas que faltam para a saúde do seu cabelo.

3. Seu melhor amigo, o chapéu!

Já reparou a quantidade de fotos que surge no seu Instagram de pessoas usando os mais variados tipos de chapéus em campos de flores? Esse cenário, típico da estação das plantas, é mais do que uma técnica para garantir mais likes na foto.

Muitas pessoas optam por utilizar recursos como chapéus para proteger o cabelo na primavera. Isso porque o acessório é excelente para garantir menor incidência dos raios solares no couro cabeludo e também no rosto.

Apesar de ser algo que amamos, o sol pode ser muito maléfico para a saúde da pele e do cabelo quando ficamos expostos diretamente durante muito tempo. Se for passear ou passar o dia na praia, considere utilizar um chapéu para se proteger. Seu couro cabeludo irá agradecer. Além disso, aproveite para utilizar produtos que oferecem proteção contra a ação dos raios solares para preservar a saúde dos seus fios.

4. Dê férias para o secador e a chapinha!

Você já deve saber que esses dois objetos podem ser grandes vilões quando usados em excesso. Se o calor já é, por si só, um grande inimigo do cabelo na primavera, imagine quando acrescentamos as altas temperaturas desses dois objetos diariamente?

Sempre que possível, deixe seus fios secarem naturalmente e, quando resolver optar por utilizar o secador e a chapinha, não se esqueça de aplicar também um protetor térmico, produto que irá diminuir o fator de agressão causado pelo calor que emana desses dois objetos.

Caso decida por continuar utilizando o secador e a chapinha no cabelo na primavera, redobre os cuidados de hidratação e nutrição. Vale a pena seguir o cronograma capilar, que irá ajuda-la a hidratar, nutrir e reconstruir as madeixas.

5. Olha a água mineral!

Durante a primavera e o verão, é normal que procuremos nos refrescar na piscina ou no mar. Mas tanto o cloro da piscina quanto a água salgada do mar podem ser grandes vilões para a saúde capilar.

Não estamos dizendo que você tenha que deixar de ir para a praia ou que está vetado o uso da piscina do clube. No entanto, lembre-se sempre de lavar bem o cabelo para evitar os danos causados por esses agentes externos. O ideal seria enxaguar o cabelo com água doce fresca cada vez que saímos do mar ou da piscina, para que tanto o sol quanto o cloro sejam lavados e não tenham tempo de agir em nosso cabelo.

No caso daquelas que tingem o cabelo, ninguém quer fazer aquelas luzes maravilhosas para depois ficar com o cabelo esverdeado por causa do cloro, não é mesmo?

Seguir as simples dicas acima irá ajuda-la a cuidar do cabelo na primavera sem deixar de aproveitar essa estação tão maravilhosa. Bons cuidados e boa primavera! Aproveite também para se informar um pouco sobre como escolher o shampoo certo para o seu tipo de cabelo.

cabelo na primavera