DicasRessecados ou Secos

Cabelo na praia: veja como preparar ele e o que levar para o seu dia no sol

Cabelo na praia @rocioccamacho

Engana-se quem acha que dias ensolarados de praia é um sinônimo de fios ressecados, quebradiços e difíceis de pentear. Com algumas dicas simples é possível que o seu cabelo na praia fique protegido tanto do sol quanto do mar e os fios se mantenham brilhosos, saudáveis e macios.

Confira abaixo o manual para o seu cabelo na praia, incluindo como prepará-lo, o que levar para a praia e também o que fazer no pós praia para que os fios não fiquem ressecados!

Como preparar seu cabelo para a praia

O primeiro passo para que os seus fios não sofram com os efeitos do sol e do mar, é prepará-los para um dia de praia.

cabelo na praia @lucie.josette
Instagram: @lucie.josette

Existe um truque bem curioso, mas que dá certo: lave os seus fios com água limpa antes de entrar no mar. Desta forma, os fios absorvem menos água salgada durante o mergulho, pois já vão estar molhados.

Outra boa dica é no caminho da praia já ir protegendo os fios com um chapéu ou boné. A proteção dos fios pode começar antes de chegar na praia para que ela seja ainda mais eficaz.

Por último, que tal usar produtos capilares no seu dia a dia que contenham filtro solar? Essa é uma ótima dica para os seus ficarem sempre mais protegidos.

O que levar para a praia

Também é super essencial que você leve alguns produtinhos com você para que o seu cabelo na praia não fique ressecado. O ideal é levar um leave-in com filtro solar. Isso porque esse tipo de produto consegue criar uma barreira entre os raios solares e os fios. Como sabemos, o sol deteriora as cutículas do fio facilitando a perda de água e nutrientes e, por isso, o uso leave-in é mais do que importante.Cabelo na praia dica

Não se esqueça também de levar um chapéu ou boné e, sempre que possível, ficar embaixo de uma barraca de praia. Assim, os seus fios, e também sua pele, ficarão protegidos dos efeitos dos raios solares.

Como cuidar do seu cabelo na praia

Os cuidados com o seu cabelo na praia são básicos e não vão te dar muito trabalho, pode ficar tranquila. O primeiro passo é tomar uma ducha de água limpa sempre que sair do mar e aplicar o leave-in com filtro solar. Esse produto é ótimo, pois como tem consistência leve, não vai deixar os seus fios pesados ou oleosos. O leave-in deve ser aplicado nos comprimento dos fios e também nas pontas.

O cabelo na praia tende a ficar mais embaraçado devido ao vento, água salgada e ação do sol, né? Por isso, uma ótima alternativa é deixar os fios presos quando você estiver na praia. O coque alto, o próprio rabo de cavalo e a trança são ótimas opções de penteados simples para ir à praia e que podem te ajudar a ficar com os fios menos embaraçados.

Cabelo na praia @aieuquero
Instagram: @aieuquero

Na praia, não esqueça de usar o chapéu ou boné para potencializar ainda mais a proteção dos seus fios. Se possível, também opte por ficar embaixo da barraca.

Como cuidar do ressecamento pós-praia

Mesmo com todos os cuidados tomados com o seu cabelo na praia, é possível que os fios fiquem um pouco ressecados no pós-praia. Porém, mais uma vez algumas atitudes simples podem te ajudar a reverter esse quadro bem rapidamente.

Depois que chegar da praia, lave os fios com shampoo especifico para o seu tipo de fio e use uma máscara de tratamento que ofereça nutrição leve. Esse produto, além de hidratar os fios, também vai fornecer os nutrientes que eles vão precisar nesse momento depois da praia.

É interessante também que se aplique um leave-in e, caso você perceba que as suas pontas ainda estão um pouco ressecadas, uma opção é passar algum óleo, como o óleo de coco, por exemplo.

A dica de ouro, entretanto, é a seguinte: não deixe para cuidar dos seus fios somente nos dias ensolarados, pois nem sempre tais cuidados conseguem “salvar” os fios muito porosos, quebradiços e danificados. A melhor maneira de estar sempre com os seus fios bem cuidados é optar por um cronograma capilar, que é uma rotina de cuidados que alterna tratamentos como nutrição, hidratação e restauração, e que pode ser feito em casa sem problema algum.

Vale dizer, também, que existem cronogramas capilares específicos para os dias ensolarados e que podem te ajudar a ter fios realmente saudáveis, mesmo indo para a praia com frequência.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>