Engana-se quem acha que dias ensolarados de praia é um sinônimo de fios ressecados, quebradiços e difíceis de pentear. Com algumas dicas simples é possível que o seu cabelo na praia fique protegido tanto do sol quanto do mar e os fios se mantenham brilhosos, saudáveis e macios.
Confira abaixo o manual para o seu cabelo na praia, incluindo como prepará-lo, o que levar para a praia e também o que fazer no pós praia para que os fios não fiquem ressecados!
Como preparar seu cabelo para a praia
O primeiro passo para que os seus fios não sofram com os efeitos do sol e do mar, é prepará-los para um dia de praia.

Existe um truque bem curioso, mas que dá certo: lave os seus fios com água limpa antes de entrar no mar. Desta forma, os fios absorvem menos água salgada durante o mergulho, pois já vão estar molhados.
Outra boa dica é no caminho da praia já ir protegendo os fios com um chapéu ou boné. A proteção dos fios pode começar antes de chegar na praia para que ela seja ainda mais eficaz.
Por último, que tal usar produtos capilares no seu dia a dia que contenham filtro solar? Essa é uma ótima dica para os seus ficarem sempre mais protegidos.
O que levar para a praia
Também é super essencial que você leve alguns produtinhos com você para que o seu cabelo na praia não fique ressecado. O ideal é levar um leave-in com filtro solar. Isso porque esse tipo de produto consegue criar uma barreira entre os raios solares e os fios. Como sabemos, o sol deteriora as cutículas do fio facilitando a perda de água e nutrientes e, por isso, o uso leave-in é mais do que importante.
Não se esqueça também de levar um chapéu ou boné e, sempre que possível, ficar embaixo de uma barraca de praia. Assim, os seus fios, e também sua pele, ficarão protegidos dos efeitos dos raios solares.
Como cuidar do seu cabelo na praia
Os cuidados com o seu cabelo na praia são básicos e não vão te dar muito trabalho, pode ficar tranquila. O primeiro passo é tomar uma ducha de água limpa sempre que sair do mar e aplicar o leave-in com filtro solar. Esse produto é ótimo, pois como tem consistência leve, não vai deixar os seus fios pesados ou oleosos. O leave-in deve ser aplicado nos comprimento dos fios e também nas pontas.
O cabelo na praia tende a ficar mais embaraçado devido ao vento, água salgada e ação do sol, né? Por isso, uma ótima alternativa é deixar os fios presos quando você estiver na praia. O coque alto, o próprio rabo de cavalo e a trança são ótimas opções de penteados simples para ir à praia e que podem te ajudar a ficar com os fios menos embaraçados.

Na praia, não esqueça de usar o chapéu ou boné para potencializar ainda mais a proteção dos seus fios. Se possível, também opte por ficar embaixo da barraca.
Como cuidar do ressecamento pós-praia
Mesmo com todos os cuidados tomados com o seu cabelo na praia, é possível que os fios fiquem um pouco ressecados no pós-praia. Porém, mais uma vez algumas atitudes simples podem te ajudar a reverter esse quadro bem rapidamente.
Depois que chegar da praia, lave os fios com shampoo especifico para o seu tipo de fio e use uma máscara de tratamento que ofereça nutrição leve. Esse produto, além de hidratar os fios, também vai fornecer os nutrientes que eles vão precisar nesse momento depois da praia.
É interessante também que se aplique um leave-in e, caso você perceba que as suas pontas ainda estão um pouco ressecadas, uma opção é passar algum óleo, como o óleo de coco, por exemplo.
A dica de ouro, entretanto, é a seguinte: não deixe para cuidar dos seus fios somente nos dias ensolarados, pois nem sempre tais cuidados conseguem “salvar” os fios muito porosos, quebradiços e danificados. A melhor maneira de estar sempre com os seus fios bem cuidados é optar por um cronograma capilar, que é uma rotina de cuidados que alterna tratamentos como nutrição, hidratação e restauração, e que pode ser feito em casa sem problema algum.
Vale dizer, também, que existem cronogramas capilares específicos para os dias ensolarados e que podem te ajudar a ter fios realmente saudáveis, mesmo indo para a praia com frequência.