Ter cabelo de Rapunzel é um grande sonho da maioria das mulheres. O cabelo longo faz parte do imaginário feminino e, por isso, muitas mulheres procuram formas de fazer com que o cabelo cresça.

Porém, aquelas que já tem cabelo longo podem atestar que, apesar de lindo, ele requer muitos cuidados. Ter madeixas longas, saudáveis e com brilho requer investimento e tratamento. Ele tende a ser mais ressecado nas pontas e oleoso na raiz; isso acontece porque a oleosidade que se encontra no couro cabeludo tem que percorrer um caminho maior para chegar até as pontas do cabelo e, por muitas vezes, os nutrientes que temos não são suficientes para suprir todas as necessidades dos fios.

A boa notícia é que existem algumas dicas para fazer com que o cabelo longo esteja sempre lindo, hidratado e saudável, livre de frizz e pontas duplas. Apresentamos abaixo 5 dicas para mulheres de cabelo longo que se preocupam com a saúde de seus fios.

1. O cabelo longo precisa de hidratação extra

Conforme explicamos, a oleosidade responsável pela proteção do fio é produzida no couro cabeludo e escorre ao longo do cabelo. Por isso, é fácil de se imaginar que ela tenha mais dificuldade de percorrer toda a extensão do cabelo longo, certo?

Por isso, a hidratação é fundamental para fornecer à fibra capilar tudo o que ela precisa para se manter saudável. Mas não se desespere! Não é preciso gastar rios de dinheiro no cabelo em busca da hidratação perfeita. Uma hidratação caseira feita semanalmente é suficiente para revitalizar o cabelo, devolvendo o brilho e maciez que tanto amamos. Ela irá manter suas madeixas alinhadas, definidas e com cara de saudáveis. Quer coisa melhor?

2. Não tenha medo de passar pela tesoura

Nós sabemos que parece contraditório falar da tesoura em um texto sobre cabelo longo; mas não estamos dizendo que você precisa cortar todo o comprimento, apenas retirar as pontas, que tendem a ressecar mais facilmente.

Encontre um cabeleireiro de confiança e corte seu cabelo regularmente a cada três meses para se livrar de pontas duplas indesejadas. Retirar a parte ressecada e danificada do seu cabelo apenas irá fazê-lo crescer cada vez mais forte e saudável. Então, não tenha medo da tesoura!

3. Penteie o cabelo do jeito certo

Sabe nos desenhos animados, quando a menina começa a pentear o cabelo colocando a escova sempre na raiz e puxando até embaixo? Esqueça isso.

O modo certo de pentear o cabelo longo é começando das pontas e subindo pouco a pouco, conforme desembaraçamos o fio. Começar a penteá-los desde cima apenas irá contribuir para quebrar o fio. O ideal é usar um pente de dentes largos para desembaraçar e, depois, pentear com uma escova de cerdas naturais, que irá garantir aquele brilho extra para suas madeixas. Mãos à obra!

4. Tenha atenção na hora de lavar o cabelo longo

Todo mundo acha que sabe lavar o cabelo; no entanto, muitas mulheres tem a mania de colocar toda a extensão do cabelo na cabeça e esfrega-lo, achando que assim o shampoo agirá mais facilmente e irá limpar todo o comprimento. Na verdade, isso irá apenas danificar a fibra capilar, tornando o cabelo mais quebradiço e ressecado.

O fio do cabelo comprido tende a receber uma quantidade menor de produto na hora da lavagem. Por isso, aplique a quantidade de shampoo desejada (sem exageros, ok?) na palma da mão e, então, na raiz do cabelo. Massageie a região suavemente com a ponta dos dedos, e nem pense em usar as unhas, já que essa prática pode machucar o couro cabeludo. O produto irá escorrer ao longo do comprimento do cabelo e será suficiente para lavá-lo, acredite.

Já o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento e nas pontas, nunca na raiz. Aplicar o produto nessa região irá apenas contribuir para tornar a raiz ainda mais oleosa, o que nós não queremos.

Por fim, lembre-se de enxaguar bem para retirar todos os produtos e evitar o acúmulo de resíduos, o que irá deixar suas madeixas extremamente oleosas e pesadas.

5. Nada de dormir de cabelo molhado

Essa é uma prática que deveria ser abolida por todas, mas, principalmente, por quem tem cabelo comprido. Isso porque, quando molhadas, nossas madeixas se tornam mais flexíveis e fáceis de quebrar.

Agora, imagine seu cabelo longo molhado, frágil, sendo friccionado contra o travesseiro cada vez que você se mover na cama. O resultado não pode ser bom, certo?

Por isso, deixe o cabelo secar naturalmente ou utilize um secador, sem se esquecer do protetor térmico, para evitar dormir com as madeixas molhadas. E não se esqueça de dar atenção especial às pontas, aplicando o finalizador indicado na região.

O cabelo longo é lindo, e cuidar dele não é tão complicado quanto parece. Seguir as dicas acima será uma excelente forma de dar atenção às suas madeixas e mantê-las hidratadas e saudáveis. Que tal se informar também sobre os fatores de crescimento do cabelo?

 

cabelo longo