Ad
Problemas e Cuidados

Cabelo loiro natural: os cuidados essenciais para manter esse tom

cabelo loiro natural

O cabelo loiro natural pode ser genético, mas também é possível conquistar a coloração pintando os fios, sabia? A tonalidade é mais sútil, delicada e bem menos marcada do que as famosas californianas e ombré hair.

O cabelo natural é tendência total para esse verão, mas sendo de nascença ou pintado, existe uma série de cuidados necessários para que se mantenham saudáveis e com a cor radiante.

Aprenda abaixo mais detalhes sobre o cabelo loiro natural e também dicas para o manter sempre com uma cor linda e saudável!

como cuidar do cabelo loiro natural
Foto/Reprodução: Pinterest

Existe só um tom de loiro natural?

Não. Na realidade existem uma variedade grande de tons de loiro natural, mas o que caracteriza todas elas são o fato de serem sutis, delicadas, com contrastes tênues entre as mechas e o fundo, sendo até mesmo difícil perceber a transição entre uma nuance e outra.

O que faz as pessoas terem diferentes cores de cabelo?

O que dá os tons aos cabelos é a melanina, que tem duas variações responsáveis que determinam se será mais claro ou escuro. Essas duas variações são a eumelanina e a feomelanina. A primeira traz tons mais escuros aos fios, que vão do vermelho escuro até chegar ao preto. Por outro lado, a feomelanina é a responsável pelos tons mais claros dos fios, que podem variar entre os diversos tons de amarelo até o vermelho mais claro.

diferentes tons de cabelo loiro natural
Instagram: @sol_hairstylist

Vale destacar, ainda, que em algumas étnicas tais pigmentações podem sofrer alterações e que, embora as variações de eulamelanina e feomalenanina sejam as responsáveis pelo tom, a variação deles se dá por conta da genética que cada um de nós carregamos.

Os fios mais claros precisam de cuidados especiais? Quais?

Sim! Existem alguns cuidados necessários para que o cabelo loiro natural se mantenha sempre bonitos. Em primeiro lugar, é importante optar por usar produtos, como shampoo, condicionador e máscara de tratamento, que sejam específicos para cabelos loiros, já que esse produtos vão conseguir ajudar a entregar aos fios o que eles necessitam e também auxiliar na manutenção da cor.

Além disso, também é fundamental aplicar protetor térmico sempre que for usar ferramentas de calor, como chapinha e secador, pois é esse produto que vai evitar danos maiores aos fios.

manutenção do cabelo loiro natural cacheado
Foto/Reprodução: Pinterest

Protetor solar capilar também é um produtinho que não deve ser esquecido e, se for possível, não deixe de escolher uma linha de cuidados com os fios que já contenham filtro solar na formula, para que os seus fios fiquem protegidos dos raios ultravioletas.

Já para manter os fios sempre saudáveis e fortes, o mais indicado é que se siga um cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos distintos: hidratação, reconstrução e nutrição. Para terminar, procure sempre lavar os fios com água morna ou fria, evitando assim que eles fiquem oleosos e sem brilho.

Dicas para manter o cabelo loiro natural sempre com a cor linda e saudável

Se você quer que o seu cabelo loiro natural se mantenha sempre com a cor linda e saudável, existem algumas receitinhas que podem te ajudar. O banho de brilho é uma ótima dica e o chá de camomila também, veja como fazer esses dois métodos a seguir!

Banho de brilho

1º Passo

Misture o tonalizante (da cor do seu cabelo) com uma ampola de hidratação de sua preferência;

2º Passo

Passe a mistura em todo o cabelo, inclusive no couro cabeludo;

3º Passo

Deixe a mistura agir por 30 minutos e lave em seguida;

4º Passo

Quando os fios estiverem secos, você logo notará a diferença. O banho de brilho tem duração de cerca de 30 dias.

dica de produto para cuidar do cabelo loiro natural

Chá de Camomila

O chá de camomila realmente pode ajudar a deixar o cabelo loiro natural mais brilhante e com a cor mais radiante. Essa receita bem natural é fácil de ser feita e não é apenas uma historinha da vovó, pois realmente dá certo. Siga o passo a passo abaixo!

1º Passo

Prepare o chá de camomila como se você fosse tomar, deixando as ervas em infusão por alguns minutos;

2º Passo

Aplique o líquido no cabelo e depois envolva os fios em uma toalha ou touca;

3º Passo

Aguarde 1h e remova o excesso de chá dos fios;

4º Passo

Prontinho! Você verá que os seus fios loiros vão ficar com a cor mais brilhante e também mais viva.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>