O que não falta hoje em dia são informações a respeito de nossas madeixas. Basta uma rápida busca na internet para nos depararmos com diversos dados a respeito de todos os tipos de cabelos e, entre eles, sobre o cabelo liso.

Se você tem cabelo liso ou alisado provavelmente já ouviu diversos fatos diferentes e, muitas vezes, ficou confusa por não saber, dentre tantas informações, quais eram verdadeiras e quais não eram. Em uma era em que qualquer fato se espalha com a velocidade da luz e nem todo mundo checa a veracidade daquilo que lê, é muito fácil ler informações falsas como se fossem verdadeiras. Por isso, desvendamos aqui alguns mitos e verdade em relação ao cabelo liso para que você saiba no que acreditar.

O cabelo liso é mais oleoso

Verdade. Embora nem todo cabelo liso seja necessariamente oleoso, esse tipo de cabelo costuma ter mais oleosidade quando comparado com os demais. Isso acontece porque seu formato reto faz com que a oleosidade natural do cabelo percorra o fio com mais facilidade do que no caso do cabelo crespo ou cacheado. 

Embora a oleosidade seja uma importante forma de proteger o couro cabeludo, ela pode provocar caspas e escamações quando presente em excesso e, por isso, é necessário combate-la com dicas específicas para cuidar do cabelo oleoso.

Esse tipo de cabelo cresce mais rápido

Mito. A verdade é que todos os cabelos crescem no mesmo ritmo, variando entre 1 a 1,5 cm por mês, independente de qual seja seu formato. O crescimento capilar não está associado ao tipo de cabelo, e sim a fatores como a genética e a saúde dos fios.

Entretanto, os cabelos crespos e cacheados tendem a sofrer com o encolhimento, o que causa a impressão de crescimento mais lento. Basta esticar um fio de cabelo cacheado para verificar seu tamanho e perceber facilmente que este fato não passa de um mito.

O cabelo liso não tem frizz

Mito. Todo cabelo sofre com frizz e, na verdade, esse problema se torna ainda mais evidente quando temos madeixas lisas, pois qualquer fio fora do lugar se torna mais aparente com facilidade. Tanto o frizz quanto a ponta dupla indicam o ressecamento capilar e, para serem combatidos, deve-se investir em uma boa hidratação.

Existem hidratações específicas para cabelo liso, e vale a pena investir em produtos específicos para garantir o máximo de hidratação e nutrição possíveis para suas madeixasAlém disso, uma boa forma de combater o frizz é parar com a mania de esfregar a toalha no cabelo após o banho, hábito que favorece o aumento da estática, fazendo com que os indesejados frizz apareçam.

As madeixas lisas têm menos volume do que os outros tipos de cabelo

Verdade. Embora isso não signifique que o cabelo liso não tenha volume, é normal que ele seja menor quando comparado com outros tipos de cabelo. Na verdade, essa é uma das principais reclamações de mulheres com esse tipo de cabelo, que buscam formas de deixar o cabelo mais cheio e com mais movimento.

Algumas das dicas para conseguir obter mais volume são caprichar em um corte com camadas, levantar as raízes com a ajuda de um mousse específico ou pentear o cabelo com a cabeça virada para baixo.

Cabelos lisos não precisam de hidratação

Mito. Todo e qualquer cabelo necessita de hidratação. Independente do tipo de cabelo, é possível afirmar que ele sofre com a ação de agente externos como o vento, a poluição, o sol e, em alguns casos, a água quente e o calor do secador. Por isso, deve-se sempre hidratar e nutrir as madeixas a fim de fornecer os nutrientes necessários para sua saúde.

Uma sugestão para aquelas que sentem que seu cabelo precisa de um brilho extra é seguir o cronograma capilar, rotina de cuidados para o cabelo que devolverá vida às suas madeixas. Além disso, na hora de passar o condicionador e a máscara para hidratação, lembre-se sempre de manter ao menos dois centímetros de distância em relação à raiz, área que tende a conter mais oleosidade.

Muitas informações diferentes são divulgadas em relação ao cabelo liso, tornando a tarefa de decidir o que é mito e o que é verdade mais difícil. Por isso, é importante se lembrar que existem diferentes tipos de cabelo liso e que cada um deles necessita de um cuidado especial para garantir sua saúde e beleza. Procure descobrir qual seu tipo de cabelo e invista em produtos específicos para ele.

Agora que você já sabe alguns mitos e verdade em relação ao cabelo liso, que tal se informar um pouco mais sobre os mitos envolvendo o crescimento capilar?

cabelo liso