Problemas e Cuidados

Cabelo grosso: como identificar e cuidar dos fios mais grossos

cabelo grosso

O cabelo grosso tende a ser mais ressecado, com frizz e também pode sofrer com falta de brilho. Por isso, esse tipo de cabelo precisa de cuidados específicos, como hidratações mais regulares e também um bom corte, que vai ajudar com a porosidade e também com o volume. O seu cabelo é grosso? Saiba como identificar e também como cuidar desse tipo de cabelo!

O que faz o cabelo ficar grosso?

Na maioria das vezes é a genética que determina se uma pessoa vai ter cabelo grosso ou fino. Entretanto, é importante dizer que a estrutura do fio pode mudar ao longo da vida de forma natural. Isso também acontece  devido a procedimentos químicos.

Quais são as características do cabelo grosso?

O cabelo grosso pode ser de vários tipos, desde lisos até crespos, ondulados e cacheados. Esse tipo de fio, além do córtex e da cutícula, também tem a chamada medula, que é uma camada mais profunda e responsável pela distribuição de nutrientes por todo o fio.

Geralmente quem tem o cabelo grosso e cacheado ou crespo é quem mais reclama desse tipo de fio, já que as mechas mais grossas acabam dificultando o processo da oleosidade natural do couro cabeludo conseguir chegar até as pontas e o cabelo tende a ficar mais opaco e ressecado. Além disso, quem tem o cabelo grosso também costuma reclamar do excesso de volume, que muitas vezes é descrito como totalmente indomável.

cabelo grosso
Instagram: @lariwlima

É possível afinar o cabelo?

Uma dúvida frequente em relação ao cabelo grosso é se realmente é possível afiná-lo. Existem tantos produtos para quem deseja engrossá-lo, não é mesmo? Embora seja bem difícil encontrar produtos que desempenhem esse papel, é possível que você tome alguns cuidados com o seu cabelo grosso para que ele pareça mais leve, suave e fino. Os cuidados são os seguintes:

Lavar o cabelo somente com água fria, pois as temperaturas altas deixam as cutículas capilares abertas, retirando assim a hidratação natural do cabelo. A consequência dessa retirada é um cabelo com frizz, ressecado e com volume intenso;

– Certos shampoos podem conter ingredientes que se acumulam e podem acabar deixando os fios mais pesados e grossos, como o petrolatos. Uma boa tática, portanto, é prestar atenção nesses ingredientes;

– Optar por condicionadores mais leves, pois os pesados podem fazer com que o seu cabelo pareça ainda mais grosso;

– Uma ótima alternativa para fazer com que os seus fios grossos pareçam mais finos é apostar no corte de cabelo certo. A dica é evitar os cortes com comprimento médio, que tendem a deixar os fios parecendo que tem ainda mais volume. Além disso, corte em camadas podem ser boas opções para o seu cabelo grosso, e também tesouras afinadores, que é uma ferramenta especifica para cortar o cabelo grosso e deixá-lo com a aparência de que são mais finos.

cabelo grosso
Instagram: @salsalhair

Cuidados e dicas para esse tipo de cabelo

Se você tem o cabelo grosso é interessante que tome alguns cuidados específicos para que ele não fique com volume indesejado, frizz e também ressecado.

Hidratação

Em primeiro lugar, aposte na hidratação, pois essa é uma etapa fundamental para que o seu cabelo grosso não fique ressecado e sem forma definida. Opte por máscaras de hidratação profunda que contenham lipídeos, protídeos e glicídios. Vale dizer que as hidratações precisam ser frequentes, tá?

Corte

Também é essencial, como já falamos nesse artigo, que você acerte no corte. Os cortes repicados, desestruturados e em camadas são boas opções. Mas sem exageros para que o cabelo não seja muito repicado, pois o resultado pode não ser o esperado.

Finalização

A finalização também é parte importante para o cabelo grosso. Para controlar o volume indesejado e também para moldar os fios, uma boa opção é usar ceras, óleos e pomadas. Eles também vão ajudar a dar brilho e maciez ao cabelo grosso.

Tipo de escova de pentear

Muita atenção também no tipo de escova que você usa, pois ela pode acabar contribuindo para que o seu cabelo fique com mais volume, quebradiço e com frizz. Lembre-se que a escova indicada para o cabelo grosso é a que possui espaço grande entre as cerdas.

O cronograma capilar, aquela rotina de cuidados que intercala hidratação, reconstrução e nutrição, também é indicada para o cabelo grosso. As etapas mais importantes, neste caso, é a da hidratação, que deve ser potente e com ingredientes altamente hidratantes, e também a da nutrição, que pode ser feita com umectações e máscaras ricas em óleos. Essa etapa da nutrição vai ajudar o cabelo grosso a ficar com menos frizz e também muito macio e brilhante.

Gostou dessas dicas? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>