10 dicas para cuidar do cabelo grisalho

10 dicas para cuidar do cabelo grisalho

Hoje em dia, assumir o cabelo grisalho já não é nenhum tabu. Na verdade, é possível adotar um visual super charmoso e elegante com o cabelo branco. Não é à toa que algumas pessoas, por conta própria, começam a utilizar suas madeixas grisalhas até mesmo antes do processo natural de embranquecimento dos fios iniciar.

Há quem prefira pintar os cabelos. Há quem veja os fios brancos como um sinal de atitude. Ambas são alternativas que dependem da sua preferência. E se você optou por abraçar o cabelo grisalho, confira as dicas que preparamos a seguir!

Características do cabelo grisalho

O cabelo branco aparece conforme vamos envelhecendo, já que a fibra capilar vai perdendo melanina (pigmento natural acastanhado). Esse processo tem o nome de encanecimento.

Comumente, o grisalho começa a tomar forma a partir dos 35 anos. Entretanto, isso pode variar bastante, há quem com 20 anos já os tenha, outros, somente depois dos 45. Além da predisposição genética, estresse, deficiências nutricionais e transtornos hormonais são elementos que podem acelerar esse processo. 

10 dicas para cuidar do cabelo grisalho

Saiba que é possível, sim, ter cabelo grisalho bonito e saudável. Para isso, aplique as dicas a seguir!

1. Não arranque o cabelo branco

A tentação pode ser grande, mas é importante não fazer uma caça aos cabelos brancos. Arrancá-los, em determinados casos, pode levar a uma inflamação da raiz do cabelo e a danos ao folículo, o que pode tornar o fio ainda mais fino. 

Além disso, outros fios grisalhos deverão continuar nascendo em seu lugar, então, tirá-los acabará se tornando um trabalho sem propósito, você não concorda?

2. Tenha paciência para adotar o novo visual

Muitas pessoas, ao perceberem que os fios estão embranquecendo, decidem abraçar o novo visual. Entretanto, a transição para as madeixas completamente brancas pode ser mesmo um pouco demorada. Para lidar com isso e evitar o efeito bicolor, optar por um corte mais curto pode ser uma boa saída. Outra alternativa é ir, aos poucos, ajustando o tom dos fios, até que os cabelos grisalhos assumam o protagonismo. 

Lembre-se: descolorir todo o cabelo de uma só vez pode deixá-los ainda mais enfraquecidos. 

3. Utilize produtos capilares indicados para cabelo grisalho

Shampoos roxos e condicionadores próprios para cabelo grisalho ajudarão a deixar suas madeixas mais bonitas e saudáveis. Além disso, eles contêm propriedades que ajudam a evitar o efeito de amarelamento proporcionado pela exposição ao sol. Porém, devem ter sua aplicação intercalada com outros produtos com ativos de alta ação hidratante e antioxidante, já que seu uso contínuo pode deixar seus fios arroxeados e sem vida.

4. Proteja seu cabelo grisalho do sol

Como vimos, os raios solares podem prejudicar a estética do cabelo branco. Por isso, é importante utilizar produtos capilares com FPS, além de chapéus para casos de exposição mais prolongada.

5. Intensifique a rotina de hidratação

O cabelo branco tende a ser mais rígido e poroso, tendo dificuldade em reter e absorver água e outros nutrientes. Por isso, é importante adotar uma rotina de hidratações caseiras para devolver esses elementos aos cabelos e trazer a eles mais brilho e maciez. 

6. Não utilize acessórios térmicos com frequência

Secador de cabelo, babyliss ou chapinha, quando utilizados com frequência, podem levar à quebra dos fios. Por isso, evite-os quando possível. E, quando for utilizar, não abra mão de um bom protetor térmico.

7. Faça umectação capilar

A umectação irá ajudar na reposição de lipídios dos cabelos grisalhos. Para isso, óleos vegetais, como argan, rícino e óleo de coco podem ser bons aliados.

8. Utilize leave-in para lidar com o frizz

O leave-in é um produto essencial para quem tem cabelo grisalho, atuando contra o ressecamento causado por secador ou chapinha e para deixar as madeixas mais controladas e sem frizz. 

9. Adote um estilo de vida mais equilibrado

Para evitar o envelhecimento dos fios e mantê-los mais saudáveis, também é importante adotar um estilo de vida adequado. Não fumar é essencial, além de praticar exercícios físicos, tentar evitar o estresse e ter uma rotina alimentar variada e rica em nutrientes.

10. Saiba que optar por outras mudanças de cor também é uma alternativa

Se você ainda não tem segurança sobre assumir de vez as madeixas grisalhas, pode experimentar outras mudanças de visual que “camuflem” esses fios. Por exemplo, luzes loiras ajudam a criar um efeito claro nos fios que tira o destaque dos brancos. Ombré hair e balaiagem também podem ser procedimentos interessantes para esse objetivo. 

E então, você está pensando em assumir o cabelo grisalho? Conhece alguma outra dica bacana para valorizar esse estilo? Conte pra gente nos comentários e até a próxima!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra