Finos ou RalosProblemas e Cuidados

Cabelo fino e ralo: como cuidar e trazer volume para esse tipo de cabelo

Cabelo fino e raloCabelo fino e ralo @esmeandames

Se você sofre com cabelo fino e ralo, já deve ter feito de tudo para conseguir o tão sonhado volume e movimento, não é mesmo? A boa notícia que temos para dar é que existem alguns hábitos e atitudes que você pode ter para que os seus fios fiquem mais encorpados e com mais volume. Além disso, existem alguns truques que podem te ajudar a fazer com que o cabelo fino e ralo fique com aspecto de mais cheio.

Separamos neste artigo algumas informações valiosas sobre cabelo fino e ralo e também dicas das mais diversas que vão te ajudar a cuidar melhor dos fios para que fiquem mais grossos! Continue a leitura!

cabelo fino e ralo o que causa
Foto/Reprodução: Pinteres

O que causa cabelo fino e ralo

Advertisement

O cabelo fino e ralo tem aspecto mais frágil do que aquele mais encorpado. Isso ocorre porque esse tipo de cabelo tem menos massa capilar. Você provavelmente já ouviu falar da queratina, né?

A queratina é uma das principais proteínas que compõe a estrutura de nosso cabelo. Por ser pobre dessa proteína e de outros nutrientes considerados essenciais para a saúde dos fios, esse tipo de cabelo se torna mais frágil.

Devido à ausência dessas importantes substâncias, o cabelo fino e ralo tem maior tendência a ser quebradiço, embaraçando mais facilmente. Muitos fatores podem causar esse tipo de cabelo, como tratamentos químicos, o envelhecimento e a genética.

cabelo fino e ralo como cuidar
@esmeandames

No caso de tratamentos químicos, temos procedimentos que agem na estrutura no fio, alterando sua textura e fazendo com que as escamas se abram. Quando isso ocorre, perde-se muita massa capila. Essa perda tende a ser maior se os cuidados certos pós-tratamento não são feitos.

O envelhecimento age em nossos fios alterando sua cor, fazendo com que fiquem brancos, e também mudando sua espessura em muitos casos. Desse modo, conforme envelhecemos, tendemos a ter cabelo fino e ralo.

Por fim, a genética também desempenha um importante papel para definir a textura dos nossos fios. Se a tendência na sua família é a de ter cabelo fino e ralo, você terá maior propensão a apresentar esse tipo de fio também.

Como cuidar do cabelo fino e ralo

Os cuidados com o cabelo fino e ralo vão desde o tipo de produto que você irá usar para fazer a manutenção dos seus fios até a forma como você aplicará tais produtos e lavará os seus fios.

Existem alguns cuidados que são universais, mas que no cabelo fino e ralo especificamente, eles são mais do que necessários. Um deles é que se deve evitar lavar o cabelo fino e ralo com água quente, sendo o indicado sempre a água morna ou fria.

Além disso, também não se deve lavar os fios com muita frequência, ok? O indicado é um dia sim e outro não. Se o seu objetivo ao lavar os fios todos os dias é tirar a oleosidade, saiba que essa atitude pode piorar a situação, causando o efeito rebote, em que ao retirar a oleosidade em excesso, o cabelo acaba produzindo ainda mais.

Ainda em relação a lavagem, lembre-se de aplicar o shampoo na raiz e o condicionador apenas no comprimento, ok?

cabelo fino e ralo produtos

Na hora de pentear, comece sempre pela ponta, indo em direção à raiz conforme desfaz os nós. Começar a escovar na raiz pode levar a uma quebra ainda mais acentuada dos fios.

Para terminar, é essencial que se use produtos específicos para cabelo fino e ralo. Na lista de produtos estão os mais diversos, como shampoo, condicionador, máscara de hidratação, leave-in, entre outros. Esses produtos desenvolvidos especificamente para e

Advertisement
sse tipo de cabelo vão ajudar a conferir mais volume para os seus fios.

Como engrossar o fio

Há algumas técnicas que podem ajudar a engrossar o fio de cabelo fino e ralo. Dentre essas técnicas está o tratamento de reconstrução capilar, que consiste exatamente na reposição dos nutrientes e proteínas que são perdidos pela massa capilar.

Assim, os seus finos irão se tornar mais resistentes e não se quebrarão com tanta facilidade. A reconstrução capilar deve ser feita com um intervalo de 15 dias e não mais do que isso, para não correr o risco de um efeito rebote, fazendo com que os fios fiquem duros.

Além da reconstrução, é importante investir em outros cuidados que irão fazer com que esse tratamento tenha resultados mais prolongados, como a hidratação. Mas falaremos disso mais adiante.

Como dar volume para o cabelo

Se você sofre com esse tipo de cabelo, há alguns truques que podem disfarçar esse problema e proporcionar mais volume aos seus fios. Na hora de cortar, dê preferência para cortes repicados ou desfiados, que darão a impressão de volume maior. Não se esqueça também de conversar com o seu cabelereiro sobre o fato de você desejar um corte que ajude a dar mais volume para o seu cabelo, ok? Sem dúvidas ele vai conseguir te ajudar e ainda te dar dicas de cortes que combinem com o seu estilo e tipo de cabelo.

O secador de cabelo também pode ajudar a dar mais volume para seus fios. Vire a sua cabeça para baixo e direcione o jato do aparelho partindo da nuca para a testa para conferir mais volume na região da raiz.

Você também pode se utilizar de técnicas que deixem o cabelo mais ondulado, o que irá fazer com que o volume de suas madeixas aparente ser maior.

Cronograma capilar para cabelo fino e ralo

Embora a etapa de reconstrução capilar seja a mais importante em se tratando desse tipo de cabelo, as outras não podem ser esquecidas, ok? A etapa de hidratação vai ajudar a repor a água que é perdida todos os dias e a de nutrição, na reposição de vitaminas e lipídeos.

Em conjunto,   essas três etapas têm bastante eficiência em suprir as principais necessidades das nossas madeixas, garantindo saúde e vitalidade aos fios e repondo os nutrientes que são perdidos todos os dias devido a diversos fatores, como sol, vento, água do mar, procedimentos químicos, uso da chapinha e secador, entre outros.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3 

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • >