Ad
Finos ou RalosProblemas e Cuidados

Cabelo fino e ralo: como cuidar e trazer volume para esse tipo de cabelo

Cabelo fino e raloCabelo fino e ralo @esmeandames

Se você sofre de cabelo fino e ralo, deve saber que conseguir o tão sonhado volume e movimento que fará com que seus cabelos fiquem dignos de participar de uma propaganda de shampoo pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Difícil, mas não impossível.

Você já deve ter percebido que hoje em dia existe truque para praticamente tudo. Os tratamentos estão tão avançados que parece que não há problema capilar que não possamos resolver.

cabelo fino e ralo o que causa
Foto/Reprodução: Pinterest

E mesmo os tratamentos caseiros da época das nossas avós também garantem resultados muito eficientes. O truque está apenas em saber escolher o tratamento certo para os seus fios.

Quando se tem cabelo fino e ralo, é comum sentir que seus fios estão quebrando com mais facilidade. Isso se dá devido à estrutura das suas madeixas. Os fatores que podem levar os seus fios a serem mais finos são inúmeros e, consequentemente, seus cabelos ficam com a aparência de serem mais ralos.

No entanto, é possível disfarçar e fazer com que seus fios pareçam ser bem mais cheios do que realmente são. Isso significa que, com as dicas que darei aqui, você vai parecer ter uma cabeleira enorme.

O que causa cabelo fino e ralo

O cabelo fino e ralo tem aspecto mais frágil do que aquele mais encorpado. Isso ocorre porque esse tipo de cabelo tem menos massa capilar. Você provavelmente já ouviu falar da

A queratina é uma das principais proteínas que compõe a estrutura de nosso cabelo. Por ser pobre dessa proteína e de outros nutrientes considerados essenciais para a saúde dos fios, esse tipo de cabelo se torna mais frágil.

Devido à ausência dessas importantes substâncias, o cabelo fino e ralo tem maior tendência a ser quebradiço, embaraçando mais facilmente. Muitos fatores podem causar esse tipo de cabelo, como tratamentos químicos, o envelhecimento e a genética.

cabelo fino e ralo como cuidar
@esmeandames

No caso de tratamentos químicos, temos procedimentos que agem na estrutura no fio, alterando sua textura e fazendo com que as escamas se abram. Quando isso ocorre, perde-se muita massa capila. Essa perda tende a ser ainda mais acentuada se os cuidados certos pós-tratamento não forem tomados.

O envelhecimento age em nossos fios alterando sua cor, fazendo com que fiquem brancos, e também mudando sua espessura em muitos casos. Desse modo, conforme envelhecemos, tendemos a ter cabelo fino e ralo.

Por fim, a genética também desempenha um importante papel para definir a textura dos nossos fios. Se a tendência na sua família é a de ter cabelo fino e ralo, você terá maior propensão a apresentar esse tipo de fio também.

Como cuidar do cabelo fino e ralo

Os cuidados com o cabelo fino e ralo vão desde o tipo de produto que você irá usar para fazer a manutenção dos seus fios até a forma como você aplicará tais produtos e lavará os seus fios.

Alguns cuidados são universais, como não lavar os cabelos com água quente. Mas, se você tem fios finos e ralos, esse cuidado é ainda mais essencial.

Além disso, deve-se evitar lavar os cabelos com muita frequência. Lave seus fios suavemente, aplicando o shampoo na raiz e o condicionador no comprimento.

Na hora de pentear, comece sempre pela ponta, indo em direção à raiz conforme desfaz os nós. Começar a escovar na raiz pode levar a uma quebra ainda mais acentuada dos fios. Utilize os produtos indicados para o cabelo fino e ralo, que serão eficientes em conferir mais volume para os seus fios. cabelo fino e ralo produtos

Como engrossar o fio de cabelo fino e ralo

Há algumas técnicas que podem ajudar a engrossar o fio de cabelo fino e ralo. Dentre essas técnicas está o tratamento de reconstrução capilar, que consiste exatamente na reposição dos nutrientes e proteínas que são perdidos pela massa capilar.

Assim, os seus finos irão se tornar mais resistentes e não se quebrarão com tanta facilidade. A reconstrução capilar deve ser feita com um intervalo de 15 dias e não mais do que isso, para não correr o risco de um efeito rebote, fazendo com que os fios fiquem duros.

Além da reconstrução, é importante investir em outros cuidados que irão fazer com que esse tratamento tenha resultados mais prolongados, como a hidratação. Mas falaremos disso mais adiante.

Como dar volume para o cabelo fino e ralo

Se você sofre com o cabelo fino e ralo, há alguns truques que podem disfarçar esse problema e proporcionar mais volume aos seus fios. Na hora de cortar, dê preferência para cortes repicados ou desfiados, que darão a impressão de volume maior.

O secador de cabelo também pode ajudar a dar mais volume para seus fios. Vire a sua cabeça para baixo e direcione o jato do aparelho partindo da nuca para a testa para conferir mais volume na região da raiz.

Você também pode se utilizar de técnicas que deixem o cabelo mais ondulado, o que irá fazer com que o volume de suas madeixas aparente ser maior.

Cronograma capilar para cabelo fino e ralo

Falamos da reconstrução capilar e também da hidratação. Se você entende um pouco de cuidados capilares, provavelmente as palavras cronograma capilar já ecoaram na sua cabeça.

Essa rotina de cuidados é formada por três etapas, sendo elas a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar. Em conjunto, esses procedimentos têm bastante eficiência em suprir as principais necessidades das nossas madeixas, garantindo saúde e vitalidade aos fios.

 

Ainda que a etapa mais importante para o cabelo fino e ralo seja a reconstrução capilar, as outras duas também devem fazer parte da sua agenda de cuidados, pois são complementares. Monte o cronograma capilar que mais te agrada e veja as maravilhas que ele fará pelos seus fios.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3 

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
  • >