CuriosidadesOndulado

Cabelo enrolado: como saber se o seu é assim?

Cabelo enrolado: como saber se o seu é assim?

“Não sei, tenho cabelo enrolado ”. Se essa é a resposta que você dá quando te perguntam qual o seu tipo de cabelo, então esse artigo é para você. Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não sabem ao certo definir como são os cabelos delas.

E pode ser que você esteja pensando que não seja tão importante assim saber o seu tipo de cabelo. Afinal de contas, você sempre cuidou dos seus fios sem saber essa informação, então por que se importar agora?

O que acontece é que muitas mulheres que dizem ter cabelo enrolado não sabem muito ao certo o que fazer com os cabelos delas, como conseguir mais definição aos fios ou como tratar da textura.

Será que ele é mais liso? Ou definir como cacheado é o melhor? Qual é exatamente a desse cabelo? Se essas dúvidas te afligem, eu vou te ajudar a entender o que é o cabelo enrolado e como saber se as suas lindas madeixas se enquadram nessa categoria.

Se for o caso, também vou ensinar como cuidar e trazer mais definição para os seus fios. Olha só quanta coisa boa reunida em um único lugar!

Por que o cabelo fica enrolado?

Seu cabelo parece ser liso, mas de repente dá uma enrolada que você não sabe explicar de onde vem? Essa é, normalmente, a característica do cabelo ondulado.

O que faz com que os cabelos fiquem enrolados é a genética. Pode ser que ainda que a raiz dos seus cabelos seja mais lisa, os folículos capilares acabem ficando com mais curvatura, resultando em um visual com cachos ou princípio de cachos.

cabelo enrolado sem definição
Instagram: @oliveirajeysekelly

Se é genético, significa que se os cabelos da sua mãe ou pai tem a tendência a ter essa curvatura, você provavelmente também terá.

O cabelo enrolado seria uma espécie de intermediário entre o tipo liso e o tipo cacheado. Existem tipos diferentes de cabelo enrolado, sendo importante entender qual é exatamente a categoria do seu para saber a melhor forma de cuidar das suas madeixas.

Quais são os tipos de cabelo enrolado?

Pode-se dividir o cabelo enrolado em três subcategorias diferentes. São elas a categoria 2A, tipo de cabelo que apresenta ondas mais largas, sendo mais semelhante ao cabelo liso.

cabelo enrolado tipo 2b
Instagram: @dessa.malaquias

O cabelo do tipo 2B tem ondas um pouco mais definidas do que o tipo ondulado 2A. A terceira categoria é a do cabelo 2C, que tem ondas que quase chegam a formar cachos, mas não possuem exatamente o formato espiral desses.

Como saber se o cabelo é enrolado ou não?

Pode ser que você já tenha notado alguns sinais de que tem o cabelo enrolado. Cada tipo de fio possui variações relacionadas à sua espessura, volume e também ao brilho dos cabelos.

A classificação dos cabelos em tipos diferentes tem como intuito ajudar nos cuidados. Ela permite a compra de produtos específicos para o seu tipo de fio, baseados na classificação. Assim, você pode ter certeza de que irá dar para os seus cabelos tudo o que eles precisam para ficarem mais fortes e saudáveis.

Se você não tem certeza de qual é exatamente o seu tipo de cabelo, é possível fazer uma análise com um cabeleireiro para entender qual é exatamente a curvatura dos seus cabelos.

como identificar cabelo enrolado
Instagram: @raffacambrussi

Você também pode perceber por algumas características dos fios. Quando você lava as madeixas, costuma perceber que ela tem algumas características de cabelo enrolado, como a tentativa de formar uma curvatura nos fios? Se seus fios não ficam exatamente lisinhos, pode ser que eles sejam do tipo de cabelo enrolado. Há algumas coisas que você pode fazer para estimular a formação de ondas ou cachos.

Como estimular o cabelo a cachear?

Se você tem cabelo enrolado e quer trazer mais definição para os seus fios, saiba que há alguns cuidados e métodos para estimular as suas madeixas a cachearem.

cabelo enrolado com ondas ativadas
Instagram: @onduladas.naturais

Uma forma eficiente de trazer cachos para os cabelos é utilizando produtos específicos para cabelos cacheados. As opções são inúmeras, e muitos deles têm como foco ajudar a estimular os cachos, como os ativadores de cachos.

Você pode também fazer a finalização adequada após lavar os cabelos. Assim, vai texturizar os fios e fazer com que os cachos se formem com maior facilidade. A fitagem, por exemplo, consiste em aplicar creme ativador de cachos ou leave in e pentear os cabelos com a ajuda de um pente. Isso vai ajudar a formar pequenas fitinhas que cachearão com maior facilidade.

como deixar o cabelo ondulado

Outra importante dica é manter o corte em dia, já que o tipo adequado de corte pode trazer mais definição para os seus fios e estimular a formação dos desejados cachinhos.

Por fim, secar os cabelos com a ajuda de um difusor pode trazer mais volume e definição para as suas madeixas. É importante apenas se lembrar de aplicar um protetor térmico antes.

Se você tem cabelo enrolado, saiba que há formas de aprender como cachear o cabelo e garantir a curvatura desejada para os seus fios.

Gostou dessa matéria? Comente e Compartilhe!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>