Cabelo emborrachado: veja como recuperar os danos do fio

Cabelo emborrachado: veja como recuperar os danos do fio

Esticou e quebrou? Isso pode ser um sinal de que você está com o cabelo emborrachado, ou, como é popularmente conhecido, elástico. É assim que se chama o cabelo que perdeu sua elasticidade natural e seus fios estão fracos, finos e ressecados.

A fragilidade dos fios tem diversas causas, sendo a maior delas o excesso de química. Então, se você está desconfiado de que seu cabelo pode estar elástico, é melhor parar de fazer qualquer procedimento que pode danificá-lo ainda mais. Mas, não precisa se desesperar, estamos aqui para te ajudar a resolver esse problema. Logo você terá seu cabelo saudável outra vez.

Mantenha a calma, e vamos lá!

O que é o cabelo emborrachado?

Escova, descoloração, progressiva, chapinha, tintura, essas são algumas das vilãs que deixam o cabelo com aspecto ressecado e frágil. Tudo que se passa no cabelo reage de alguma forma, e quando se faz mais de um procedimento, juntando químicas em um curto espaço de tempo, por exemplo, os danos podem ser fatais para os seus fios.

Todos esses processos capilares exigem cuidados especiais antes e depois. Se faltar um pouco de dedicação em alguma dessas etapas, você pode ficar com o cabelo ressecado e com aspecto áspero. A aparência porosa e elástica significa que as cutículas dos fios estão abertas e seu pH está desequilibrado, necessitando de cuidados urgentes, afinal, a falta de atenção pode levar a um corte químico e não é isso que queremos, não é verdade?

Então lembre-se de ter uma atenção redobrada ao que se passa no seu cabelo, respeitando sempre o tempo entre os procedimentos e hidratando para deixá-lo forte.

Corte químico – @hair.by.nbrown

Faça um teste para saber se está com cabelo elástico

Além dos aspectos visíveis, como ressecamento e porosidade, existe uma forma bem simples de saber se você está com o cabelo elástico. Molhe o cabelo e separe uma mecha. Depois, passe o pente. Se cair muito cabelo, isso pode ser um sinal. Para ser mais assertivo, puxe delicadamente uma certa quantidade de cabelo, não precisa ser muito, apenas alguns fios são necessários.

Se o cabelo esticar e não voltar para o tamanho normal significa que ele perdeu a elasticidade natural. O que isso quer dizer? Diferente do cabelo ressecado, o problema aqui é ainda maior, pois mexe com a perda da massa capilar, que fica no centro do fio e é onde encontramos informações importantes, como a cor e a textura do nosso cabelo.

Se você fez o teste e a resposta foi sim para cabelo elástico, está na hora de parar com as químicas e cuidar dele o máximo possível.

Cabelo elástico – @luxushairartist

O cabelo volta ao normal?

É claro que a gente não ia te deixar na mão nessa. Então, a resposta é SIM! O cabelo emborrachado pode voltar ao normal e ser tão saudável quanto antes. Mas, para isso é necessário dedicação. Comece dizendo não para químicas. Como foi dito acima, você tem que parar com qualquer procedimento que possa danificar ainda mais o seu fio.

Estamos falando não só da tintura ou progressiva. Pare também com as escovas ou a chapinha. O calor liberado pelos aparelhos pode piorar a situação do cabelo e fazer com que todo seu esforço para melhorar a situação vá por água abaixo.

Evite o uso de ferramentas de calor, ok? 😉

Como recuperar o cabelo?

Comece com uma reconstrução capilar. Dependendo do grau do dano do seu cabelo elástico, uma hidratação não vai dar conta, então você precisa fazer todo o cronograma capilar, sendo a reconstrução a parte mais importante quando se fala de cabelos emborrachados.

Para você entender melhor, um cronograma capilar é separado em três partes:

  • Hidratação que repõe a água dos fios;
  • Nutrição que iguala as cutículas, retendo a hidratação e devolve os lipídios;
  • Reconstrução que repõe a famosa queratina, essencial para a massa capilar.

Para um cabelo elástico, a queratina é o ingrediente principal, pois mexe exatamente na massa capilar, algo mais profundo e que está mais prejudicado nessa fase.

Seguindo a ordem do cronograma, as chances do seu cabelo voltar a ser saudável são enormes. Temos uma explicação bem detalhada de como fazer em um post exclusivo dedicado ao cronograma capilar.

Existem, também, outras medidas que você pode tomar para evitar que seu cabelo volte a perder a elasticidade:

  • Corte as pontas do cabelo. Geralmente, elas estão mais finas e frágeis, então o corte pode dar mais força ao cabelo, além de deixá-lo com aspecto mais bonito;
  • Use protetores térmicos se você ainda está com o cabelo saudável e não quer que ele fique elástico. Desse modo, a chapinha ou o secador não vai danificar os fios;
  • Determine um tempo entre uma química e outra. Nós adoramos fazer coisas diferentes nos nossos cabelos e tentamos sempre deixá-los o mais bonitos possíveis, mas tente fazer uma pausa entre os procedimentos, dessa forma, os fios conseguem respirar e assim partir para a próxima batalha.

Viu como não é tão difícil recuperar o fio? Então, lembre-se sempre de ficar alerta para a saúde dos cabelos e tenha paciência para cuidar deles. Assim, seus cabelos serão sempre saudáveis!


Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga

Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.

Deixe seu comentário