Sente que seu cabelo embaraça muito e não sabe o que fazer para evitar que isso aconteça? Este problema acontece com muitas mulheres, independente do comprimento do cabelo.

Embora o cabelo cacheado ou crespo tenha mais tendência a embaraçar devido ao seu formato, os nós que se formam no cabelo não são exclusividade desse tipo de madeixa. Mesmo mulheres com cabelo liso podem sofrer do excesso de embaraço e entrelaçamento dos fios.

Existem alguns fatores que levam o cabelo a embaraçar com maior frequência, e saber quais são esses motivos pode ser importante para aquelas que buscam uma solução para esse problema.

Seu cabelo embaraça muito? Entenda os principais motivos

Sente que cada vez que você escova ou passa a mão por suas madeixas, se depara com nós que fariam inveja a qualquer marinheiro? Essa situação está ligada, principalmente, à saúde do cabelo.

No entanto, se seu cabelo embaraça muito, saiba que este não é o único fator. Outros itens relacionados ao constante embaraçar do cabelo podem ser parte da sua rotina sem que você saiba, e entender quais são cada um desses fatores irá ajudá-la a cuidar melhor de suas madeixas.

Esfregar o cabelo na hora do shampoo

Se você tem o costume de lavar o cabelo colocando um pouco de shampoo na mão e depois lavar todo o comprimento do cabelo até o topo da cabeça para esfregá-lo, saiba que este simples hábito pode estar contribuindo para o embaraçamento de suas madeixas.

Esse tipo de lavagem faz com que os fios formem um emaranhado mais difícil de se desfazer, além de contribuir para a quebra do cabelo. Também não vale esfregar as pontas do cabelo com shampoo, pois esse movimento terá o mesmo efeito acima descrito, além de causar pontas duplas.

O modo certo de lavar suas madeixas é aplicando o shampoo no couro cabeludo e massageando sem embolar o cabelo. Desse modo, o produto escorrerá pelo comprimento e pelas pontas sem causar ressecamento e garantindo a limpeza.

Cabelo excessivamente ressecado

Se você anda negligenciando a hidratação capilar, saiba que este pode ser um motivo porque seu cabelo embaraça muito. Quando o cabelo está ressecado, suas fibras capilares ficam mais abertas.

Isso causa barreiras na hora de pentear, o que pode levar à formação de nós e fazer com que a tarefa de alinhar o cabelo fique mais difícil. A melhor forma de combater este problema é mantendo uma rotina de cuidados que garanta que suas madeixas estejam sempre nutridas e hidratadas.

O cronograma capilar é uma ótima maneira de fazer isso. Ao revezar etapas de nutrição, reconstrução e hidratação, você garantirá que seu cabelo esteja sempre em sua melhor forma, o que tornará a tarefa de penteá-lo muito mais fácil.

Dormir com o cabelo solto

Sabemos que o mais importante na hora de dormir é estarmos confortáveis. Por isso, muitas pessoas tendem a dormir com o cabelo solto. O problema nesse caso é que o excesso de fricção entre o travesseiro e nossos fios pode fazer com que seu cabelo fique embolado.

Já foi dormir de cabelo solto e, no dia seguinte, sentiu que a única forma de se livrar dos nós formados no seu cabelo seria cortá-lo fora? Esse é o motivo.

Por isso, se você dorme com as madeixas soltas e sente que seu cabelo embaraça muito, a solução é fazer uma trança frouxa ou dormir com um coque mais soltinho. Desse modo, você continuará confortável e seu cabelo irá embaraçar menos.

Ficar muito tempo sem pentear

Pentear e desembaraçar as madeixas é importante não somente para que os fios soltos possam ser retirados com maior facilidade, mas também para ativar a circulação sanguínea da área do couro cabeludo.

Independente do seu tipo de cabelo, é importante penteá-lo para ajudar na remoção desses fios soltos, que podem se embolar com outras partes do cabelo e formar os tão indesejados nós.

No entanto, se seu cabelo embaraça muito, você deve prestar atenção na forma como está penteando as madeixas. Procure aplicar um creme leave-in e pentear delicadamente as áreas mais críticas com um pente de dentes largos.

Tal pente é o melhor instrumento para desembaraçar o cabelo. Mas você sabe a forma correta de pentear as madeixas?

Se você é daquelas pessoas que começa a pentear o cabelo a partir do topo da cabeça, saiba que isso contribuirá para que suas madeixas fiquem mais quebradas e com mais frizz.

O modo correto de desembaraçar o cabelo é começando a pentear a partir das pontas e ir subindo até chegar à raiz, independente do fato do cabelo estar seco ou molhado.

No caso das cacheadas, deve-se pentear o cabelo durante o banho, para não comprometer a forma dos lindos cachinhos.

Agora que você já sabe alguns dos motivos pelos quais seu cabelo embaraça muito, procure aplicar as instruções acima no seu dia-a-dia e você verá que os embolados diminuirão consideravelmente. Leia também nossa matéria sobre como amenizar o problema de cabelo quebrado na parte da frente da cabeça.

cabelo embaraça muito