Cabelo descolorido: tudo o que você precisa saber e como fazer em casa

Cabelo descolorido: tudo o que você precisa saber e como fazer em casa

O processo de mudança de cor dos cabelos quase sempre envolve a descoloração. É claro que adoramos um visual novo e descolorir os cabelos pode ser uma forma interessante de mudar, mas é preciso ter atenção aos cuidados antes e depois desse processo. Você sabe como cuidar do cabelo descolorido?

Sabe-se que esse é um processo que exige muito da fibra capilar e que, como todo procedimento químico, pode ser agressivo para os fios. É importante dar atenção especial às madeixas antes e depois de descolorir.

O cabelo descolorido é comum para quem deseja madeixas loiras, mas também para quem realiza procedimentos como o ombré ou luzes. A vantagem é que se antes descolorir os cabelos exigia horas no salão, hoje é possível fazer isso em casa.

Quando me falam que não dá para descolorir o cabelo em casa hahah

O que acontece quando descolore o cabelo?

O cabelo descolorido costuma ser mais ressecado e frágil, ou seja, mais propenso à queda e a quebra. Isso ocorre porque a descoloração é um processo agressivo para a fibra capilar, que age retirando os pigmentos de cor do cabelo a fim de permitir que a cor nova possa ser colocada.

Para que isso ocorra da forma desejada, o processo de descoloração envolve elevar o ph do fio de cabelo, que costuma ser 5,5, para 10. Dessa forma, é possível fazer com que as cutículas do fio se abram por completo, permitindo que os pigmentos saiam. No entanto, isso também faz com que a hidratação presente na fibra capilar saia. Por causa disso, o cabelo se torna ressecado e sem brilho. Seja para tingir o cabelo de loiro ou fazer outro processo de coloração, parcial ou completa, a descoloração é importante.

Processo de descoloração – @alunosonline.uol

Como descolorir o cabelo em casa

É importante ressaltar que o processo de descolorir os cabelos deve ser feito sempre com bons produtos. A descoloração é, por si só, agressiva às madeixas. Imagina então quão desastroso pode ser esse processo quando usamos produtos ruins?

O primeiro passo é fazer o teste de mecha para verificar possíveis alergias. Após a realização do teste, misture a água oxigenada e o pó descolorante, na proporção indicada de acordo com o tom que você deseja clarear seus fios.

Teste de mecha – @tudosobrecabelos

Então, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura, com o auxílio de um pincel específico para cabelos. O tempo de permanência da mistura também depende de quantos tons você deseja clarear os fios.

Após o tempo de pausa, lave abundantemente os cabelos até remover completamente qualquer resquício da mistura. É importante fazer uma hidratação após esse procedimento e antes de realizar a coloração, para fortalecer a fibra capilar.

Cabelo descolorido: manutenção da cor

A manutenção do cabelo descolorido depende da técnica utilizada para a descoloração. Caso tenha optado por descolorir partes dos cabelos, seja para fazer luzes, ombré ou mechas, o tempo de manutenção é mais longo do que para aquelas que descoloriram as madeixas por completo. Geralmente, a manutenção deve ser feita a cada 90 dias.

As que descoloriram todo o cabelo devem fazer uma manutenção mais constante, a cada 60 dias, visto que o crescimento da raiz se torna mais aparente.

Quem optou pela descoloração global dos fios, precisará de manutenção com maior frequência

Como recuperar cabelo descolorido

Se você não cuidou devidamente do seu cabelo descolorido e agora ele está ressecado e quebradiço, não se preocupe, pois há formas de recuperá-lo. Aposte em procedimentos como a reconstrução capilar para repor as proteínas perdidas. É a perda de proteínas como a queratina que confere o aspecto quebradiço às madeixas, fazendo com que elas se quebrem mais facilmente. Para cuidados ainda mais profundos, faça o cronograma capilar.

Essa rotina de cuidados que envolve a hidratação, nutrição e reconstrução capilar é eficiente em devolver ao seu cabelo descolorido a água, oleosidade e proteínas perdidos devido ao processo de descoloração. Durante esse processo, procure evitar usar ferramentas de calor como secador, babyliss e chapinha. Caso esse uso seja inevitável, não se esqueça do protetor térmico, importante para minimizar a ação dessas ferramentas.

Evite ferramentas de calor, mas se for utilizar, não esqueça do protetor térmico!

Como tirar o amarelo do cabelo descolorido

Descoloriu seus cabelos e, ao invés de ficar com o tom de loiro desejado, sente que ele está com um aspecto amarelado nada agradável? É possível consertar isso. Basta utilizar produtos matizadores para fazer com que a tonalidade dos seus fios se equilibre novamente.

Antes e depois matização – @vaidosaefeminina

Há uma grande variedade de produtos matizadores disponíveis no mercado, que agem para diminuir o aspecto amarelado e conferir uma cor mais natural às madeixas. Escolha o produto que mais se adequa ao tom desejado e utilize-o sempre que sentir que seus fios estão começando a amarelar.

O cabelo descolorido, seja ele totalmente loiro ou somente com luzes ou ombré, exige uma série de cuidados para potencializar a cor e fazer com que o visual dos sonhos dure por mais tempo. Você sabia que existe um cronograma capilar especial para loiras?

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra