Cabelo descolorido: como cuidar dele depois da descoloração
ColoraçãoLoiro

Cabelo descolorido: como cuidar dele depois da descoloração

Cabelo descolorido@camillasantanas

Ter o cabelo descolorido é um vício. Acredite. Muitas pessoas que descolorem uma vez para testar como é acabam se apaixonando pela cor mais clara dos fios e não conseguem passar muito tempo sem descolorir os fios novamente.

Quem está pensando em descolorir os fios deve saber que o procedimento exige alguns cuidados específicos pós descoloração. Isso porque, de forma geral, o cabelo descolorido, para ser atingido, precisa de procedimentos químicos bem pesados.

O pó descolorante é considerado uma das químicas mais agressivas para os fios, já que é necessário abrir a fibra capilar para retirar os pigmentos de cor lá de dentro. Dá para imaginar que isso não é nada legal para os fios, né?

A água oxigenada, usada no processo de obtenção do cabelo descolorido, acaba ressecando muito os fios. Pode ser que você esteja lendo isso e pensando que é melhor não aderir a essa técnica, mas não se preocupe.

Se você entender que terá que dispensar certos cuidados para manter a saúde dos fios, poderá ter um cabelo descolorido hidratado, brilhante, macio e saudável. O mais importante é você não negligenciar esses cuidados e saber direitinho o que precisa fazer para manter os cabelos bonitos.

Com as dicas que daremos aqui, você aprenderá como cuidar direitinho do seu cabelo descolorido para deixá-lo resistente, brilhoso, com bastante movimento e macio ao toque, para que da descoloração, a única lembrança que fique seja a cor.

Cuidados com o cabelo descolorido

Vamos, antes de mais nada, falar dos cuidados básicos que são necessários com o cabelo descolorido. É essencial se lembrar de aplicar produtos com protetor solar nos fios, de preferência todos os dias. Não somente a ação do sol, mas também das lâmpadas de casa pode fazer com que os fios fiquem ressecados.

Além disso, outro cuidado importante é o de usar produtos específicos para o cabelo descolorido. Geralmente, eles contém ingredientes como aloe vera, panthenol e geléia real, que são altamente hidratantes e poderosos. Além disso, aplique um protetor térmico sempre que for usar a chapinha, secador ou difusor e, como o cabelo descolorido é mais frágil, penteie-o com cuidado e paciência, usando uma escova ou pente que não quebre o fio.

cabelo com luzes

Como manter o cabelo descolorido hidratado

Parece uma missão impossível manter o seu cabelo descolorido hidratado de verdade? Mas não é! A melhor forma é seguir um ritual chamado de cronograma capilar. Trata-se de uma rotina de cuidados em que os fios passam por três tratamentos distintos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Tais cuidados são essenciais para todos os tipos de fios e para cada um deles a ordem é alternada. Em 30 dias de tratamento, é possível verificar uma restauração profunda dos fios, que ficam macios, hidratados, com vitalidade, sem porosidade ou frizz. Ainda neste artigo você vai aprender o passo a passo completo do cronograma capilar para cabelo descolorido. Aguarde mais um pouquinho!

cabelo descolorido liso
Cabelo descolorido: @vanessaaa_xxo

Cuidados para pintar o cabelo descolorido

E aí, se convenceu que está na hora de ter o cabelo descolorido? Você já sabe que a  descoloração dos cabelos é um processo muito agressivo e que, como resultado, os cabelos podem ficar porosos, quebradiços e ressecados.

Então, é de se imaginar que seus fios precisam estar prontos para receber a nova química e ter a certeza de que seu cabelo descolorido não ficará extremamente quebradiço e de difícil recuperação.

Caso ele esteja muito ressecado e quebradiço, é interessante que se espere um pouco e reforce na hidratação antes de aplicar uma nova química nos fios, evitando assim o temido corte químico.

Você poderá optar por usar a coloração permanente ou o tonalizante. A coloração permanente não sai do cabelo, será necessário o retoque da raiz e o produto possui amônia, por isso a hidratação deve ser reforçada. Já o tonalizante não tem amônia e vai saindo aos poucos durante as lavagens.

É sempre recomendado que se faça um teste para verificar se o seu fio está apto para receber uma nova química, ok? Se você se sentir insegura ou com dúvidas, não deixe de procurar um profissional que poderá te orientar da melhor forma.

Cronograma capilar para cabelo descolorido

O cronograma capilar costuma ser a solução para a maioria dos problemas capilares. Ele consiste em uma rotina de cuidados capilares que alterna a hidratação, nutrição e reconstrução capilar. Para que seus fios não fiquem porosos, com frizz em excesso e ressecados, o tratamento do seu cabelo descolorido será fundamental.

O ciclo do cronograma capilar para os cabelos descoloridos é o seguinte:

1º SEMANA – Nutrição, Hidratação, Reconstrução

2º SEMANA – Reconstrução, Nutrição, Hidratação

3º SEMANA – Hidratação, Nutrição, Hidratação

4º SEMANA – Hidratação, Reconstrução, Hidratação

Cada etapa do cronograma tem uma função. A hidratação repõe a umidade natural que é encontrada no interior dos fios. A nutrição repõe os lipídeos que protegem a queratina e o interior dos fios. reconstrução repõe a queratina, devolvendo assim a massa capilar perdida.

Para a hidratação, é recomendado máscaras ou cremes de hidratação que contenham ingredientes como Panthenol, Extratos Vegetais, Glicerina, entre outros. Já para a nutrição, óleos vegetais e manteigas vegetais. Para terminar, na reconstrução capilar é indicado produtos que contenham proteínas e aminoácidos, como a queratina liquida, por exemplo.

Vale lembrar que para cada procedimento é recomendado o intervalo de 48h, ok?

Manutenção do cabelo descolorido

cabelo descolorido
Cabelo descolorido @andisilva_

O cabelo descolorido também precisa de manutenção, que vai depender da técnica que foi utilizada. Se você optar, por exemplo, por descolorir todo o cabelo, o retoque deve acontecer apenas quando a raiz estiver aparecendo. Isso acontece mais ou menos a cada 45 ou 60 dias. Já se você escolheu outra técnica, como ombré hair ou mechas californianas, o intervalo para manutenção é maior, sendo de 70 a 90 dias.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>