PorosoProblemas e CuidadosRessecados ou Secos

Está com o cabelo danificado? Aprenda como recuperá-lo com 8 dicas infalíveis

Está com o cabelo danificado? Aprenda como recuperá-lo com 8 dicas infalíveis

Fios ressecados, sem vida e porosos são alguns alertas de que o seu cabelo realmente pode estar danificado e precisando de cuidados especiais e totalmente direcionados para eles. Já a boa notícia é que existe solução para cabelo danificado sim.

Aprenda abaixo a perceber se o seu cabelo realmente está danificado. Também separamos 8 dicas infalíveis para recuperá-lo e dar adeus ao ressecamento, as pontas duplas e a falta de brilho!

Quais são as características de um cabelo danificado?

O cabelo danificado é aquele que possui como principais características a porosidade e a falta de volume. Outros pontos característicos são as pontas duplas, a falta de brilho, a dificuldade em pentear, a perda de elasticidade e também a fragilidade. Tudo isso faz com que o cabelo tenha muito facilidade em quebrar. Identificou que o seu cabelo está danificado? Veja abaixo como recuperar a saúde dos fios de maneira simples e prática!

pontas do cabelo danificado
Instagram: @cronogramacapilar.laleao

8 dicas infalíveis do que fazer para recuperar o cabelo danificado

Se você já identificou que os seus fios estão danificados, não deixe de aprender algumas maneiras de salvá-los para que fiquem novamente hidratados, brilhantes, macios e totalmente saudáveis!

Siga um cronograma capilar

O cronograma capilar é aquela rotina de cuidados com os fios que alterna três etapas diferentes: nutrição, reconstrução e hidratação. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores apostas para o cabelo danificado, pois cada etapa consegue entregar para os fios benefícios específicos.

A etapa de hidratação capilar , por exemplo, tem a função de repor a água dos fios. Já a nutrição, de devolver os lipídeos para o cabelo. Por fim a reconstruçãorepõe as proteínas perdidas pelos fios ao longo do tempo pela mais diferentes razões.

Faça umectação

A umectação é um tratamento que é efeito à base de óleo vegetal e tem como principal objetivo nutrir os fios, repondo a oleosidade que o cabelo precisa ter para que fique saudável. Para uma umectação ainda mais profunda para o cabelo danificado, você pode optar pela umectação noturna, em que se dorme com o óleo nos fios, lavando somente pela manhã. Os resultados podem ser vistos logo após a primeira umcetação.

umectação para cabelo danificado
Instagram: @cronogramacapilar.laleao

Conheça a acidificação capilar

O acidificante é um produto que tem como objetivo fazer com que o cabelo fique mais ácido, ou seja, equilibrar o pH dos fios. Esse produto pode ser comprado ou feito em casa e entre os benefícios principais está a correção de danos externos e a selagem da fibra capilar.

Escolha produtos específicos para o seu tipo de fio

Muita gente não sabe, mas a escolha dos produtos específicos para o seu tipo de fio é realmente importante. Escolha produtos para o dia a dia, seja shampoo, condicionador, máscara de hidratação ou outros, que sejam específicos para o cabelo danificado, pois esses produtos possuem em sua composição o que os seus fios estão necessitando.

cabelo danificado cacheado
Instagram: @dicasdabia.laliot

Faça cauterização capilar

A cauterização capilar é um tratamento de reconstrução bastante indicado para o cabelo danificado. Esse tratamento utiliza queratina e calor, e ajuda na redução do frizz e também a deixar os fios mais suaves, brilhantes e hidratados.

Evite chapinha e secadores

A chapinha e o secador tendem a deixar o cabelo danificado. Por isso, o ideal é não usar com tanta frequência essas ferramentas quando estiver tratando o cabelo danificado, ok? Porém, sabemos que as vezes pode ser inevitável usar a chapinha e o secador. Neste momento, não se esqueça de manter o secador 30cm de distância dos fios e também de que é necessário usar um protetor térmico, para que os seus fios fiquem protegidos do calor.

evite chapinha em cabelo danificado
Instagram: @salonproequipment

Preste atenção na sua alimentação

A alimentação tem tudo haver com a recuperação do cabelo danificado, já que tudo que a gente come reflete na nossa saúde em geral, inclusive na dos fios. Como anda a sua alimentação? Você possui uma alimentação balanceada e equilibrada? Para ajudar tratar o cabelo danificado, opte por uma alimentação com proteínas e também rica em nutrientes como vitamina A e C, ferro, zinco, e ômega 3.

Tenha cuidado ao lavar os fios

A maneira como lavamos os fios pode ajudar o cabelo a ficar danificado. Lembre-se de lavar o seu cabelo de maneira cuidadosa e também durante o dia. Quando se dorme com o couro cabeludo molhado, aumenta a possibilidade do surgimento da caspa e quebra. Além disso, a temperatura da água deve ser fria ou morna para o cabelo danificado e, ao secar os fios, não esfregue na toalha, seque de maneira leve e cuidadosa.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>