Cabelo curto: confira 5 dicas e inspire-se com fotos de antes e depois

Cabelo curto: confira 5 dicas e inspire-se com fotos de antes e depois

O cabelo curto é a nova tendência do momento, e cada vez mais mulheres tem aderido a esse visual. As adeptas dos fios mais curtos dizem que a principal vantagem é a praticidade, o que não deixa de ser verdade.

O cabelo curto é ideal para mulheres que desejam uma solução prática para se arrumar durante o dia a dia, sem abrirem mão de se sentirem lindas e femininas. Isso porque quando se retira o comprimento, os fios tendem a embaraçar com menos frequência, o que facilita na hora de pentear.

Embora o cabelo curto possa de fato ser mais prático tanto na hora de lavar quanto de finalizar, muitas pessoas enganam-se ao acreditar que esse tipo de corte não exige nenhum tipo de cuidado.

5 dicas para cuidar do cabelo curto

Por isso, hoje trazemos aqui algumas dicas para ter em mente depois de passar a tesoura. Ao seguir nossas dicas, será possível manter a beleza do seu cabelo curto por mais tempo.

cabelo curto

     1. Atenção para a frequência de corte do cabelo

Se alguma vez você já cortou franja, sabe que ela exige manutenção e corte constante para manter o tamanho e formato certo. A história se repete com as madeixas curtinhas, que precisam ver a tesoura com mais frequência.

O cabelo estilo Joãozinho, por exemplo, perde o corte com facilidade. Conforme os fios crescem, o volume na parte de trás da cabeça torna-se maior, deformando o corte.

O crescimento dos fios torna-se mais aparente no cabelo curto, e somente a manutenção constante será capaz de evitar que o corte perca suas características. E nada de cortar em casa, porque corre-se o risco de estragar o formato do corte.

cabelo curto

     2. Cuidado na hora de hidratar

Se você tinha madeixas longas e aderiu aos cortes curtíssimos, pode achar que não terá que passar pela hidratação. O cabelo curto tem a tendência de parecer mais oleoso, principalmente porque a oleosidade agora tem um caminho menor a percorrer até chegar às pontas

Ainda assim, a hidratação faz-se necessária ao menos a cada 15 dias. É por meio desse tratamento que será possível repor a umidade perdida naturalmente pelo cabelo, combatendo o ressecamento e controlando o frizz. Lembre-se apenas de respeitar a distância de dois centímetros da raiz do cabelo.

É importante, também, enxaguar bem o cabelo para evitar o efeito build up.

cabelo curto

     3. Use e abuse dos finalizadores

Uma das palavras que define o cabelo curto é a versatilidade. É possível diversificar o visual e finalizar o cabelo de diversas formas diferentes. Por isso, os finalizadores podem se tornar seus melhores amigos.

Há diversas opções disponíveis no mercado, de acordo com o tipo de cabelo. O finalizador ajudará a dar vida para o seu corte e realçar o formato escolhido. Quem tem cabelo liso pode optar por pomadas de finalização seca. As cacheadas e crespas devem utilizar mousses ou loções ativadoras.

Outra vantagem dos finalizadores é que é possível encontrar opções que não contribuirão para o aumento da oleosidade no couro cabeludo. Escolha seu finalizador e mão a obra!

cabelo curto
whippycake

     4. Não exagere na quantidade de shampoo

Um dos principais erros cometidos por mulheres que recentemente submeteram suas madeixas à tesoura é continuar a aplicar a mesma quantidade de produto que aplicava quando tinha o cabelo comprido.

Por ter tendência a ficar mais oleoso, o cabelo curto deve ser lavado com mais frequência que o comprido. Entretanto, a quantidade de shampoo aplicada não deve ser a mesma.

Isso não somente irá te ajudar a economizar produto, mas também garantirá que o excesso não acabe por ressecar ainda mais o cabelo.

cabelo curto

     5. Devo usar condicionador? Depende.

Essa é uma das informações que mais confundem as donas de madeixas curtas. Isso porque basta uma rápida pesquisa na internet para verificar a quantidade de matérias dizendo que se deve (ou não) usar condicionador no cabelo curto.

A resposta para essa pergunta é: depende. Depende, principalmente, do tamanho do cabelo. O condicionador serve para selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo, fazendo com que a hidratação e os nutrientes que estão ali dentro não consigam escapar.

No caso de cabelos muito curtos pode-se dispensar o condicionador, já que o produto não deve ser aplicado no couro cabeludo sob o risco de aumentar a oleosidade e entupir os folículos. Se o seu cabelo está curto mas não tanto, é importante aplicar o condicionador para selar as cutículas.

No entanto, deve-se enxaguar bem evitar que o produto fique acumulado e resíduos permaneçam no couro cabeludo, o que pode aumentar a oleosidade e contribuir para o aparecimento de caspas.

Uma boa opção para auxiliar na hidratação do cabelo curto (principalmente os cacheados) é incorporar, na sua rotina de cuidados capilares, a água termal. Esse versátil produto que sempre foi um queridinho das gurus de beleza chegou para ficar no universo capilar. Algumas borrifadas ao dia e você verá a diferença que ela fará para as suas madeixas.


Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?