leaveinforte

Os lisos podem até ter dominado a cabeça da mulherada por um tempo, mas, os cachos têm mostrado a que vieram! Um cabelo crespo bem cuidado, com aquele volume lindo e os cachos definidos não perde em nada para os fios alinhadinhos, não acha? Mas, para ter esse efeito, é preciso tratar os fios curvados com todo o cuidado que eles exigem.

Embora muitas ainda resistam à transição capilar para trazer os cachos naturais de volta com a desculpa de que o crespo dá muito trabalho, cuidar dessa textura não é nenhum bicho de sete cabeças. Prova disso são estas dicas que separamos para quem está a fim de ter um cabelo crespo de dar inveja! Você vai perceber como cuidados supersimples podem ser o segredo para o crespo dos sonhos! Quer ver?

7 dicas para um cabelo crespo perfeito

1. Use produtos específicos para cabelo crespo

Nada de usar qualquer shampoo e condicionador! O cabelo crespo tem uma textura única, muito mais frágil e que precisa ser levada em consideração ao escolher os produtos. O cabelo crespo, por conta do seu formato, recebe muito menos a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo, então, é preciso investir em produtos que tenham a hidratação como ponto forte (procure formulações com óleos naturais, como o óleo de coco).

2. Comece um cronograma capilar

Mesmo que os crespos tenham algumas características comuns, cada cabelo é um cabelo e todos têm suas particularidades. Uma forma de descobrir o que o seus fios precisam é iniciar um cronograma capilar. Nas três etapas da agenda você irá dar diferentes ativos ao cabelo (água, lipídios e óleos e queratina) e poderá perceber a qual delas o cabelo reage melhor.

3. Dê uma chance ao low poo

Essa técnica é uma ótima aliada dos cabelos crespos! Como já falamos, esses fios são mais frágeis e precisam de cuidados específicos. Quando não nos atentamos aos componentes da fórmula dos produtos, podemos estar, ao invés de limpando, agredindo os fios e o couro cabeludo.

A técnica low poo propõe uma forma mais delicada de limpar e hidratar os fios, com produtos que excluem certas substâncias da composição. O artigo Low Poo: saiba tudo sobre a técnica que faz a cabeça da cacheadas traz todos os detalhes, o que pode, o que não pode e, claro, como começar a aderir à técnica!

4. Tenha atenção ao processo de lavagem

Atenção que essa dica vale ouro, hein! Alguns detalhezinhos na forma como você lava o cabelo podem fazer muita diferença, inclusive reduzindo drasticamente o frizz!

  • Massagem na raiz: ela deve ser a estrela principal da lavagem. Faça movimentos circulares e delicados com as pontas dos dedos, dessa forma, você massageia o couro cabeludo enquanto limpa, estimulando a produção de oleosidade natural;
  • Deixe o comprimento de lado: não esfregue o comprimento do cabelo. Quando molhado, os fios esticam ao máximo e ficam muito mais fáceis de quebrar. A água com shampoo que escorre da raiz durante o enxágue já é suficiente para limpar o comprimento;
  • Nada de água quente: a água quente dilata as cutículas do cabelo, fazendo com que se perca hidratação e o cabelo fique com um aspecto espigado. Mas não precisa tomar banho frio, não! Lavar em água morna e dar um jato de água fria para finalizar já basta;
  • A secagem: não enrole os cabelos com a toalha. Lembra que eles ficam mais frágeis quando molhados? Dê preferência para toalhas de microfibra (ou papel toalha) para amenizar o frizz  e seque com leves apertões de baixo para cima.

5. Não abra mão do leave-in

Com uma formulação mais leve que os cremes para pentear, o leave-in é ótimo para levar na bolsa! Após as lavagens, aplique amassando as mechas, apertando de baixo para cima. Quando o cabelo estiver seco e você estiver precisando de um help para disciplinar os cachos e eliminar o frizz, pode apostar no leave-in também!

6. Aposte em uma boa alimentação

A alimentação é base para tudo! E os cabelos também reagem à ela: uma dieta pobre em vitaminas e nutrientes pode resultar em fios fracos, opacos e propensos à queda. Já falamos aqui no blog sobre as melhores vitaminas para o cabelo e em quais alimentos encontrá-las, vale a leitura!

7. Mantenha o corte em dia

Ok, aqui dificilmente você conseguirá fazer em casa. Mas não encare o cabeleireiro como um gasto, uma vez que o resultado deu um bom corte de cabelo vale o investimento em um profissional qualificado, viu? O corte é o gran finale de todos os cuidados, que vai valorizar os cachos, definir o volume e acabar com as pontas duplas ou ressecadas.

Cuidar dos cachos e conseguir um cabelo crespo de dar inveja não é tão difícil quanto você esperava, não é mesmo? O mais importante é que você entenda como é o seu fio, quais as necessidades dele e consiga adaptar os cuidados, assim proporciona um tratamento personalizado e ainda economiza muito, não comprando mil e um produtos para o mesmo problema!

cabelo crespo