Cabelo crespo: 7 dicas para para ter um crespo de dar inveja

Cabelo crespo: 7 dicas para para ter um crespo de dar inveja

leaveinforte

Os lisos podem até ter dominado a cabeça da mulherada por um tempo, mas, os cachos têm mostrado a que vieram! Um cabelo crespo bem cuidado, com aquele volume lindo e os cachos definidos não perde em nada para os fios alinhadinhos, não acha? Mas, para ter esse efeito, é preciso tratar os fios curvados com todo o cuidado que eles exigem.

Embora muitas ainda resistam à transição capilar para trazer os cachos naturais de volta com a desculpa de que o crespo dá muito trabalho, cuidar dessa textura não é nenhum bicho de sete cabeças. Prova disso são estas dicas que separamos para quem está a fim de ter um cabelo crespo de dar inveja! Você vai perceber como cuidados supersimples podem ser o segredo para o crespo dos sonhos! Quer ver?

7 dicas para um cabelo crespo perfeito

1. Use produtos específicos para cabelo crespo

Nada de usar qualquer shampoo e condicionador! O cabelo crespo tem uma textura única, muito mais frágil e que precisa ser levada em consideração ao escolher os produtos. O cabelo crespo, por conta do seu formato, recebe muito menos a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo, então, é preciso investir em produtos que tenham a hidratação como ponto forte (procure formulações com óleos naturais, como o óleo de coco).

2. Comece um cronograma capilar

Mesmo que os crespos tenham algumas características comuns, cada cabelo é um cabelo e todos têm suas particularidades. Uma forma de descobrir o que o seus fios precisam é iniciar um cronograma capilar. Nas três etapas da agenda você irá dar diferentes ativos ao cabelo (água, lipídios e óleos e queratina) e poderá perceber a qual delas o cabelo reage melhor.

3. Dê uma chance ao low poo

Essa técnica é uma ótima aliada dos cabelos crespos! Como já falamos, esses fios são mais frágeis e precisam de cuidados específicos. Quando não nos atentamos aos componentes da fórmula dos produtos, podemos estar, ao invés de limpando, agredindo os fios e o couro cabeludo.

A técnica low poo propõe uma forma mais delicada de limpar e hidratar os fios, com produtos que excluem certas substâncias da composição. O artigo Low Poo: saiba tudo sobre a técnica que faz a cabeça da cacheadas traz todos os detalhes, o que pode, o que não pode e, claro, como começar a aderir à técnica!

4. Tenha atenção ao processo de lavagem

Atenção que essa dica vale ouro, hein! Alguns detalhezinhos na forma como você lava o cabelo podem fazer muita diferença, inclusive reduzindo drasticamente o frizz!

  • Massagem na raiz: ela deve ser a estrela principal da lavagem. Faça movimentos circulares e delicados com as pontas dos dedos, dessa forma, você massageia o couro cabeludo enquanto limpa, estimulando a produção de oleosidade natural;
  • Deixe o comprimento de lado: não esfregue o comprimento do cabelo. Quando molhado, os fios esticam ao máximo e ficam muito mais fáceis de quebrar. A água com shampoo que escorre da raiz durante o enxágue já é suficiente para limpar o comprimento;
  • Nada de água quente: a água quente dilata as cutículas do cabelo, fazendo com que se perca hidratação e o cabelo fique com um aspecto espigado. Mas não precisa tomar banho frio, não! Lavar em água morna e dar um jato de água fria para finalizar já basta;
  • A secagem: não enrole os cabelos com a toalha. Lembra que eles ficam mais frágeis quando molhados? Dê preferência para toalhas de microfibra (ou papel toalha) para amenizar o frizz  e seque com leves apertões de baixo para cima.

5. Não abra mão do leave-in

Com uma formulação mais leve que os cremes para pentear, o leave-in é ótimo para levar na bolsa! Após as lavagens, aplique amassando as mechas, apertando de baixo para cima. Quando o cabelo estiver seco e você estiver precisando de um help para disciplinar os cachos e eliminar o frizz, pode apostar no leave-in também!

6. Aposte em uma boa alimentação

A alimentação é base para tudo! E os cabelos também reagem à ela: uma dieta pobre em vitaminas e nutrientes pode resultar em fios fracos, opacos e propensos à queda. Já falamos aqui no blog sobre as melhores vitaminas para o cabelo e em quais alimentos encontrá-las, vale a leitura!

7. Mantenha o corte em dia

Ok, aqui dificilmente você conseguirá fazer em casa. Mas não encare o cabeleireiro como um gasto, uma vez que o resultado deu um bom corte de cabelo vale o investimento em um profissional qualificado, viu? O corte é o gran finale de todos os cuidados, que vai valorizar os cachos, definir o volume e acabar com as pontas duplas ou ressecadas.

Cuidar dos cachos e conseguir um cabelo crespo de dar inveja não é tão difícil quanto você esperava, não é mesmo? O mais importante é que você entenda como é o seu fio, quais as necessidades dele e consiga adaptar os cuidados, assim proporciona um tratamento personalizado e ainda economiza muito, não comprando mil e um produtos para o mesmo problema!

cabelo crespo

Tuany Fraga

Tuany Fraga

Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
12 Comentários
  1. Avatar
    Janaína de Barros dos Santos 16/02/2019

    Estou em transição à dois meses
    Quais os produtos certos para usar nesse processo?

    Reply
  2. Avatar
    Ana Lúcia Ferreira de Brito 05/03/2019

    Bom dia
    Amei as dicas.. Gostaria muito de continuar seguindo o cronograma capilar mas voltei a trabalhar.. Ai não dar tempo de fazer alguma dica?preciso de produtos especial para o meu crespo

    Reply
  3. Avatar
    margot 12/03/2019

    OLÁ,já sou uma senhora.Mais cansei de produtos que fazem ficar presa,tipo relaxamento,chapinha,alisamento etc e tal. Resolvi que queto ficar com meu cabelo natural mais bem tratado e bonito. Tenho mais de 03 meses que não uso nenhum tipo de Química,só na hidratação . Estou no caminho certo? Me mande dicas de como tratar nessa fase de transição.

    Reply
  4. Avatar
    Elania Severiano Rosa 04/04/2019

    Meu cabelo e muito ressecado.quando eu molho.para pentea_lho ele está soltando muito.eu gostaria de uma solução.que eu consiga me resolver.pode me ajudar.

    Reply
  5. Avatar
    Rosiane 08/06/2019

    Olá! Estou em transição há 5 meses, quero me livrar de chapinha, ser livre,retomar meu cabelo na forma natural e já está bem cacheada à raiz, quais produtos devo usar nesse processo, desde já obrigada!👍

    Reply
    • Avatar
      Yenzah 12/06/2019

      Olá Rosiane!

      Para transição indicamos a nossa linha Sou+Cachos, é uma linha de tratamento que cuida dos fios e do couro cabeludo, redistribuindo a oleosidade da raiz e levando às pontas. Isso garante que o cabelo fique hidratado como um todo.

      https://www.yenzah.com.br/familias/yenzah-sou-cachos

      Reply
  6. Avatar
    Delma Santos de Andrade 17/06/2019

    Olá estou em transição a quase 1ano quando cortei bem curto para tirá toda forma de química ele ficou todo enrolado agora que cresceu um pouco não quer enrolar mais e está horrível não sei mais ok fazer só negra mais de tanta química ele tinha ficado liso nas pontas

    Reply

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra