O cabelo crespo é muito comum e é lindo demais. Se antes a maioria das revistas costumava apontar o alisamento como melhor forma de cuidar desse tipo de textura, agora a mulherada está assumindo suas madeixas crespas naturais. Ainda bem!
A verdade é que, durante muito tempo, o preconceito ligado ao cabelo crespo fez com que as donas desse tipo de fio buscassem formas de disfarçar a textura natural, seja por meio do alisamento, de cortes curtos ou de outros modos de modificar ou esconder os crespinhos.
Hoje, no entanto, existe um forte movimento de aceitação que faz com que a transição capilar, ou seja, a volta para a textura natural dos cabelos, seja feita por um número cada vez maior de mulheres.
É claro que apoiamos demais esse movimento e queremos que você tenha todas as informações possíveis para deixar o seu cabelo crespo o mais lindo possível. Aprender como tratar das suas madeixas crespas é fundamental para fazer com que elas fiquem bonitas e saudáveis, fortes e hidratadas.
Por isso, se você busca aquele volume e definição de dar inveja, é importante entender que terá que tratar dos seus fios com frequência. Além disso, você deverá analisar o seu tipo de fio para saber exatamente em qual subcategoria do cabelo crespo ele se enquadra.
Mas não se preocupe, aqui vamos mostrar direitinho quais são essas subcategorias e explicar como você pode entender qual o seu tipo de fio, além dos cuidados que o cabelo crespo exige e dos produtos indicados para que eles fiquem lindos.
Como identificar o cabelo crespo
Há uma classificação para os tipos de fios de cabelo. Essa classificação tem como objetivo tornar mais fácil a rotina de cuidados e a busca por produtos específicos para um tipo de fio.
O cabelo crespo se enquadra nos fios tipo 4, e é dividido em quatro subcategorias diferentes. O tipo 4A corresponde a um fio volumoso, com cachos bem fechados e definidos que, quando esticados, tem formato de S.
O tipo 4B apresenta cachos ainda menores. Donas desse tipo de fio podem ter dificuldade em desembaraçá-lo. Ele tem ainda mais volume que o tipo 4A, com fios ainda mais finos e frágeis.
O tipo 4C é o cabelo mais crespo que existe. Os cachos desse tipo de fio não se formam sozinhos, e as donas de madeixas 4C devem recorrer a técnicas específicas de finalização e texturização para obter as sonhadas espirais. Esse cabelo crespo é o que dá origem aos famosos penteados afro.
Características do cabelo crespo
A estrutura do fio de cabelo crespo é mais fechada quando comparada com os demais tipos de fios. Assim, esse tipo de cabelo costuma ser mais ressecado e mais frágil. Vamos entender o porquê.
O formato espiralado do fio, combinado com as curvas bem fechadinhas, faz com que seja muito mais difícil que a oleosidade natural presente no couro cabeludo consiga percorrer toda a extensão dos cabelos para chegar até as pontas. Esse tipo de fio também apresenta um fator de encolhimento maior e, nessa categoria, entra também o chamado cabelo afro ou black power.
Faça o teste de esticar o seu fio de cabelo crespo para ver o comprimento dele e você provavelmente irá se surpreender. Quando seco, o cabelo crespo pode ter até metade de seu tamanho real!
Essas características fazem com que esse tipo de fio seja muito sensível
Cuidados com o cabelo crespo
Por ser muito frágil, esse tipo de cabelo jamais deve ser desembaraçado quando tiver seco. Isso fará apenas com que seus fios fiquem muito quebrados e ressecados. Por isso, penteie seus cabelos sempre quando eles estiverem molhados, preferencialmente durante o banho.
Além disso, dê preferência para pentes de dentes largos ou para os dedos, já que escovas de cabelo e pentes finos também servirão apenas para quebrar o fio, danificando sua estrutura.
Uma grande aliada para a hidratação das madeixas crespas é a umectação. Você pode optar por aplicar óleo no cabelo crespo antes de lavar ou na hora de dormir. Isso irá colaborar para nutri-los e hidratá-los.
Donas desse tipo de madeixa não podem negligenciar a hidratação, já que o cabelo crespo é, por natureza, mais ressecado. Quanto mais hidratado e bem cuidado seu cabelo estiver, mais maleável ele será.
Há um cronograma capilar específico para cacheadas e crespas, formulado de acordo com as necessidades desse tipo de cabelo. Essa rotina de cuidados é importante para a saúde dos fios.
Além disso, busque sempre manter o corte em dia, já que quando não está no formato certo, esse cabelo tem a tendência de ficar sem volume definido e com os cachos desvalorizados.
Dicas de finalização para madeixas crespas
Para finalizar seu cabelo corretamente, procure por produtos que sejam feitos para o seu tipo de fio. Há no mercado uma grande variada de linhas capilares pensadas exatamente para as cacheadas e crespas.
Experimente os diferentes tipos de finalizações existentes e escolha aquele que mais te agrada. O segredo está em testar até encontrar o melhor e, então, aperfeiçoar a técnica para conseguir finalizar as madeixas mais rapidamente e de forma mais eficiente.
A texturização é importante para quem deseja definir os cachinhos do cabelo crespo. Há muitos tipos de texturizações diferentes, e a escolha depende dos materiais disponíveis e do tamanho do seu cabelo.
É possível texturizar o cabelo crespo com tranças, papel alumínio ou até mesmo usando o dedo.
Para aquelas que são adeptas do volume, usar o pente garfo é ideal para conseguir as madeixas dos sonhos.
Com esse pente é possível soltar os fios da raiz com maior facilidade, fazendo com que o volume venha desde o couro cabeludo até as pontas.
O cabelo crespo é lindo e fica ainda mais lindo quando está bem cuidado e hidratado. Se o seu cabelo estiver muito quebradiço, invista em tratamentos com a queratina líquida para recuperar a estrutura dos fios.
Quer mais dicas sobre esse tipo de cabelo? Confira nossas 7 dicas para ter um crespo de dar inveja!