Cabelo crespo: tudo sobre esse tipo de cabelo

Cabelo crespo: tudo sobre esse tipo de cabelo

O cabelo crespo é lindo. Essa textura capilar é muito comum e se antes o costume era alisar, agora a mulherada tem assumido de vez suas madeixas naturais. É claro que apoiamos esse movimento e queremos dar todas as dicas possíveis para que suas madeixas crespas fiquem mais lindas do que nunca.

 

Mas para que o cabelo crespo fique com aquele volume e definição de dar inveja, é preciso tratá-lo com frequência. Além disso, é essencial saber qual o seu tipo de fio para entender quais são os cuidados que ele exige e quais produtos podem ser utilizados em suas madeixas.

Como identificar o cabelo crespo

Há uma classificação para os tipos de fios de cabelo. Essa classificação tem como objetivo tornar mais fácil a rotina de cuidados e a busca por produtos específicos para um tipo de fio.

O cabelo crespo se enquadra nos fios tipo 4, e é dividido em quatro subcategorias diferentes. O tipo 4A corresponde a um fio volumoso, com cachos bem fechados e definidos que, quando esticados, tem formato de S.

O tipo 4B apresenta cachos ainda menores. Donas desse tipo de fio podem ter dificuldade em desembaraçá-lo. Ele tem ainda mais volume que o tipo 4A, com fios ainda mais finos e frágeis.

O tipo 4C é o cabelo mais crespo que existe. Os cachos desse tipo de fio não se formam sozinhos, e as donas de madeixas 4C devem recorrer a técnicas específicas de finalização e texturização para obter as sonhadas espirais. Esse cabelo crespo é o que dá origem aos famosos penteados afro.

cacho tipo 4

Características do cabelo crespo

O fio de cabelo crespo tem a estrutura mais fechada quando comparada com os demais tipos de fios. Isso faz com que esse cabelo seja mais ressecado e frágil, já que o formato espiralado dificulta que a hidratação consiga percorrer toda a extensão do fio. O cabelo crespo apresenta maior fator de encolhimento, e nessa categoria entra também o chamado cabelo afro.

Você provavelmente já tentou esticar seu fio de cabelo para ver qual o comprimento real e se espantou ao ver o tamanho. Quando está seco, o cabelo crespo pode ter até metade de seu tamanho real!

Essas características fazem com que esse tipo de fio seja muito sensível. No entanto, alguns cuidados específicos podem fazer com que suas madeixas crespas fiquem lindas e hidratadas por mais tempo.

Cuidados com o cabelo crespo

Como esse tipo de fio é muito frágil, não deve ser desembaraçado quando estiver seco. Essa prática apenas fará com que suas madeixas fiquem quebradas e ressecadas. Por isso, penteie seus cabelos sempre quando eles estiverem molhados, preferencialmente durante o banho.

Além disso, dê preferência para pentes de dentes largos ou para os dedos, já que escovas de cabelo e pentes finos também servirão apenas para quebrar o fio, danificando sua estrutura.

cabelo crespo
Cabelo crespo – @aishaandlife

Uma grande aliada para a hidratação das madeixas crespas é a umectação. Você pode optar por aplicar óleo no cabelo crespo antes de lavar ou na hora de dormir. Isso irá colaborar para nutri-los e hidratá-los.

Donas desse tipo de madeixa não podem negligenciar a hidratação, já que o cabelo crespo é, por natureza, mais ressecado. Quanto mais hidratado e bem cuidado seu cabelo estiver, mais maleável ele será.

Há um cronograma capilar específico para cacheadas e crespas, formulado de acordo com as necessidades desse tipo de cabelo. Essa rotina de cuidados é importante para a saúde dos fios.

Além disso, busque sempre manter o corte em dia, já que quando não está no formato certo, esse cabelo tem a tendência de ficar sem volume definido e com os cachos desvalorizados.

Dicas de finalização para madeixas crespas

Para finalizar seu cabelo corretamente, procure por produtos que sejam feitos para o seu tipo de fio. Há no mercado uma grande variada de linhas capilares pensadas exatamente para as cacheadas e crespas.

Experimente os diferentes tipos de finalizações existentes e escolha aquele que mais te agrada. O segredo está em testar até encontrar o melhor e, então, aperfeiçoar a técnica para conseguir finalizar as madeixas mais rapidamente e de forma mais eficiente.

A texturização é importante para quem deseja definir os cachinhos do cabelo crespo. Há muitos tipos de texturizações diferentes, e a escolha depende dos materiais disponíveis e do tamanho do seu cabelo.

pente garfo
Pente garfo – @cassiasants

É possível texturizar o cabelo crespo com tranças, papel alumínio ou até mesmo usando o dedo.

Para aquelas que são adeptas do volume, usar o pente garfo é ideal para conseguir as madeixas dos sonhos.

Com esse pente é possível soltar os fios da raiz com maior facilidade, fazendo com que o volume venha desde o couro cabeludo até as pontas.

O cabelo crespo é lindo e fica ainda mais lindo quando está bem cuidado e hidratado. Se o seu cabelo estiver muito quebradiço, invista em tratamentos com a queratina líquida para recuperar a estrutura dos fios. 

Quer mais dicas sobre esse tipo de cabelo? Confira nossas 7 dicas para ter um crespo de dar inveja!


Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra