Tipos de cabelo crespo: confira dicas e cuidados para cada tipo

Tipos de cabelo crespo: confira dicas e cuidados para cada tipo

Você acha que os cabelos se dividem em lisos, ondulados e crespos? Pois saiba que há muito mais entre a máscara de hidratação e o pente do que sonha sua vã filosofia. Brincadeiras à parte, no artigo de hoje falaremos dos tipos de cabelo crespo.

Lindos, estilosos e com muita atitude, não há nada como um lindo cabelo crespo. Se antes as donas dessas madeixas sentiam a necessidade de mudar a textura do cabelo por meio de alisamento, hoje as crespas e cacheadas estão por todos os lugares. Ainda bem! No entanto, o cabelo crespo pode apresentar tipos e texturas diversas, e cada uma delas exige uma técnica de cuidado própria, com produtos específicos pensados para eles.

Tipos de cabelo crespo

Há uma grande diferença entre cabelos crespos e cacheados, e também entre os diferentes tipos de cabelo crespo. Essas categorias são separadas de acordo com a textura do fio e a intenção dessa divisão é facilitar a vida das donas das madeixas.

Quando entendemos as características do nosso cabelo, fica mais fácil saber quais cuidados devem ser tomados a fim de potencializar ao máximo a beleza das nossas madeixas.

Uma característica importante para os todos os tipos de cabelo crespo que deve ser ressaltada é o fator de encolhimento. Já reparou que se você esticar o fio do seu cabelo, ele fica maior? É devido a esse fator, que faz com que o fio possa encolher até metade de seu comprimento real quando o cabelo está seco.

Tipos de cabelo crespo

Cabelo crespo tipo 4a

O tipo de fio de cabelo 4a apresenta cachinhos em formato espiral que são mais definidos e fechadinhos. É caracterizado pelo volume e apresenta um pouco de tendência ao frizz. Quando esticado, esse fio tende a assumir um formato de S.

Cabelo crespo tipo 4b

O fio 4b tem cachos ainda menores, além de ser mais fino e frágil. Ele apresenta características parecidas com o tipo 4a, embora tenha mais volume.

Cabelo crespo tipo 4c

O fio 4c é o cabelo mais crespo que existe, e não forma cachos por conta própria, sendo necessária a texturização ou técnicas semelhantes para defini-lo. Esse é aquele tipo de cabelo que forma os black powers mais bonitos.

5 cuidados essenciais com o cabelo crespo

Independente dos tipos de cabelo crespo, temos que tomar cuidados específicos para fazer com que nossos fios estejam sempre lindos.

1. Use produtos adequados para seu fio

É importante utilizar sempre produtos adequados para o seu tipo de cabelo, visto que isso irá fornecer os nutrientes e a hidratação necessários para suas madeixas.

Tipos de cabelo crespo – @curlelia

2. Desembarace o cabelo apenas molhado

Desembaraçar o cabelo crespo seco irá fazer com que toda sua definição suma. Dê preferência para pentes de dentes largos e penteie as madeixas apenas no banho.

3. Atenção ao corte

O corte certo pode fazer milagres para seu cabelo. Alguns tipos de corte valorizam seus cachos e definem o volume dos seus cabelos, além de eliminarem as pontas ressecadas. Então, não negligencie o corte do cabelo, tá?

4. Cronograma capilar

Essa importante rotina de cuidados capilares é composta das etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, e é eficiente em fornecer tudo aquilo que suas madeixas precisam para ficarem fortes e saudáveis. Procure por um cronograma específico para cabelos crespos e cacheados.

5. Cuidado na hora de lavar

Algumas máximas devem ser sempre lembradas na hora de lavar o cabelo. O shampoo deve ser aplicado sempre na raiz e o condicionador no comprimento. Além disso, passe longe da água quente, que apenas irá ressecar suas madeixas.

Hidratação para cabelo crespo

Uma hidratação muito indicada para todos os tipos de cabelo crespo é aquela feita com a famosa babosa ou aloe vera. É bem simples de fazer. Basta abrir a folha de babosa e, com a ajuda de uma colher, retirar o recheio. Bata esse recheio no liquidificador com um copo e água fria e aplique essa mistura em suas madeixas. Deixe agir por cerca de 45 minutos e lave normalmente. Você verá como seu cabelo crespo ficará mais brilhoso e sedoso.

Como finalizar cabelo crespo

A finalização é muito importante para o cabelo crespo. Existem muitas técnicas diferentes, e o ideal é testar várias até descobrir aquela que mais te agrada. A fitagem é um dos métodos mais conhecidos, e consiste em separar as madeixas em pequenas mechas e aplicar um creme leave-in para auxiliar na formação de cachos.

A texturização também é outra técnica que faz a cabeça das cacheadas. Seja ela com bobs, canudos ou usando uma meia-calça, basta enrolar mechas de cabelo em torno do acessório escolhido. O cabelo precisa estar molhado, tá? Então, espere secar ou use um secador para acelerar o processo. Se optar pelo secador, não se esqueça de aplicar o protetor térmico, tá?

Existem muitos tipos de cabelo crespo, e saber diferenciá-los é importante para os cuidados capilares. O que não falta em nosso blog são informações sobre os lindos crespos, então boa leitura e bons cuidados!

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra