Já foi o tempo em que a preocupação com os cabelos era exclusividade do público feminino. Hoje os homens estão correndo atrás do prejuízo e buscando soluções que garantam beleza e bem-estar. Sim, eles estão, cada vez mais, aprendendo a ser vaidosos e a cuidar de suas madeixas! No caso do cabelo crespo masculino, especialmente essa mudança está bem evidente.

Afinal, buscar por alternativas que sejam práticas e que, ainda assim, valorizem os cachos pode parecer um grande desafio. Mas as notícias são boas, pois o cabelo crespo dos homens podem ser, sim, super charmosos e estilosos. Para isso, basta usar algumas técnicas básicas e estabelecer cuidados de manutenção dos fios.

Que tal aprender um pouco mais sobre o assunto e conferir algumas ideias de estilos de corte para cabelo crespo masculino? É só continuar a leitura! 😉

Características do cabelo crespo

O grupo conhecido como cabelo crespo pode ser dividido em 3 categorias, conforme a curvatura apresentada pelos fios. Essa distinção é válida tanto para o cabelo crespo masculino quanto para o feminino.

São elas:

  • Crespos 4A: esses são fios mais ondulados do que propriamente crespos, já que apresentam cachos bem abertos e definidos. São largos e encorpados, por isso têm bastante volume. Esse tipo de fio tende a ser mais hidratado na raiz e ressecado nas pontas.
  • Crespos 4B: representam o nível intermediário que, apesar de apresentar fios mais definidos, são menores e mais fechados – tipo uma molinha ou fio de telefone em miniatura, sabe? São quase imperceptíveis, de tão enrolados que são! Esse tipo de cabelo tende a ser o mais frágil e ressecado, apresentando também aspecto mais opaco.
  • Crespos 4C: também chamado de “cabelo afro”, representam geralmente fios mais rebeldes. O formato não é ondulado, mas sim do tipo ziguezague. Não apresentam definição, mas têm bastante volume. Tendem a ser muito ressecados e suscetíveis à quebra.

    cabelo crespo masculino
            Fios crespos curvatura – @gauchazh

Entender qual, de fato é o tipo de cabelo crespo que você tem faz toda a diferença para a escolha do corte ideal e da execução dos cuidados de manutenção corretos.

Estilos de cortes de cabelo crespo masculino

Ainda que alguns homens pensem o contrário, há boa oferta de possibilidades de cortes para cabelo crespo masculino. Vamos conhecer algumas opções:

1. Afro clássico

Também conhecido pela expressão “black power”, esse corte nunca sai de moda. Baseia-se em um cabelo mais armado, que é indicado para aqueles que têm os cabelos tipo 4C – com bastante volume e pouca definição.

2. Top knot

Super moderno, esse é um corte de cabelo masculino que vem se popularizando cada vez mais para os cabelos crespos. Sua ideia consiste em aparar as laterais e apostar em um coque samurai no topo da cabeça. É uma ideia super descolada, muito usada pelos jovens adultos.

cabelo crespo masculino
Corte Top Knot – @manualdohomemmoderno

3. Drop fade

Este corte trabalha o conceito de degradê, mas sem exageros. Ele é mais ralo perto da orelha e vai armando de forma progressiva. É uma grande tendência que fica elegante e valoriza o rosto!

cabelo crespo masculino
Corte Drop Fade – @barbershopconnect

4. Flat top

Neste corte, o topo reto (aquela linha que marca a divisa da testa como o início do cabelo) é o grande diferencial! É uma moda mais antiga, mas que voltou a fazer sucesso entre os meninos de cabelo cacheado. O corte é bem marcado e dá um diferencial para o estilo!

5. Raspado – buzz cut

Esse estilo de corte é conhecido como o famoso raspado. Se em um primeiro momento essa pode parecer uma opção mais simplista, saiba que hoje é possível inovar nessa opção, criando diferentes fades e padrões, trazendo muita personalidade para o visual.

cabelo crespo masculino
Corte Buzz Cut – @menshaircuts

Cuidados com o cabelo crespo masculino

Entre os principais cuidados necessários para o cabelo crespo masculino ser bonito e saudável, estão:

1. Fazer hidratação

Hidratação não é exclusividade das mulheres: os homens também precisam desse cuidado! Adotar uma rotina que inclua práticas de nutrição e hidratação é muito importante para aqueles que têm cabelos crespos, garantindo a reestruturação dos fios e uma aparência saudável. Mas, atenção: é preciso escolher os produtos certos, com qualidade e feitos para o seu tipo de cabelo.

2. Usar água fria para lavar os cabelos

A água quente é um perigo para os fios, especialmente para aqueles que já apresentam característica frágil. O calor excessivo quebra os fios e os deixa ainda mais sem vida. Nesse contexto, optar pela lavagem com água fria (ou, pelo menos, morna) é a melhor dica de cuidado.

3. Pentear os fios com cuidado

Desembaraçar os fios é um dos maiores desafios daqueles que têm os cabelos crespos e precisa ser uma prática inteligente para garantir bons resultados. A solução está em optar por um pente de dentes mais largos e, de preferência, feito de algum material natural (madeira, por exemplo). Este acessório atrelado a muita calma na hora do penteado impedirá que o fio se quebre.

4. No e Low Poo

A lavagem dos cabelos precisa ser pensada de forma especial entre aqueles que têm os fios crespos. Uma das técnicas mais usadas é a do No e Low Poo (nenhum shampoo ou pouco shampoo, respectivamente), que se caracteriza por realizar a limpeza dos fios a partir de alternativas menos agressivas do que as fornecidas pelos tradicionais shampoos.

Ambas trabalham com a utilização de um bálsamo de limpeza, que purifica, mas não resseca o fio (livre de sódio e emulsionantes, por exemplo).

O cabelo crespo masculino tem mesmo muito charme! Apostando no corte de cabelo certo e em bons cuidados de manutenção, é possível garantir fios bonitos e saudáveis – valorizando ainda mais o estilo dos homens!

O que você achou dessas ideias de cortes de cabelo crespo masculino? Conhece algum outro cuidado importante para esse tipo de cabelo? Comente aqui nos comentários!