Difícil quem nunca chegou no cabeleireiro, pediu para cortar “um dedinho” e, quando viu o resultado, percebeu que foi cortada uma mão inteira! Ou então, aqueles casos em que o corte não fica bem como esperado e resta apenas aquela velha (e chata) solução: esperar o cabelo crescer. Mas essa espera não precisa ser tão longa! Com alguns truques é possível fazer o cabelo crescer mais rápido e recuperar o visual!

Antes de mais nada, é preciso falar a verdade: os cabelos crescem, em média, 1cm por mês, então, desconfie daquelas soluções que prometem transformar você em uma rapunzel em poucas semanas.

Se o seu cabelo parece estar crescendo pouco, alguns fatores podem estar atrapalhando o crescimento e a solução para isso está na sua saúde! Sem oferecer os nutrientes necessários para manter a saúde do couro cabeludo, o crescimento dos fios pode demorar um pouco mais. Mas, já vamos explicar melhor essa história! Continue lendo o post para descobrir como dar aquela forcinha para o seu cabelo crescer mais rápido!

Como funciona a produção capilar

Em todos nós, os cabelos passam pelas mesmas três fases:

Anágena: nesta fase acontece crescimento ativo do cabelo. Cerca de 80% dos nossos fios estão nesta etapa, que dura de três a seis anos;

Catágena: é neste período que o cabelo começa a morrer para ser substituído por um novo e dura três semanas;

Telógena: dura aproximadamente três meses e é aqui que acontece a substituição, quando o fio novo empurra o fio que morreu.

Como falamos acima, é esperado que os fios cresçam cerca de 1cm por mês. Mas, então, porque em algumas pessoas o cabelo parece crescer mais rápido? Na verdade, não é que o cabelo delas cresça mais rápido, mas sim algo que pode estar retardando o crescimento dos seus.

Alguns fatores que podem retardar o crescimento dos fios:

    • Estresse: passar por um período estressante pode fazer com que o corpo interrompa a fase anágena (de crescimento) e antecipe a fase telógena;
    • Má alimentação: uma dieta pobre em nutrientes pode ocasionar em um couro cabeludo empobrecido, resultando em crescimento comprometido e com fios mais fracos;
    • Alterações hormonais: os hormônios são os “mensageiros” do organismo, que transferem informações às células e, caso desequilibrados, comprometem a produção dos fios e funcionamentos dos folículos pilosos;
  • Pontas ressecadas: pois é, elas também podem estar fazendo você ter a impressão de que seu cabelo cresce devagar. Isso porque as pontas ressecadas vão quebrando e anulando o impacto causado pelo crescimento.

5 dicas que vão ajudar o seu cabelo crescer mais rápido

Mas, é claro que não iríamos deixar você chegar até aqui sem algumas dicas para conquistar o cabelão desejado! Algumas medidas pode ser tomadas para garantir a saúde do couro cabeludo e dos novos fios para que eles cresçam o que devem todo mês. Vamos lá?

1.  Alimentação

Não tem como escapar, a alimentação é o primeiro passo para uma saúde impecável e também cabelos, pele e unhas mais bonitos. A vitamina A, por exemplo, ajuda a reduzir a oleosidade do couro cabeludo (e ela também pode interferir no crescimento normal dos cabelos, uma vez que obstrui os folículos pilosos) e é encontrada em alimentos comuns do dia a dia, como cenoura, mamão e tomate. Neste post, fizemos uma lista com as melhores vitaminas para turbinar a saúde dos fios!

2. Atenção ao momento da lavagem

O processo de lavagem também pode ajudar seu cabelo a crescer mais rápido. E existem duas formas de fazer isso: evitando o contato direto do couro com os produtos utilizados (para não obstruir os poros, lembra?) e também massageando suavemente com a ponta dos dedos.

3. Use shampoos adequados

Se fazer o cabelo crescer mais rápido está entre os seus objetivos, um grande aliado pode estar passando despercebido: o shampoo! Dê preferência a shampoos ricos em vitamina A, E e F, que são essenciais para o crescimento saudável do cabelo, além de higienizar e fortalecer o couro cabeludo.

4. Dê um tempo nos tratamentos químicos

Por melhores que sejam os produtos utilizados, é impossível os cabelos saírem 100% ilesos de algum tratamento químico. Isso porque esses agentes penetram fundo no fio, chegando ao córtex capilar, podendo, assim, alterar cor e textura do cabelo.

Ao contrário do muitos pensam, o cabelo segue crescendo no mesmo ritmo de antes do procedimento, mas cresce mais frágil e muito mais propenso à quebra. Além disso, alguns químicos podem irritar o couro cabeludo, prejudicando o surgimento de novos fios.

5. Ingira mais biotina

Também conhecida como vitamina B7 e vitamina H, a biotina é defendida por alguns especialistas como responsável pela produção de queratina, proteína que compõe a massa capilar e é responsável pela força dos fios. E a biotina é superfácil de encontrar em alimentos como gema do ovo, cebola, alface, amêndoa, nozes e amendoim.

Mais importante que fazer o cabelo crescer rápido, é fazer com que ele cresça forte e saudável! Ah! E já que falamos em usar o shampoo certo para o seu cabelo, descubra qual o seu com o post Qual o shampoo certo para o meu cabelo? Veja como escolher o seu! Boa leitura!

cabelo crescer mais rápido