5 dicas indispensáveis para quem tem cabelo com progressiva

5 dicas indispensáveis para quem tem cabelo com progressiva

A escova progressiva ainda é o método mais utilizado por quem deseja obter madeixas lisas, com menos volume e frizz controlados. Embora o cabelo com progressiva facilite os cuidados diários, algumas medidas devem ser tomadas não somente para prolongar o efeito do alisamento, mas também garantir a saúde dos fios.

Essa técnica é excelente para mulheres que tem cabelo de formato indefinido. Sabe quando você sente que seu cabelo não é nem liso nem cacheado e, por isso, tem que fazer chapinha com frequência a fim de garantir mais definição? A progressiva pode ser sua aliada.

Características do cabelo com progressiva

O produto utilizado na escova progressiva forma uma espécie de capa protetora ao redor do fio, o que fará com que os princípios ativos da escova sejam retidos por mais tempo, aumentando a durabilidade do efeito liso. Isso parece bom, certo?

O problema é que essa capa também impede que nutrientes entrem na fibra capilar. Dessa forma, a oleosidade natural presente na raiz não consegue penetrar no fio, ficando acumulada na região do couro cabeludo. Outro ponto importante é que os ativos de máscaras e outros tratamentos também não conseguem agir de modo adequado, deixando de fornecer os nutrientes que o cabelo precisa.

Isso fará com que as pontas dos fios fiquem ainda mais ressecadas, correndo o risco de formar pontas duplas. É normal que mulheres com cabelo com progressiva percebam um aumento da oleosidade na raiz e maior ressecamento nas pontas.

Além disso, a técnica de progressiva é considerada agressiva para a estrutura capilar. Por isso, suas madeixas podem ficar mais fracas após a realização desse procedimento.

É importante cuidar dos cabelos após a realização da escova progressiva, pois isso fará com que sua saúde não seja comprometida e irá auxiliá-lo a manter-se mais forte. Cabelos fortes e saudáveis retém procedimentos químicos por mais tempo.

Recomenda-se também realizar um tratamento como o cronograma capilar antes da realização da progressiva, o que fará com que o produto químico utilizado aja de forma menos agressiva nas madeixas.

5 dicas indispensáveis para quem tem cabelo com progressiva

Não se preocupe, pois hoje apresentaremos cinco dicas especialmente para quem tem cabelo com progressiva, a fim de fazer com que o efeito se mantenha por mais tempo e o cabelo continue forte e saudável.

Dê atenção especial para as pontas

Já ressaltamos a importância de cuidar das pontas dos cabelos após a realização da escova progressiva. Aposte em tratamentos de hidratação específicos para cabelos muito ressecados, concentrando-o no comprimento e nas pontas das madeixas e evitando a região da raiz, para não causar excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Além disso, usar um óleo vegetal como coco ou argan, ou silicone especial para as pontas também é uma forma eficiente de auxiliar a selá-las, evitando a aparição de pontas duplas.

Use os produtos específicos para cabelo alisado

Cabelo alisado é diferente de cabelo liso, e os nutrientes que cada um deles precisa também serão diferentes. Procure comprar produtos pensados especificamente para cabelos alisados, especialmente aqueles focados em tratamentos pós-progressiva. Isso irá garantir o fornecimento de tudo que suas madeixas precisam para ficarem fortes e saudáveis por mais tempo.

Lembre-se sempre que produtos específicos existem por um motivo, e foram especialmente pensados e desenvolvidos para suprir cada tipo de cabelo com aquilo que mais lhe falta. Utilizar produtos que não foram pensados para as necessidades do seu cabelo apenas fará com que ele fique pobre em nutrientes.

cabelo com progressiva

Cuidado na hora de lavar

A lista de cuidados na hora de lavar o cabelo com progressiva é extensa. Recomenda-se não lavar com frequência, pois quanto mais vezes o cabelo for lavado, mais rápido o produto irá sair dos fios.

Também é interessante evitar a utilização excessiva de shampoos antirresíduos, que agem mais profundamente na fibra capilar para retirar qualquer oleosidade. Ao abrir a fibra capilar, esses shampoos também retirarão o produto responsável pelo efeito liso da progressiva, fazendo com que o efeito seja perdido mais rapidamente.

Protetor térmico e protetor solar nesse cabelo!

Ainda que um dos objetivos da progressiva seja diminuir o uso de secador e chapinha, pode ser que você ainda venha a utilizar esses instrumentos de calor nas suas madeixas. Caso decida fazê-lo, lembre-se de utilizar sempre um protetor térmico.

Compre também produtos que tenham proteção solar. Dessa forma, você irá proteger seu cabelo com progressiva, que já é naturalmente mais frágil devido à química, da ação de agentes externos que podem ser nocivos para a saúde da fibra, como o sol e o calor.

Evite dormir de cabelos molhados

Essa prática não é recomendada para nenhum tipo de cabelo, já que a fricção com o travesseiro pode prejudicar o fio e acabar por quebra-lo. Isso torna-se ainda pior quando o cabelo possui escova progressiva.

Dormir de cabelo molhado irá prejudicar a estrutura do fio, tornando-o ainda mais ressecado e quebradiço. Caso seja inevitável lavar os cabelos antes de dormir, procure secá-los com o auxílio do secador ou uma camiseta fofa, que será menos agressiva para os fios do que uma toalha.

Prestar atenção aos cuidados específicos do cabelo com progressiva é importante para manter o efeito da técnica por mais tempo. Isso também auxiliará no crescimento das suas madeixas.


Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário