ColoraçãoTransformaçãoUncategorized

Cabelo com luzes: aprenda a cuidar e manter esse estilo

Cabelo com luzes

O cabelo com luzes nunca sai de moda, e não é à toa. É uma forma prática e linda de dar aquela alterada no visual sem precisar mudar toda a cor do cabelo ou recorrer a procedimentos químicos como a escova progressiva ou o permanente.

A possibilidade de ter cores diferentes nos nossos fios é realmente tentadora, mas o cabelo de salão pode rapidamente se transformar em quebradiço e opaco se não receber os cuidados adequados.

É comum que as donas de cabelo com luzes se queixem que o resultado obtido no salão de beleza não dura muito tempo, e os fios logo ficam com o aspecto ressecado. Para resolver esse problema ressalto: o segredo está nos cuidados certos.

O que acontece com o cabelo com luzes

Você sabe como funciona o cabelo com luzes e como é possível adquirir a tonalidade desejada nos fios? A duplinha descoloração e coloração são as responsáveis por obtermos as cores do jeito que queremos, então vamos aprender melhor sobre elas.

O processo de descoloração é necessário para que as cutículas do fio se abram, permitindo que a nova pigmentação de cor entre na fibra capilar.

Para que ela permaneça no fio, o ph do mesmo é elevado de 5,5 para 10, de modo a fazer com que as cutículas fiquem abertas mais tempo. O problema disso é que quando as cutículas estão abertas, perde-se muita hidratação, a grande responsável pelo aspecto brilhoso e bem cuidado dos fios.

Então vem a coloração, que traz os pigmentos que darão a nova cor para os fios. Esse procedimento também é bem agressivo por mexer e alterar a estrutura da fibra capilar.

Assim, para obter o resultado de cor desejado, alteramos muito a estrutura dos cabelos e, por isso, é necessário uma série de cuidados para garantir que eles fiquem saudáveis.

Como cuidar do cabelo com luzes

Para manter o seu cabelo com luzes mais bonito e saudável por mais tempo, a palavra-chave é: cuidar. Ao manter os cuidados certos, você poderá devolver aos seus fios os nutrientes e a hidratação perdidos durante o processo, garantindo a sua vitalidade e fazendo com que suas luzes fiquem ainda mais lindas.

“Cuidar do cabelo é cuidar de si”

Você já deve saber de que tratamento estou falando, né? A hidratação é essencial para cuidar de cabelos quimicamente modificados, já que ela repõe a água que os fios perderam no processo de descoloração, garantindo que a fibra capilar permaneça hidratada de dentro para fora.

É recomendável fazer o processo de hidratação caseira uma vez por semana, utilizando produtos indicados para o cabelo com luzes ou coloração. A grande variedade de produtos existentes no mercado garante que você consiga encontrar produtos que tenham sido desenvolvidos não somente para cabelos descoloridos, mas também que sejam separados de acordo com seu tipo de cabelo. Que maravilha, não?

Como fazer a manutenção do cabelo com luzes

Se você sente que seu cabelo com luzes já está começando a perder a cor e que está na hora de fazer uma manutenção da cor, um conselho essencial é o de manter a rotina de cuidados intensamente antes da hora de retocar.

Dessa forma, o processo de coloração será menos agressivo aos seus fios, já que eles estarão mais fortes e preparados para receber a cor.

Para fazer com que essa dure mais tempo, é importante lembrar-se de recomendações básicas como não lavar os cabelos com água quente e maneirar no uso de chapinha e de secador, que podem contribuir para o ressecamento dos fios, fazendo com que a cor vá embora mais rapidamente.

Sempre que for usar esses produtos, lembre-se de aplicar um protetor térmico a fim de criar uma camada de proteção em volta dos seus fios. E também dê preferência para produtos que possuam fator de proteção solar.

Cronograma capilar para cabelo com luzes

Cabelo com luzes
Cabelo com luzes @dacey_cash

Se a hidratação é essencial para o cabelo com luzes, há outros dois procedimentos tão importantes quanto ela, e são eles a nutrição e a reconstrução capilar. A nutrição é responsável por repor os nutrientes perdidos diariamente e de forma acentuada durante procedimentos químicos.

A reconstrução repõe outro importante componente da fibra capilar, que é sua massa. Esse tratamento consiste na reposição de uma importante proteína chamada queratina, que também é perdida de forma acentuada quando fazemos tratamentos químicos.

A ausência de queratina faz com que nossos fios fiquem quebradiços e mais propensos à queda. A melhor forma de unir esses três tratamentos é criando a rotina chamada de cronograma capilar, que organiza essas três etapas de modo a garantir força e vitalidade para os nossos fios.

Use produtos específicos para seu tipo de cabelo e monte o cronograma capilar para cabelo com luzes que for mais adequado de acordo com as necessidades dos seus fios. Assim, você pode contribuir para que a cor permaneça por mais tempo e seus cabelos fiquem fortes e saudáveis.

O cabelo com luzes necessita de cuidados especiais para garantir a fixação da cor e seu aspecto brilhoso. Se seus fios estiverem muito danificados, não se preocupe, pois é possível recuperá-los com alguns passos simples.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>