7 dicas para cuidar do seu cabelo colorido

7 dicas para cuidar do seu cabelo colorido

Cada vez mais pessoas têm aderido à moda do cabelo colorido. Desde os mais discretos até aqueles de cores brilhantes e chamativas, o visual ousado e moderno parece ter chegado para ficar. Que bom!

Mas o cabelo colorido requer alguns tipos de cuidados especiais que visam tanto a manutenção da cor quanto do brilho e vitalidade das madeixas. Por isso, se você tiver aderido a essa moda, trazemos aqui algumas dicas para manter seu visual sempre em cima.

Características do cabelo colorido

Uma das primeiras reclamações de quem adere ao cabelo colorido é o ressecamento. Isso porque o processo de coloração envolve também o processo de descoloração, na qual os pigmentos de cor do cabelo serão retirados para que se possa receber a cor nova.

Para que o processo de descoloração tenha o efeito desejado, eleva-se muito o ph do fio. Isso faz com que as cutículas da fibra capilar se abram completamente, deixando fugir a hidratação. E, então, o cabelo se torna ressecado e sem brilho.

Além disso, a coloração por si só é um procedimento agressivo que age na estrutura do fio. Por isso, é importante seguir alguns passos como forma de garantir que seu cabelo colorido tenha não somente uma cor linda, mas também muito brilho e vitalidade.

Como cuidar do cabelo colorido

     1. Mantenha a hidratação em dia

O segredo para o cabelo bem cuidado está na hidratação, e isso todas já sabemos. Mas aquelas que tem cabelo colorido devem prestar ainda mais atenção a essa importante etapa de cuidado com as madeixas.

Isso porque o cabelo perde muita água durante o período de descoloração e coloração, e a hidratação será importante para recuperar a umidade perdida e combater o ressecamento.

     2. Use produtos específicos para o cabelo colorido

Aquelas prateleiras cheias de cremes específicos para o cabelo colorido não estão ali à toa. Esses produtos irão auxiliar a manter as cutículas do cabelo seladas, protegendo a cor e fazendo com que ela dure mais tempo.

Além disso, essas linhas são pensadas de modo a fornecer especificamente as vitaminas e nutrientes que o cabelo colorido precisa, suprindo todas as necessidades das suas madeixas e, desse modo, destacando a cor e prolongando sua vitalidade.

     3. Aposte nos shampoo sem sulfato

Os shampoos com sulfato costumam promover uma limpeza profunda do cabelo, o que pode ser bom quando há, por exemplo, acúmulo de resíduos, o famoso efeito build up.

Mas no caso das mulheres de cabelo colorido, os shampoos com sulfato podem, também, resultar na remoção mais rápida dos pigmentos de cor. Isso porque esse tipo de shampoo abre as cutículas do cabelo para remover as impurezas ali presentes e, devido à forma como age, acaba por remover tanto a hidratação quanto a coloração.

Por isso, aposte nos shampoos sem sulfato, que farão a higiene capilar sem remover a cor.

    4. Aderir ao cronograma capilar

Você provavelmente já ouviu falar da rotina de cuidados capilares chamada cronograma capilar. Ela pode ser interessante para mulheres de cabelo colorido porque, em suas três etapas, promove a hidratação, nutrição e reconstrução da fibra capilar, devolvendo a ela toda a umidade, nutrientes, vitaminas e proteínas perdidos durante o processo de coloração.

Considere aderir ao cronograma capilar antes mesmo de realizar a mudança de cor de cabelo pois, dessa forma, seu cabelo estará mais saudável no momento que passar pelo procedimento químico.

     5. Sem secador e chapinha

O cabelo colorido já é naturalmente mais ressecado devido a perda de hidratação durante o processo de coloração. Então, quando usamos com frequência ferramentas de calor como o secador e a chapinha, contribuímos para que o cabelo perca ainda mais umidade.

Tente reduzir o uso dessas ferramentas e lembre-se de sempre utilizar um protetor térmico quando optar por alguma delas, pois ele amenizará a ação do calor na fibra capilar.

     6. Protetor solar para o cabelo

O verão é a época do ano em que o cabelo colorido mais sofre com a perda de umidade. Felizmente, existem produtos para o cabelo que contam com fatores de proteção solar.

Esses produtos farão com que a incisão de raios UVA e UVB seja menos prejudicial para seus fios, e podem ser usados durante o ano todo, pois mesmo no inverno o sol pode contribuir para o ressecamento capilar.

     7. A água termal para cabelo pode ser uma aliada

Você já percebeu que a chave para manter o cabelo colorido mais vivo por mais tempo é a hidratação, certo? Então considere adicionar na sua rotina a água termal para cabelo. Esse produto extremamente versátil poderá conferir aquela dose de hidratação extra para suas madeixas.

Seguindo essas dicas super simples, você conseguirá que seu cabelo colorido permaneça mais brilhoso e que a cor dure muito mais tempo! Tudo de bom, não é?

cabelo colorido

Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra