O cabelo colorido está cada vez mais na moda, e muitas pessoas sonham em mudar suas madeixas para os famosos tons fantasia. Essa é uma mudança que promove muita atitude e confere personalidade para quem usa esses tons.
Do azul ao rosa, do roxo ao laranja, do arco-íris aos tons mais fechados, o cabelo colorido é lindo. Ele combina com todos os tons de pele e tipos de cabelo. Se você tem vontade de mudar a cor dos seus fios e está a fim de ousar, essa pode ser uma ótima alternativa.
No entanto, o visual de cabelo colorido exige que você tenha muita atenção com os seus fios. Você precisará ter uma série de cuidados com as suas madeixas para que elas fiquem bonitas e saudáveis. Assim, garantindo o brilho em dia e as tonalidades sempre renovadas.
A tendência dos fios coloridos é que eles comecem a desbotar após certo ponto, quando será necessário o retoque. Esse tempo de retoque pode ser aumentado se você mantiver uma rotina de manutenção dos fios.
É por isso que, aqui, apresentaremos 7 dicas muito valiosas para cuidar do seu cabelo colorido com maestria. Da hora de hidratar até reconstruir os fios, da finalização até a proteção térmica, essas dicas têm como foco aumentar a durabilidade e a intensidade da cor dos seus lindos fios.
Cada vez mais pessoas têm aderido à moda do cabelo colorido. Desde os mais discretos até aqueles de cores brilhantes e chamativas, o visual ousado e moderno parece ter chegado para ficar. Que bom!
Mas o cabelo colorido requer alguns tipos de cuidados especiais que visam tanto a manutenção da cor quanto do brilho e vitalidade das madeixas. Por isso, se você tiver aderido a essa moda, trazemos aqui algumas dicas para manter seu visual sempre em cima.
Características do cabelo colorido
Uma das primeiras reclamações de quem adere ao cabelo colorido é o ressecamento. Isso porque o processo de coloração envolve também o processo de descoloração. Nessa etapa os pigmentos de cor do cabelo serão retirados para que se possa receber a cor nova.
Para que o processo de descoloração tenha o efeito desejado, eleva-se muito o ph do fio. Isso faz com que as cutículas da fibra capilar se abram completamente, deixando fugir a hidratação. E, então, o cabelo se torna ressecado e sem brilho.
Além disso, a coloração por si só é um procedimento agressivo que age na estrutura do fio. Por isso, é importante seguir alguns passos como forma de garantir que seu cabelo colorido tenha não somente uma cor linda, mas também muito brilho e vitalidade.
Como cuidar do cabelo colorido
Essa grande tendência do mundo da moda tem ganhado o coração da mulherada e se tornado uma grande forma de expressão das suas personalidades.
Dos reflexos à tintura completa, das luzes às nuances, o cabelo colorido precisa de cuidados específicos. Esse cuidados são focados na manutenção de sua saúde e cor. Eles irão intensificar a cor dos seus lindos fios, fazendo com que fiquem ainda mais brilhosos durante mais tempo.
1. Mantenha a hidratação em dia
O segredo para o cabelo bem cuidado está na hidratação, e isso todas já sabemos. É esse o tratamento mais conhecido e um dos mais eficientes para quem quer cuidar dos cabelos e manter a saúde capilar em dia.
Mas aquelas que tem cabelo colorido devem prestar ainda mais atenção a essa importante etapa de cuidado com as madeixas.
Isso porque o cabelo perde muita água durante o período de descoloração e coloração, e a hidratação será importante para recuperar a umidade perdida e combater o ressecamento.
2. Use produtos específicos para o cabelo colorido
Existem muitos produtos diferentes focados em cuidados específicos de acordo com as necessidades capilares, e isso é uma maravilha. Você com certeza já foi em uma farmácia ou supermercado e viu prateleiras repletas de produtos.
Aquelas prateleiras cheias de cremes específicos para o cabelo colorido não estão ali à toa. Esses produtos irão auxiliar a manter as cutículas do cabelo seladas, protegendo a cor e fazendo com que ela dure mais tempo.
Além disso, essas linhas são pensadas de modo a fornecer especificamente as vitaminas e nutrientes que o cabelo colorido precisa, suprindo todas as necessidades das suas madeixas e, desse modo, destacando a cor e prolongando sua vitalidade.
3. Aposte nos shampoo sem sulfato
Os shampoos com sulfato costumam promover uma limpeza profunda do cabelo, o que pode ser bom quando há, por exemplo, acúmulo de resíduos, o famoso efeito build up.
Mas no caso das mulheres de cabelo colorido, os shampoos com sulfato podem, também, resultar na remoção mais rápida dos pigmentos de cor. Isso porque esse tipo de shampoo abre as cutículas do cabelo para remover as impurezas ali presentes e, devido à forma como age, acaba por remover tanto a hidratação quanto a coloração.
Por isso, aposte nos shampoos sem sulfato, que farão a higiene capilar sem remover a cor.
4. Aderir ao cronograma capilar
Você provavelmente já ouviu falar da rotina de cuidados capilares chamada cronograma capilar. Ela pode ser interessante para mulheres de cabelo colorido. Isso porque, em suas três etapas, promove a hidratação, nutrição e reconstrução da fibra capilar. Desse modo, devolve toda a umidade, nutrientes, vitaminas e proteínas perdidos durante o processo de coloração.
Considere aderir ao cronograma capilar antes mesmo de realizar a mudança de cor de cabelo pois, dessa forma, seu cabelo estará mais saudável no momento que passar pelo procedimento químico.
5. Sem secador e chapinha
O cabelo colorido já é naturalmente mais ressecado devido a perda de hidratação durante o processo de coloração. Então, quando usamos com frequência ferramentas de calor como o secador e a chapinha, contribuímos para que o cabelo perca ainda mais umidade.
Tente reduzir o uso dessas ferramentas e lembre-se de sempre utilizar um protetor térmico quando optar por alguma delas, pois ele amenizará a ação do calor na fibra capilar.
6. Protetor solar para o cabelo
Pensa comigo: se você passa protetor solar na pele toda vez que vai para a praia, é porque quer se proteger contra a ação do sol, certo? Então por que seria diferente com os seus fios? Eles precisam ser protegidos para ficarem saudáveis.
O verão é a época do ano em que o cabelo colorido mais sofre com a perda de umidade. Felizmente, existem produtos para o cabelo que contam com fatores de proteção solar.
Esses produtos farão com que a incisão de raios UVA e UVB seja menos prejudicial para seus fios. Eles podem ser usados durante o ano todo, pois mesmo no inverno o sol pode contribuir para o ressecamento capilar.
7. A água termal para cabelo pode ser uma aliada
Você já percebeu que a chave para manter o cabelo colorido mais vivo por mais tempo é a hidratação, certo? Então considere adicionar na sua rotina a água termal para cabelo. Esse produto extremamente versátil poderá conferir aquela dose de hidratação extra para suas madeixas.
Seguindo essas dicas super simples, você conseguirá que seu cabelo colorido permaneça mais brilhoso e que a cor dure muito mais tempo! Tudo de bom, não é?