ColoraçãoLoiroTipos de Cabelo

Cabelo chumbado: saiba o que é e como devolver a cor aos cabelos loiros

cabelo chumbado

Os cabelos loiros são mesmo bonitos, vistosos e transformam qualquer visual! No entanto, a busca pelo loiro perfeito exige cuidados, incluindo a aplicação dos produtos certos e nas proporções adequadas. Caso contrário, o resultado são fios secos, opacos e o famoso e indesejado cabelo chumbado.

Ainda que pareça uma realidade muito distante, a possibilidade de erros na hora da coloração ou descoloração é bastante comum. Muitas pessoas sofrem com esse tipo de resultado e precisam recorrer a alternativas de recuperação para os fios.

Você já passou por esse tipo de dificuldade? Está em busca das madeixas loiras dos seus sonhos, mas acabou sendo vítima do cabelo chumbado? A boa notícia é que isso tem solução! Confira no artigo de hoje um pouco mais sobre o cabelo chumbado e descubra como devolver a cor aos cabelos loiros.

Cabelo chumbado
@tudoela

Afinal, o que é um cabelo chumbado?

O cabelo chumbado é aquele que passou por um processo de coloração e acabou adquirindo uma pigmentação diferente da esperada, ou seja, ficou com aspecto acinzentado. Geralmente, isso acontece a partir da aplicação de uma dosagem exagerada de matizadores ou totalizantes, ou por um excesso de pigmentos. Esse é um problema bem comum, que altera a cor e o brilho do fio. O cabelo chumbado é opaco e tem aparência bastante ressecada.

Como descobrir se o meu cabelo está chumbado?

Você conseguirá identificar que o seu cabelo está chumbado apenas pela sua aparência. Se ele apresentar as características que vimos no tópico anterior, será possível perceber imediatamente após a finalização do procedimento de coloração.

Os fios perderão o aspecto loiro e apresentarão nuances acinzentadas ou arroxeadas, ficando completamente sem o brilho esperado.

cabelo chumbado
@sheila

O que fazer para tirar o efeito chumbado dos cabelos loiros?

O cabelo chumbado não é uma realidade definitiva e pode ser revertida por meio de alguns truques.

Confira algumas opções (que, inclusive, podem ser feitas em casa) para devolver a cor aos cabelos loiros:

Dica 1: Lave os cabelos com shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos é a primeira opção para quem precisa retirar o efeito chumbado dos fios. Desenvolvido de modo a favorecer esse tipo de aplicação, o produto elimina o excesso de pigmentação e devolve a aparência natural para os cabelos. Não esqueça de escolher uma marca de qualidade, garantindo bons resultados e impedindo quaisquer danos adicionais à saúde do fio.

Dica 2: Aplique leite nos fios

O leite pode ser também um grande aliado para quem quer acabar com o cabelo chumbado – além de ser uma opção super acessível, ajuda a manter o fio nutrido, hidratado e com saúde.

O ideal é que o leite seja aplicado morno (ou em temperatura ambiente) em todo o comprimento dos cabelos, ficando em ação por 15 minutos. A remoção deve ser feita com água corrente.

Dica 3: Use o vinagre de maçã no cabelo chumbado

Você sabia que o vinagre de maçã também apresenta propriedades benéficas que ajudam a retirar o efeito chumbado do cabelo? Essa é uma alternativa bastante prática para quem precisa fazer essa recuperação do cabelo de forma caseira.

Para isso, basta aplicar o produto em todo o comprimento do fio, nos cabelos secos, e deixar agir por mais ou menos 10 minutos. Depois, é só retirar bem o vinagre dos cabelos e lavá-los como de costume.

Dica 4: Aplique vitamina C no shampoo

A vitamina C exerce ação importante para a remoção de tinturas e é uma boa opção para quem, além de trazer o loiro de volta à vida, deseja fornecer nutrientes ao fio. Por isso, aplique algumas gotinhas de vitamina C líquida no seu shampoo de uso diário (ou um antirresíduos, se você tiver) e misture bem.

Depois, basta lavar o cabelo, massageando da raiz até as pontas. Para resultados ainda mais eficientes, repita o processo de lavagem duas vezes.

Dica 5: Misture shampoo, pó descolorante e água oxigenada

Essa receitinha é fácil e uma alternativa para acabar com o temido efeito chumbado. Basta misturar 5 colheres de sopa de água oxigenada (20 volumes), 1 colher de sopa de pó descolorante e 1 colher de sopa de shampoo branco.

cabelo chumbado

Depois, é só aplicar o composto em toda a extensão dos fios e deixar agir por 5 minutos. Para finalizar, enxágue bem o cabelo e lave como de costume.

O efeito chumbado prejudica a estética do fio e representa um ponto de atenção no momento de aplicação de tinturas. Tome sempre cuidado com os processos químicos aos quais o seu cabelo for exposto! Além disso, invista em um cronograma capilar reforçado para nutrição e hidratação dos fios, pois isso faz bastante diferença na hora do cabelo receber a coloração.

E se você se deparou com o cabelo chumbado, não entre em pânico! Com as dicas que compartilhamos aqui você conseguirá reverter o quadro com facilidade! Depois, conte sua experiência aqui pelos comentários!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>