Cabelo caindo muito? Conheça as possíveis causas e como melhorar

Cabelo caindo muito? Conheça as possíveis causas e como melhorar

Ah, não! Não é apenas a temperatura que está despencando? Você também está com o cabelo caindo muito? Saiba que esse problema pode ter diversas razões.

A seguir, conheça algumas das possíveis causas da queda de cabelo e veja dicas para lidar com a situação!

Opa, será que o problema é queda ou quebra de cabelo?

Muita gente acaba não diferenciando se o “x” da questão é a queda ou a quebra de cabelo. Você sabe a diferença? 

A quebra do fio ocorre quando ele não cai pela raiz, mas passa por algum problema que o deixou enfraquecido. Entre os desencadeadores da quebra, estão, por exemplo, o sol ou vento excessivo, o cloro da piscina e até mesmo os processos químicos capilares. 

Para ajudar a detectar qual é o seu quadro, vale fazer um teste simples:  puxe os fios suavemente entre seus dedos e cheque se na pontinha deles vem também uma espécie de massa branca. Se houver, você realmente está com problema de queda de cabelo. 

Cabelo caindo muito: causas comuns desse problema

Se o seu problema é cabelo caindo muito, há diversos motivos que podem estar estimulando o quadro. Vale lembrar de que é comum que os cabelos caiam – cerca de 100 fios por dia, em média, porém, há situações nas quais essa queda é excessiva. E ela pode ser estimulada por:

  1. Disfunção hormonal

Em alguns casos de cabelo caindo muito, o problema pode ter origem na disfunção hormonal desencadeada na tireoide ou na hipófise. A tireoide regula diversas atividades de nosso organismo, incluindo a renovação capilar. E se ela fabrica, por exemplo, doses muito altas de hormônios, pode-se ter uma aceleração da reposição celular na região, o que estimula quadros de queda excessiva. 

  1. Estresse

Calma: não é aquele dia em que tudo dá errado que irá deixar seu cabelo caindo muito! Na verdade, aqui o problema é o estresse crônico, quando ficamos nervosas e ansiosas o tempo todo.

Por isso, há uma tendência de aumento dos níveis de calvície entre quem trabalha em áreas muito dinâmicas e estressantes. Esses quadros de estresse contínuo desorganizam nosso equilíbrio hormonal e isso acaba prejudicando a integridade dos fios. 

  1. Doenças crônicas

Patologias como diabetes, doença renal crônica e câncer trazem prejuízos também para os vasinhos que irrigam o couro cabeludo. Isso faz com que o sangue não chegue à região adequadamente, deixando-a sem a nutrição adequada.

Outras correntes da medicina também indicam que esses distúrbios possam provocar uma inflamação crônica que compromete – e muito – os fios.

cabelo caindo muito

  1. Problemas com a dieta alimentar

Rotinas alimentares pobres em ferro, zinco e proteínas podem afetar a beleza e a saúde dos cabelos. E mais, sabe essas dietas da moda? Pois é, elas também costumam ser super restritivas e radicais e podem gerar déficits nutricionais que trazem problemas como a queda de cabelo. Então, nada de aderir a esses regimes sem antes passar por um profissional, como o nutricionista, certo?

  1. Tabagismo

O hábito de fumar é mesmo nocivo e pode também ser a causa do cabelo caindo muito. Acontece que as substâncias tóxicas do cigarro enfraquecem a nossa fibra capilar e degeneram os vasinhos que levam sangue às extremidades de nosso corpo – como o couro cabeludo. 

Outras possíveis causas:

  • Anemia.
  • Problemas intestinais.
  • Sífilis.
  • Ovário policístico.
  • Menopausa.
  • Doenças autoimunes.
  • Genética.

Cabelo caindo muito: dicas para lidar com o problema

A forma de lidar com a queda, naturalmente, irá depender do fator motivador de seu problema. Mas as ações a seguir devem ajudar a melhorar a saúde e a força de seus fios.

  1. Modere o uso de ferramentas de calor e de química nos cabelos

Associar o uso frequente de chapinha com químicas, por exemplo, pode ser uma fórmula bastante prejudicial para a saúde de seus fios, favorecendo a queda excessiva de cabelo. Essas práticas estimulam a perda da densidade da haste e sensibilizam os fios. 

Para evitar danos, quando utilizar o secador, o indicado é aplicar a distância de, pelo menos 30 cm dos cabelos. Passar a chapinha com os fios úmidos também pode estimular a queda.

Se você percebeu que suas madeixas estão fragilizadas, evite esses procedimentos e reforce hidratações mais profundas utilizando a queratina para ajudar a fortalecer os fios. 

  1. Adote um estilo de vida mais saudável

Ter uma dieta rica em proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e sais minerais é bom também para a saúde de seu cabelo. Incluir em sua rotina alimentos como ovo, peixes, iogurte, espinafre e frutas cítricas pode ajudar. 

E, amiga: deixe o cigarro de lado. Além de trazer diversos prejuízos à sua saúde, ele também pode estar causando sua queda de cabelo.

Por fim, não lave os cabelos com água quente. Esse hábito colabora com o surgimento da dermatite seborreica e da oleosidade, fatores que podem estar envolvidos em sua perda de cabelo. 

  1. Consulte-se com especialista

E para descobrir de vez a raiz do problema, é realmente importante buscar auxílio médico. O especialista irá solicitar os exames e as mudanças de rotina que ajudarão a detectar e a lidar com sua situação. 

Você está sofrendo com o problema do cabelo caindo muito? Então, confere também o artigo que preparamos com mitos e verdades sobre a queda dos fios. Até a próxima!


 

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?