Se no verão as cacheadas já sofrem com os cuidados dos seus cachos, no inverno eles devem ser redobrados, principalmente para quem mora nas regiões mais frias como sul e sudeste do país. Isto porque os fios cacheados são naturalmente mais ressecados e opacos, uma vez que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo não acontece de forma homogênea ao longo do fio. Resultado: caspa, aumento do frizz e fios quebradiços são os principais problemas que as cacheadas sofrem nessa estação. Mas não precisa se desesperar! Hoje, vamos listar várias dicas importantes para você manter a saúde do seu cabelo cacheado no inverno. Vamos lá!

1. Água quente não!

Nada melhor que um banho bem quentinho no inverno não é mesmo? Não para as cacheadas, nem ninguém! Não tem cabelo ou pele que aguente o ressecamento que a água quente causa. Além de ressecar muito os fios, ela colabora para o acúmulo de caspa.

Para piorar, a água quente faz com que essas escamas fiquem abertas e, por isso, além de ressecados, perdemos o brilho natural do cabelo!

Dica: Experimente colocar a água em uma temperatura morna e aproveite o tempinho frio para lavar menos vezes os fios. Já sabemos que lavar o cabelo todo dia tira a oleosidade natural do cabelo cacheado, então aproveite! Se você for muito corajosa, pode lavar os fios com água fria para não agredir tanto seu cabelo cacheado no inverno.

2. Hidratação é a chave

Hidrate os fios sempre que puder! Como os cabelos cacheados são naturalmente ressecados por conta do formato dos cachos que não deixam a oleosidade natural chegar até o comprimento, a hidratação vai repor a água dos fios, resultando em madeixas mais macias e com movimento.

Dica: É recomendado uma boa hidratação capilar pelo menos duas vezes por semana. Para intensificar o tratamento, você ainda pode misturar o óleo de sua preferência na hidratação para selar as cutículas e evitar que o cabelo fique vulnerável e perca nutrientes com facilidade.

3. Nada de cabelos molhados

Uma velha mania de cacheadas: amar que o próprio ambiente seque os cabelos, o famoso wash and go, mas isso no inverno não é nada bom! Evite sair de casa com os cabelos molhados e úmidos, além de você poder pegar um baita resfriado por causa da temperatura, o cabelo cacheado costuma ficar mais frágil durante a estação porque os fatores externos, aliados à baixa temperatura podem deixar os fios quebradiços.

Dica: Seque os cabelos com o secador com parcimônia, já que a temperatura muito quente também danifica os fios.

4. Cuidado com o secador

Como dito acima, nada de cabelos molhados. Mas nada de secadores muito quentes também, ok? É importante que você intercale o uso do secador entre morno e frio, mesmo que demore mais para secar o cabelo. Isso porque, a temperatura muito quente do secador danifica os fios, e aumenta o frizz.

Dica: Antes de começar a secar os fios, arrume-os no difusor com objetivo de evitar o frizz. Para mover o difusor de um lado para o outro da cabeça, é necessário desligar o secador e acomodar os fios para então ligar novamente o secador (difusor). Quando terminar o processo, após os cabelos estarem secos, invista em algumas gotas de reparador de pontas com objetivo de dar movimento, potencializar o brilho e promover proteção para as pontas.

No final das contas. As dicas são super simples, o inverno pode assustar os seus cachos, mas você não deixará nada prejudicá-los, certo? Faça bom uso das dicas acima, respeite o seu cronograma capilar a risca e tenha uma lindo cabelo cacheado no inverno.

cabelo cacheado no inverno