Cabelo cacheado masculino: descubra como cuidar

Cabelo cacheado masculino: descubra como cuidar

Donos de cabelos cacheados estão sempre buscando dicas para fazer com que suas madeixas fiquem saudáveis e com os cachos mais definidos. Embora seja comum encontrar artigos com referências para esse tipo de cabelo, eles geralmente são focados nas mulheres. Hoje, no entanto, queremos falar do cabelo cacheado masculino.

Antes era comum que os homens cortassem seus cabelos para deixá-los curtos, devido ao estigma relacionado a homens de madeixas compridas. Agora, no entanto, há cada vez mais produtos focados na beleza masculina e os homens têm exibido cabelos cada vez maiores.

O cabelo cacheado masculino pode ser valorizado seguindo alguns truques práticos e rápidos. Para saber como cuidar de suas madeixas, primeiro é necessário entender como funciona esse tipo de cabelo.

Tem diferença entre o cabelo cacheado masculino e feminino?

Essa é uma dúvida comum. Embora os cabelos sejam parecidos em termos de composição e textura, variando de acordo com o tipo de cabelo crespo ou cacheado, há diferenças que podem ser apontadas entre o cabelo cacheado masculino e o feminino.

A principal diferença se dá devido ao fato de os hormônios que agem no corpo da mulher e do homem serem diferentes. Dessa forma, o cabelo cacheado masculino tende a ser mais oleoso e mais espesso do que o das mulheres. Essa oleosidade pode prejudicar na definição dos cachos. É importante, portanto, investir nos produtos certos para seu cabelo.

cabelo cacheado masculino

Principais necessidades do cabelo cacheado masculino

Levando-se em consideração que o cabelo cacheado tende a ser mais ressecado, é importante manter as madeixas bem hidratadas, utilizando máscaras específicas para o seu tipo de cacho.

O excesso de ressecamento pode prejudicar a definição dos cachos, além de causar frizz e atrapalhar no movimento dos fios, além de causar o aparecimento de caspas. Seu formato espiralado faz com que a oleosidade natural do cabelo escorra com mais dificuldade.

Para ter cachos volumosos, definidos e com movimento, é necessário ter cuidados que visam fornecer às madeixas todos os nutrientes e vitaminas necessários de acordo com a estrutura do fio.

O fio cacheado tende, também, a ser mais fino e, por consequência, mais frágil, o que pode fazer com que ele quebre mais facilmente.

A formação de nós também pode ser um problema constante, independente do comprimento do cabelo cacheado masculino. O segredo para evitar os nós é manter os cabelos hidratados e saber como e quando desembaraçar as madeixas.

Como cuidar do cabelo cacheado masculino

O primeiro cuidado que se deve tomar para garantir a saúde do cabelo cacheado masculino é evitar lavar as madeixas com água quente. Isso faz mal não somente para o cabelo como também para a pele, fazendo com que ambos fiquem ressecados. Além disso, a água quente também irá colaborar para aumentar as caspas.

Outro cuidado essencial para o cabelo cacheado masculino é a hidratação. Como dissemos, os fios cacheados tendem a ser mais ressecados, já que a oleosidade natural do couro cabeludo tem maior dificuldade de chegar até às pontas.

Dessa forma, manter os cabelos hidratados é uma forma de fornecer aos fios a água que eles perdem naturalmente no dia a dia. Isso deixará seus cabelos com mais movimento e mais macios.

Para além de evitar a água quente, é importante lavar corretamente o cabelo. Isso significa escolher os produtos certos para o seu tipo de cacho. Lembre-se de aplicar o shampoo somente na raiz e não nas pontas.

Massagear delicadamente o couro cabeludo também é importante para ativar a circulação sanguínea na área, o que estimulará o fluxo de oxigênio e auxiliará na hidratação.

Definindo o cabelo cacheado masculino

O cabelo cacheado masculino também pode se beneficiar de uma boa finalização. Aplique creme no comprimento e amasse o cabelo com as mãos, usando os dedos para modelar os cachos. Para desembaraçar, dê preferência para pentes de cerdas largas, especialmente os de madeira.

É importante, também, lembrar-se de não desembaraçar os cabelos cacheados quando eles estiverem secos, porque isso apenas irá tirar a definição dos fios e causar frizz em excesso devido à fricção.

Dê também atenção especial ao tipo de corte. O corte certo irá ajudar a valorizar os cachos do cabelo cacheado masculino, além de ajudar a disfarçar aspectos que você não goste, como o formato do rosto.

Na hora de dormir, dê preferência para fronhas de cetim, que causarão menos atritos nos fios, diminuindo o risco de fazer com que os cabelos fiquem embolados ao acordar.

Por fim, utilizar óleos vegetais podem ajudar a manter as madeixas nutridas e protegidas. Esses óleos criam uma camada de proteção no fio de cabelo, fazendo com que ele fique hidratado por mais tempo.

O cabelo cacheado masculino necessita de cuidados especiais que garantirão que seus cachos fiquem definidos e hidratados por mais tempo. Procure inspirações de cortes de cabelo que possam te agradar e invista em tratamentos para valorizar suas madeixas, de acordo com seu tipo de fio.


 

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
1 Comentário
  1. Bélit Araújo 06/06/2019

    Conheci agora o seu blog e já tô amando cada post <3<3<3 Continue sempre assim 🙂

    Reply

Deixe seu comentário