CacheadosCrespoDicas

Cabelo cacheado: veja os 5 erros mais comuns contra os cachos

cabelo cacheado

Você já deve ter reparado que de uns tempos para cá o cabelo cacheado está com tudo! O domínio dos lisos — quase obrigatórios! — abriu espaço para cabeleiras volumosas, definidas e cheias de movimento. Mas, os cachos têm algumas particularidades que exigem um pouquinho mais de atenção.

O cabelo cacheado pede alguns cuidados simples e que podem fazer toda a diferença no visual, afinal não dá para cuidar desse tipo de cabelo da mesma maneira que se cuida dos lisos ou dos cabelos com química, por exemplo. Respeitar a particularidade do cabelo e adaptar a rotina de cuidados à textura é o primeiro passo para cachos lindos e superdefinidos!

Hoje, vamos mostrar alguns erros bem comuns que as cacheadas cometem jurando que estão fazendo bem aos fios e, claro, explicar porque são tão maléficos para as madeixas! Pronta para revolucionar os fios (e o look, claro!) e ostentar cachos incríveis por aí? Então, continue lendo que este artigo traz muitas informações sobre o seu cabelo cacheado!cabelo cacheado

Entenda por que o cabelo cacheado merece atenção especial

Uma coisa que ainda impede muita gente de dar adeus para a progressiva e assumir os cachos é a máxima de que “é muito trabalhoso”. Sim, é verdade que esse tipo de cabelo exige alguns cuidados, mas, na verdade, grande parte do “trabalho” é mudar a forma que você trata e os produtos que usa.

Essas adaptações se devem à estrutura do fio: cabelo cacheado, geralmente, apresenta fios mais finos e, consequentemente, mais frágeis. A textura curvada também impede que a oleosidade natural do cabelo “escorra” pelos fios e o resultado disso é: frizz, pontas ressecadas e um volume descontrolado.

Por serem privados dessa hidratação natural, deve-se ter cuidado com os produtos que serão aplicados nos cabelo cacheado, que devem ser bastante hidratantes para a reposição da umidade natural do fio.

Os 5 erros mais comuns entre as cacheadas

Antes de descobrir quais são, quer uma boa notícia? Dá para consertar todos esses erros fácil, fácil! Muitas vezes, o que é necessário é apenas a adaptação de algo que você já faz normalmente, como a própria lavagem. E é falando dela que vamos abrir o nosso “Top 5 erros mais comuns entre as cacheadas”:

1. Lavar com frequência e força

Você já deve ter lido muitas vezes que não se aplica nada diretamente na raiz do cabelo e que o foco deve ser sempre o comprimento, certo? Ok, isso é verdade quando falamos de máscaras, umidificadores e outros cosméticos, mas quando o assunto é shampoo, o couro cabeludo é prioridade!

O shampoo tem a função de abrir as cutículas do cabelo para que ele receba os nutrientes do condicionador, mas, como já falamos, os cabelos cacheados são mais frágeis. Justamente por isso, o foco do shampoo deve ser a limpeza do couro cabeludo, evitando abrir as cutículas do comprimento.

Uma outra dica diz respeito à força que você aplica ao massagear: se você esfrega vigorosamente o couro cabeludo achando que assim conseguirá limpá-lo melhor, está, na verdade, estimulando a produção de oleosidade na raiz. E, como ela não consegue deslizar por conta da curvatura, acumula no couro cabeludo e o resultado é raiz pesada e comprimento seco!

E nada de lavar todo dia! O cabelo cacheado, por ter os fios naturalmente mais secos, têm uma vantagem: ele demora muito mais para sujar. O ideal é que as lavagens aconteçam 2 ou 3 vezes por semana.

2. Pentear os cachos secos

A regra é clara: não penteie os cabelos secos! A probabilidade de quebra é enorme e o frizz chega com tudo, proporcionando um visual armado e sem definição. O certo é pentear os cabelos molhados, ainda no banho e depois do condicionador, apenas para desembaraçar e desprender os fios soltos.

Outro erro comum ainda no quesito “pente” é a direção do movimento. Não se deve pentear os cabelos cacheados no sentido raiz – pontas, mas sim o contrário. Desembarace o cabelo começando das pontas e vá subindo gradativamente — o contrário faz com que os nós “desçam” até as pontas, acumulando e ficando bem difíceis de desfazer.

Essa é a reação dos seus cachinhos quando você penteia o cabelo seco

3. Amarrar — ou dormir com — os cabelos molhados

Algumas mulheres dizem que dormem com os cabelos molhados para que eles acordem definidos. Na verdade, eles estão amassados! Mas, na verdade, esse não é o principal problema dessa prática.

Ao prender o cabelo cacheado ainda molhado ou ir para a cama com ele úmido faz com que a água não evapore do fio, entupindo os poros capilares. Outras consequências incluem oleosidade excessiva na raiz, falta de brilho e, até mesmo, mofo e apodrecimento da raiz.

4. Não abrir mão do secador

As ferramentas de calor são umas das causas mais comuns de cabelos secos e danificados. No caso dos cachos, a atenção deve ser ainda maior por conta da fragilidade do fio. Se sair com o cabelo molhado não é uma opção — ou você não quer cair no erro que comentamos acima — você pode utilizá-lo com o difusor, lembrando que nunca na potência máxima ou o resultado pode ser cabelos quebradiços, opacos e ásperos.

cabelo cacheado
Instagram: @mymagcurls

5. Não adaptar os produtos à textura do fio

É, não adianta: você precisa rever os produtos que coloca no cabelo. Fique atenta sempre à embalagem e confira a formulação. É importante que você entenda a composição da fórmula e não apenas seguir a instrução de curvatura indicada no rótulo — cada cabelo tem a sua particularidade e, às vezes, um produto que você nem imaginava que serviria para o seu caso faz milagres pelos fios!

Invista em produtos sem sulfatos e parabenos, que são amplamente encontrados em produtos “normais”, mas que agridem o cabelo cacheado e dê preferência com fórmulas ricas em óleos naturais e outros hidratantes.

A importância de conhecer o seu cabelo

cabelo cacheado
Intagram: @curlytwirlygirl

E nem estamos falando dos graus de curvatura, hein! Estamos falando de descobrir como é o seu cabelo, como ele reage às mudanças, quais os melhores produtos e quais as necessidades dele. Dessa forma, você consegue evitar um outro erro bem comum entre as cacheadas: sonhar com um “cabelo-modelo”.

Nossos fios são resultado de uma soma de fatores, entre eles o ambiente em que vivemos, os cuidados que temos e até mesmo alterações hormonais, por isso, um cabelo nunca será igual ao outro. Conheça seus fios e extraia o melhor que o seu cabelo tem para oferecer para você!

Tuany Fraga
the authorTuany Fraga
Redatora publicitária e produtora de conteúdo. Depois de 27 anos brigando com os fios, fiz as pazes com os cachos e hoje nos damos muito bem, obrigada! Agora, quero trocar conhecimento, experiência e mostrar que cuidar dos cabelos é bem mais fácil do que você imagina. Vamos juntas?
  • Adorei as dicas. Tenho 57 anos e sempre usei meu cabelo natural. Nunca gostei dele liso, já fiz muito permanente afro, mas agora só tintura para cobrir infelizmente o branco….rsrsrs.

  • Gostei muito pois tenho cabelo muito cheio e cacheados. Só não entendi no final onde fala pra investirmos em produtos sem sulfatos e parabenos que são encontrados em produtos normais mas agridem os cabelos? É sim investir em produtos ricos em óleos naturais??? Não entendi? Esses produtos sem sulfatos e parabenos agridem os cabelos??????

    • Oi, Marcela! Tudo bom?

      Pois é, parece estranho ter na formulação algo que irá danificar os cabelos, mas é verdade: os sulfatos e parabenos são incluídos para que a textura do shampoo fique mais viscosa, ou que ele faça mais espuma, por exemplo. Digamos que seriam ativos puramente “comerciais”. Os produtos sem esses ativos costumam fazer menos espuma pela ausência do sulfato (quando lemos nas embalagens “shampoo sem sal” é à ausência dele que se referem)!

      Espero que ter tirado sua dúvida!

        • minha filha qd menor tinhanos cachos mais soltos ..e agora está super crespo…..ela tem maior vergonha do cabelo…qt mais ela prende ..pode acontecer de emcrespar mais e mais grata..

          • Olá Sara, tudo bem?

            É normal o cabelo mudar conforme a criança for crescendo, recomendamos muita nutrição e óleos.

            #cabeloboméomeu

            Abraços! 🙂

    • Olá Luciana!
      Tudo bem?

      Você pode usar Água termal para umidificar e depois passar o leave-in para o seu tipo de cachos.

    • Adoramos saber que gostou da matéria, Michele. Não deixe de nos acompanhar para não perder nenhuma novidade!

      Abraços:)

  • Amei as dicas, muito bem explicado!
    Fiz progressiva por dois anos e me arrependi, voltei aos cachos “adoro”!! Vou seguir as orientações! Obrigada!!

    • Ficamos muito felizes em saber disso, Lenice! Não deixe de nos acompanhar para não perder nenhuma novidade!

      Yenzah 🙂

  • Foi de extrema ajuda essa dica. Estou ansiosa pra próxima visita a loja de cosméticos pra comprar produtos sem parabenos e sulfato

    • Que incrível saber disso, Claudete! Depois conta pra gente o qual produto Yenzah você mais gostou. Vamos adorar saber!

      Abraços:)

  • Oi, durante muito tempo eu fiz relaxamento de raiz nos meus cabelos, depois parti pra selagem. Mas há mais de um ano eu cortei ele curtinho para tirar toda a química, (radicalize ????) e deixa_lo cachear. Só uso produtos pra cabelos cacheados. Mesmo assim, tem uma parte da raiz até uma certa parte dos cabelos, menos de um terço do comprimento que não cachoeira, é como se ainda estivesse com química. Porque isso acontece? Desde já agradeço. E desculpe o TEXTAO. ????????

    • Olá Meiri! Tudo bem? No seu caso pode ter resíduo de relaxamento, recomendamos que você continue usando os produtos para cabelos cacheados.

  • Olá… Ainda brigo com a transição, afinal foram 10 anos de progressiva, hoje tenho muito friz, e meu cabelo em cima é ressecado, e em baixo lindo os cachos…

  • Amei a matéria pois tenho duas cacheadas em casa é essa parte que um produto é ótimo pra uma e é péssimo pra outra é a mais pura verdade até o shampoo tenho que ter cuidado ao comprar. Uma os cachos são pesados a outra o cachos e pequenos e leves . Obrigada por nos ajudar a entender melhor esse mundo maravilhoso dos cachos eu amo apesar de não ser uma.

    • Adoramos saber que gostou da matéria, Lilian. Não deixe de nos acompanhar para não perder nenhuma novidade!

  • Tenho 2 meninos cacheados e gostaria de saber se cortar o cabelo vai estragar os cachos ou nao pois esta muito comprido e na escola vao sofrer buling
    Pois ano passado meu filho mais velho que tem cabelo liso sofreu porisso a pergunta

  • Olá, tenho cabelos tipo 2c/3a, muito finos e estou a procura de tratamento que não pese no meu cabelo. Gosto de volume, porém com definição e sem frizz. Tenho testado alguns produtos, mas meus fios ficam com aparência de úmidos e não gosto. Esta linha pra cacheados da Yenzah é indicada para meu tipo de cabelo?

  • Tenho um grande problema meu cabelo com curvatura 4c quando molhado e hidratado fica com cachos, mas quando seca fkca muito seco e sem definicao e duro o que posso fazer , os produtos que uso sao proprios para cachos

  • Meu cabelo é seco e sofre frizz , passei um botox nele , mas parece que ficou pior quando saiu , seu tipo é 3b e no início da raiz na parte da frete ele é crespo , vcs poderiam me indicar uma hidratação , por favor ?

  • Meu cabelo é seco e sofre frizz , passei um botox nele , mas parece que ficou pior quando saiu , seu tipo é 3b e no início da raiz na parte da frete ele é crespo ( isso começou a acontecer quanto eu tinha uns 10 ) vcs poderiam me indicar uma hidratação , por favor ?

  • Olá, tenho uma filha com o cabelo muito cacheado, gostaria de soltar os cachos dela, porque quando o cabo seca, praticamente gruda (sobe muito) ela tem 12 anos, gostaria de ajudar no crescimento do cabelo dela, o que podemos fazer?

  • >