Cabelo cacheado com mechas: cuidados, dicas e inspirações para arrasar
Seja qual for o seu tipo de cabelo, com certeza você, em algum momento, já teve vontade de fazer algo de diferente com a cor dos seus fios. É normal nos cansarmos da cor e queremos mudar e, por isso, cada vez mais mulheres têm apostado no cabelo cacheado com mechas.
Há quem acredite que as cacheadas não podem abusar muito nas tonalidades de seus fios, mas essa afirmação está muito errada. Todos os tipos de cabelos ficam lindos com cores diferentes, basta apenas escolher aquela mais adequada de acordo com seu gosto e tom de pele.
Se você é cacheada e está cansada da cor dos seus cabelos cacheados, então esse artigo veio para você. Saiba como fazer com que o seu cabelo cacheado com mechas fique a coisa mais linda do mundo.
As mechas são ideais para quem quer um visual novo, mas não deseja pintar os cabelos em sua totalidade. Há tipos de mechas diferentes e algumas se adequam mais para quem tem os famosos cachinhos em seus fios.
Com certeza, o seu cabelo cacheado com mechas irá te garantir muitos elogios. Fazer mechas é uma maneira interessante, inclusive, de dar aquela iluminada extra no seu visual. Sabe aquela cor que parece um brilho natural? Você pode conseguir por meio das mechas.
Além disso, esse tipo de coloração dá menos trabalho do que pintar os fios por completo. No entanto, lembre-se que menos trabalho não significa não cuidar dos cabelos, tá bem? É sempre necessário cuidar dos seus fios.
Tipos e características do cabelo cacheado
Se você acha que o cabelo cacheado por si só é uma categoria única, então está bem enganada e ainda há muito o que aprender. Antes de ir para o salão mudar a cor das suas madeixas, é essencial saber que existe mais de um tipo diferente de cabelo cacheado. E por que isso é tão importante?
Ao saber exatamente qual é o seu tipo de cabelo, você poderá focar nos cuidados específicos para o seu tipo de fio, garantindo que seus cabelos ficarão mais lindos do que nunca.
Isso porque, assim, você poderá comprar os produtos desenvolvidos exatamente para o seu tipo de fio, potencializando os resultados dos seus tratamentos, fazendo com que seus cabelos fiquem sempre fortes e saudáveis independente da coloração.
Você sabe qual o seu tipo de cacho? Existem os os cachos do tipo 2, 3 e 4, e essas são as suas características:
Cachos tipo 2
São os tipos mais ondulados e se separam em 3 categorias:
2A – Esses são os mais parecidos com o cabelo liso. Os cachos são bem abertos e tendem a não ter tanto volume.
2B – Esse tipo tem as ondas um pouco mais marcadas, mas que não são necessariamente cachos.
2C – Quase cachinhos! Aqui as ondas ganham mais volume e o fio do cabelo é mais grosso e marcado.
Cachos tipo 3
A cabeleira cacheada, cheia de “molinhas”.
3A – Um cabelo com fios pesados e tem cachos mais definidos, porém próximo ao ondulado.
3B – Os cachos são mais grossos e apertados, formando uma espiral completa.
3C – As espirais são bem definidas e fechadas, o volume é maior e esse tipo tende a ter mais frizz.
Cachos tipo 4
Os crespos e afros!
4A – É parecido com o 3C, mas tem mais volume! Seus cachos formam um S quando esticado.
4B – Cachos pequenos e finos com volume. Esse tipo merece um cuidado especial na hora de desembaraçar.
4C – Finos e mais frágeis, formam black powers maravilhosos!
Mas por que você precisa entender seu tipo de cacho? Para cada cabelo cacheado é necessário um tratamento diferenciado, e quando falamos de cabelo cacheado com mechas, o cuidado é ainda maior. Se você quiser saber um pouco mais sobre os tipos de cabelo cacheado, temos um post exclusivo sobre isso!
“E qual tipo de mecha devo fazer?”
Os melhores tipos de mechas para cabelo cacheado
O ideal para o cabelo cacheado, é que as luzes se misturem com a cor natural dos fios, dando a iluminada certa. Para ter esse resultado, aqui vão algumas sugestões:
Balayage
A ideia dessa técnica é clarear os fios sem perder a naturalidade. Para isso acontecer, a técnica utilizada é mais simples do que parece, os fios são descoloridos na mão livre com pincel, deixando o acabamento mais natural possível. Se você tem a cor de pele mais escura, aposte no tom de mel, para quem tem a cor de pele mais clara o ideal são mechas puxadas para dois tons mais claros que o tom original.
Babylights
O babylights usa uma técnica parecida com a balayage, mas as luzes são bem fininhas, deixando o visual mais discreto. Aposte nessa opção se quiser algo que não apareça tanto ou se é a sua primeira deixando o cabelo cacheado com mechas.
Ombré Hair
Essa técnica também é discreta e deixa aquele tom mais natural como a balayage, a diferença é que ele não cobre toda a extensão do cabelo, começando as luzes na altura da orelha.
Ideal para quem não tem muito tempo ou não pretende gastar tanto com retoques, além de deixar um ar iluminado de praia na produção. Todo cabelo com mechas merecem cuidados antes e depois, e é sobre isso que vamos falar agora.
Cuidados com o cabelo cacheado
Antes mesmo de pensar em fazer mechas, o seu cabelo necessita de cuidados o tempo todo, ele precisa de você para continuar brilhando e ficando forte. Para você mantê-lo de tão forma, existem diversas opções de hidratação. Uma dica de ouro é o cronograma capilar para cacheadas.
Ele é totalmente voltado para o seu tipo de cabelo e oferece toda hidratação, nutrição e restauração que seu cabelão precisa! E para começar a descolorir o cabelo, aqui vão algumas dicas:
Antes da descoloração
Hidratação, muuuuuuuuuuita hidratação. Deixe seu cabelo preparado para o que está por vir. Uma descoloração agride bastante os fios, além disso, esse tipo de procedimento químico pode afetar o volume do cabelo.
Antes mesmo de começar a descolorir os fios, peça um teste de mecha, vejo como o seu cabelo se comporta e, também, pode ser o momento em que você vai saber se realmente quer as ter o cabelo cacheado com mechas.
Depois da descoloração
Depois de fazer o procedimento químico, os cuidados são redobrados! Faça hidratações, aposte em leave-ins, cremes, finalizadores, tudo para dar mais vida aos seus cachinhos. Evite, também, aquecer demais os fios, pois eles ficam muito frágeis depois de descolorir. Outra dica é usar produtos para as mechas não perderem a cor, dessa forma elas vão continuar do mesmo jeito, como se você tivesse acabado de sair do salão.
Para mais informações sobre erros que você pode cometer com o cabelo cacheado, também temos um post dedicado a esse assunto, ele vai te dar todas as instruções a mais que você precisa.
Agora se joga nas mechas iluminadas e saia por aí arrasando!! 😉